Como criar o trabalho em equipe em vendas

Como criar o trabalho em equipe em vendas

Criar uma cultura onde o trabalho em equipe seja algo que traga resultados positivos certamente é um grande desafio para todas as empresas.

Afinal, você contrata pessoas diferentes. São temperamentos, personalidades, níveis de maturidade e de habilidades convivendo a maior parte do dia ao longo da semana.

É difícil? Talvez seja. É impossível? Não!

Desenvolver um bom trabalho em equipe em vendas e estimular um convívio saudável é muito possível no ambiente corporativo.

Mas para que isso seja uma realidade, é preciso arregaçar as mangas.

Por isso, separamos algumas dicas bem práticas para o desafio.

São elas:

  1. Contrate pela atitude e treine as habilidades
  2. Analise o perfil de cada membro da equipe de vendas
  3. Deixe claro a função de cada um no trabalho em equipe em vendas
  4. Valorize a meritocracia em sua empresa
  5. Tenha políticas, diretrizes e processos claros

Falaremos sobre cada uma delas a seguir.

1. Contrate pela atitude e treine as habilidades

Um erro muito comum cometido pelas empresas é a contratação de colaboradores meramente pelo que está descrito no currículo.

Olham apenas os cursos e suas realizações descritas no documento.

É claro que o conjunto de habilidades técnicas faz a diferença no trabalho em equipe em vendas. Mas justamente por ser “em equipe”, as atitudes dos colaboradores também influenciam diretamente.

E por atitudes entende-se os aspectos comportamentais e emocionais de cada colaborador. É claro que ninguém é perfeito, mas as empresas precisam de profissionais preparados para encarar os desafios propostos.

Por isso, durante o processo de recrutamento e seleção, não deixe de conhecer o perfil do profissional e ligar para antigos empregadores para ter uma noção de como ele se portará no trabalho em equipe em vendas.

2. Analise o perfil de cada membro da equipe de vendas

O trabalho em equipe em vendas precisa funcionar de modo que todos se sintam motivados e engajados para oferecerem resultados positivos e constantes à empresa.

Por isso, é muito importante conhecer o perfil de cada colaborador; assim, os gestores conseguem desenvolver estratégias para que as potencialidades individuais sejam bem trabalhadas.

Existem basicamente 7 tipos de perfis de profissionais no trabalho em equipe:

  • Planejador: é o profissional muito metódico, que gosta de planejar muito antes de desenvolver seu trabalho. Ele precisa de um feedback constante para se sentir seguro.
  • Executor: muito autoconfiante, que gosta de desafios e do processo de execução em si, mas não do planejamento. Ele pode ter dificuldade para ouvir seus gestores e colegas.
  • Competitivo: profissional autoconfiante, gosta de encarar metas sem grandes sofrimentos. Como tende a ser mais autocentrado, os elogios precisam ser, em sua maioria, voltados ao trabalho em equipe.
  • Analista: profissional metódico, muito detalhista, crítico e que tem muito conhecimento sobre suas habilidades. Pode ter dificuldades na execução das tarefas, já que tende a ser perfeccionista.
  • Explosivo: esse perfil tende a ser calmo quando as coisas vão bem, mas se desequilibra emocionalmente (tendendo a momentos de fúria) quando elas não vão. É preciso que ele seja acompanhado para que não prejudique o ambiente de respeito no trabalho em equipe.
  • Procrastinador: apesar de saber como fazer seu trabalho, o profissional procrastinador tende a ser muito improdutivo, deixando tudo para última hora (ou depois do prazo) e comprometendo o trabalho em equipe.
  • Comunicador: profissional entusiasmado, engajado e persuasivo. Por outro lado, ele pode ser movido apenas a motivações fracas e emocionais, prejudicando o cumprimento das tarefas.

Uma equipe de RH (interna ou terceirizada) ajudará nesse procedimento de descoberta dos diferentes perfis no trabalho em equipe em vendas que você pretende criar na sua empresa.

3. Deixe claro a função de cada um no trabalho em equipe em vendas

É muito importante que cada um saiba exatamente a sua função – e a importância dela – no trabalho em equipe.

Se existe um objetivo em comum a ser atingido, cada membro precisa ter suas metas individuais e quais os caminhos para cumpri-las.

Por isso, é importante que a liderança seja clara, direta e objetiva. Nada é mais angustiante do que um gestor que fala de modo subjetivo, nas entrelinhas, esperando que todos o entendam.

E por falar nisso, complemente este assunto aprendendo como colocar em prática a chamada Matriz de Competitividade no vídeo abaixo. Ela pode te ajudar a situar em qual estágio a sua empresa está em relação a competitividade no mercado:

4. Valorize a meritocracia em sua empresa

A meritocracia faz parte da motivação do trabalho em equipe.

Esse termo nada mais é do que a valorização do desempenho individual de cada membro do time, impulsionando-os a melhorarem ainda mais – e motivando quem ainda não alcançou bons resultados.

Nas empresas, a meritocracia é construída de forma bem prática.

Em primeiro lugar, construindo objetivos e metas alcançáveis e que tiram a equipe da zona de conforto.

Depois, vem a parte motivacional, que pode ser desenvolvida, por exemplo, oferecendo duas coisas:

  • Gratificações e recompensas mediante o cumprimento e a superação das metas;
  • Planos de cargos e salários para o crescimento do profissional dentro da empresa.

5. Tenha políticas, diretrizes e processos claros

Por fim, para um trabalho de equipe eficiente e dentro do que a empresa espera, é necessário que haja políticas, diretrizes e processos claros.

Além de padronizar a linguagem, eliminar ruídos de comunicação e auxiliar no senso de direção, quando se tem por escrito como os processos devem ser realizados, cria-se uma cultura organizacional voltada ao trabalho em equipe.

Por isso, coloque a mão na massa e elabore todas as diretrizes para que todos saibam como lidar com processos, clientes, colaboradores, produtos, serviços e a administração geral.

Com todo esse alinhamento, trabalhar em equipe será mais simples do que você imagina.

Gostou das dicas? Então agora vamos nos aprofundar no assunto.

No próximo post, você vai aprender como elaborar um planejamento simples e prático de cada projeto que a sua equipe precisa desenvolver.

Isso se chama método 5W2H.

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