Processos de vendas automatizados

processos de vendas automatizados para reduzir custos

Ninguém tem mais dúvidas que estamos vivendo na era da informatização e automação de processos.

Afinal, a cada dia que passa, descobrimos uma nova forma de simplificar o dia-a-dia a partir daquelas tecnologias que já se tornaram essenciais.

Entretanto, no caso das empresas, uma das grandes consequências dessa evolução foi o desenvolvimento dos processos de vendas automatizados.

No passado, era preciso contratar pelo menos uma pessoa para desempenhar tarefas minúsculas e de pequeno impacto.

Ou seja: isso tomava um grande tempo do profissional, mas hoje em dia não precisa mais ser assim.

Também conhecida como “automação de vendas”, a estratégia que usa a tecnologia a favor dos processos de qualquer tipo de empresa veio para economizar tempo e otimizar a entrega de serviços ou produtos.

Então, no post de hoje, Paulo Araújo, palestrante motivacional, consultor e especialista em equipes de vendas, comenta alguns pontos você precisa saber sobre o assunto.

  • O que são processos de vendas automatizados?
  • Quais processos de venda vale a pena automatizar?
  • Quais resultados posso alcançar com processo de vendas automatizados?

O que são processos de vendas automatizadas?

Primeiramente, vamos falar um pouco sobre o conceito.

Processos de vendas automatizadas são ações estratégicas que têm como objetivo simplificar o operacional de uma empresa.

Além disso, uma outra grande meta é a otimização do tempo e inibir o surgimento de equipes de vendas ineficientes.

A principal consequência dessa ação é uma redução na necessidade de mão de obra humana para desempenhar tarefas que, após a criação de uma série de processos e definições de funcionamento, poderão se cumprir praticamente sozinhas.

Quando é o caso de ainda existir a necessidade de um profissional acompanhando, a ideia é reduzir a carga horária neste serviço ao máximo.

Assim ele possa direcionar o seu tempo e foco em atividades que de fato precisam da sua atenção.

Quais processos de venda vale a pena automatizar?

Agora que você já compreendeu o simples conceito que resume a estratégia, é hora de pensar de forma prática e entender quais processos valem a pena automatizar.

Antes de listar os principais deles, tenha em mente que qualquer processo repetitivo, que não demanda muito uso de pensamento e inteligência ou extremamente simples de fazer, pode ser automatizado.

E-mail marketing e outras ações do setor

O termo “automação de marketing” se tornou extremamente popular não por causa de alguma coincidência.

De fato existem inúmeros processos de vendas automatizados que aumentam a produtividade e a execução de uma determinada estratégia.

Um grande exemplo é o disparo de e-mail marketing.

Se você tem uma lista de e-mails com possíveis clientes, ou com aquelas pessoas que já converteram, deve-se criar uma estratégia de conteúdos periódicos que despertem a atenção e a mantenham sempre próxima do seu negócio.

Imagine, porém, ter que fazer os envios de forma manualmente.

Até mesmo naqueles casos em que a base não é tão grande, o analista poderia estar direcionando a sua atenção na análise das métricas e elaboração de planos de ação.

Outros exemplos de automação de marketing muito interessantes são:

  • configuração dos fluxos de nutrição;
  • lead scoring (pontuação dos leads);
  • criação de call to action;
  • criação de formulários.

Gestão de relacionamento com o cliente

Hoje em dia, com tanta tecnologia e inteligência a favor de um negócio, é de extrema importância investir no melhor sistema de CRM do mercado para pequenas empresas que você puder adquirir para automatizar processos que envolvem o relacionamento com o cliente.

Quando reunimos em uma só plataforma as principais informações sobre quem comprou com você, seus hábitos de compra, formas de contato e perfil de forma geral, a otimização nos processos é infinitamente maior.

Você é capaz de conhecer melhor a sua audiência e criar conteúdos segmentados, desenvolver os melhores argumentos de venda e estar pronto para impactar centenas de clientes no momento certo .

Isso reduz as chances de perder a venda por simples detalhes ou melhorar a abordagem naqueles casos mais complexos.

Além disso, o recurso também é importante para melhorar o trabalho entre a equipe de marketing e vendas, desenhando um processo integrado e muito mais eficiente, já que ambos os setores terão pleno conhecimento a respeito das atividades dos seus colegas.

Contato inicial

Imagine quantas pessoas entram em contato com a sua empresa quando, na verdade, não queriam exatamente aquele produto ou desistem nos dois primeiros minutos de conversa, seja por qualquer motivo.

Principalmente na internet, é possível contar com recursos valiosos que transformam os primeiros momentos de contato em processos automatizados que somente fazem o direcionamento para um analista se aquela pessoa for, de fato, um potencial cliente.

Uma das principais formas de fazê-lo hoje em dia é a partir da contratação de um software de chatbot.

A inteligência artificial é capaz de filtrar as conversas dentre várias possibilidades e fazer uma segmentação ideal para reduzir burocracias, otimizar processos e melhorar os processos de venda.

Dica de leitura: O que são chatbots?

Quais resultados posso alcançar com processo de vendas automatizados?

Viu como processos importantíssimos podem ser “terceirizados” sem a perda de qualidade no serviço?

Muito pelo contrário! A automação em vendas é capaz de otimizar a realidade de qualquer empresa, e é sobre isso que vamos falar agora.

Listamos os principais benefícios e resultados que você pode esperar ao adotar a prática.

Ganho de tempo da equipe

O ganho de tempo é um dos primeiros benefícios que podemos perceber com a automatização.

Ao invés de uma conversa que pode durar vários minutos, um chat é capaz de resolver questões do seu cliente em segundos.

E ainda eleva a comunicação para os responsáveis apenas quando existe real necessidade.

Dessa forma, os vendedores conseguem ganhar tempo para investir naquelas vendas que já foram “sondadas” e aparentam bons resultados no futuro.

Foco nos clientes, e não na burocracia

Com o ganho de tempo que falamos acima, a equipe de vendas tem tempo suficiente para criar conexão com o cliente, entender seus comportamentos de compra, ler o perfil dos principais grupos e estar pronto para promover conversas muito mais ricas com essas pessoas.

Aquelas pessoas que ainda não se tornaram clientes também serão impactadas de forma muito eficaz.

Afinal  o vendedor terá insumos suficientes para promover uma conversa de alto nível, com bons gatilhos de compra e argumentos atrativos.

O volume de dados e insights que plataformas automatizadas entregam para a empresa é gigantesco.

Você terá uma gama infinita de informações prontas para serem transformadas em oportunidade de negócio.

Serviço otimizado

Além de otimizar o tempo da equipe, a automatização melhora o tempo na separação dos produtos e é capaz de reduzir o tempo de resposta para segundos.

Sabemos que hoje em dia a agilidade é muito prezada pelo consumidor, então invista neste serviço sem pensar duas vezes.

Quando conhecemos os benefícios dos processos de vendas automatizados, entendemos a importância de usar a tecnologia a favor de melhores resultados e encantamento por parte do cliente.

Se você gostou deste conteúdo, é hora de aprender a como estruturar uma equipe de vendas eficiente!

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