O que são chatbots?

Os chatbots foram criados a partir da evolução nos processos de inteligência artificial. A tecnologia é excelente para automatizar processos, gerar vendas, pluralizar os canais de atendimento e expandir o horário para contato.

Tudo isso é responsável por aumentar a satisfação do cliente e melhorar os níveis de retenção.

O período de transformação digital vem revolucionando a comunicação e suas consequentes formas de aplicar atributos de marketing e vendas.

Com a informatização, empresas começaram a investir em recursos capazes de otimizar todos os pontos de contato entre marca e cliente. É aí que entram os chatbots.

A tecnologia é capaz de criar processos de comunicação automatizados, solucionando dúvidas e permitindo que as equipes possam focar em tarefas mais complexas.

Por isso, no post de hoje, vamos falar tudo sobre o universo dos chatbots, exemplificando formas práticas de uso e demonstrando os principais benefícios em usar o recurso para reduzir custos, otimizar processos e aumentar a satisfação do cliente.

Tudo isso, obviamente, vai rumo a um objetivo final: a geração de vendas.

Isso será feito a partir dos seguintes tópicos:

  • O que são chatbots?
  • Quais são os benefícios do recurso?
  • Como ele pode ser usado na prática?

O que são chatbots?

Os chatbots são softwares de inteligência artificial responsáveis por criar diálogos automatizados com o usuário.

Primeiramente, é importante saber que um ponto interessante: os chatbots são capazes de desenvolver diálogos amigáveis e cada vez mais personalizados. Isso elimina a barreira que pode existir ao pensar em “conversar com um robô”.

Existem dois tipos principais de chatbots. O primeiro deles é  baseado em regra e, como o nome já adianta, ele funciona a partir de comandos específicos.

Se o usuário responde alguma coisa que não tenha sido previamente programada, a conversa é impedida de continuar.

Neste caso, existem fluxos muito bem definidos e pensados para que, dessa forma, seja possível prever as variações de resposta e eliminar a chance da conversa não ser efetivada.

O segundo tipo é o chatbot com inteligência artificial, capaz de aprender e compreender a linguagem natural.

Quanto mais usuários usam o recurso, é como se a ferramenta ficasse mais “inteligente”: isso acontece porque o volume de dados é transformado em insights sobre comportamentos de dúvidas e resposta, por exemplo.

Quais são os benefícios do recurso?

Se você está considerando usar estratégias de chatbots no seu negócio, tenha certeza que os benefícios são inúmeros.

Listamos os principais deles para que seja possível entender de forma prática toda a soma de valor que ele carrega consigo.

Agilidade nos processos de resposta

O dia-a-dia do profissional é repleto de atividades plurais.

Entre elas, o contato com o público online com certeza toma um grande momento do dia, mas mesmo com toda a sua importância não é possível se dedicar inteiramente a ela.

Com isso, o espaço de tempo entre o envio da mensagem por parte do cliente e a resposta pode demorar.

Quanto maior for o “buraco”, mais chances temos de perder vendas e gerar desinteresse.

Ao usar os chatbots, as respostas são dadas de forma instantânea, garantindo a atenção do usuário exatamente naquele momento que ele demonstrou interesse em entrar em contato.

Otimização nos processos da equipe

Ao automatizar tarefas que não necessariamente precisam de um profissional dedicado, aquelas pessoas terão maior tempo para se dedicarem aos processos que demandam uma atenção e inteligência humana, algo insubstituível.

Por isso, é importante frisar que os chatbots não vieram para acabar com a nossa mão de obra, mas sim agregar valor e permitir espaço suficiente para direcionar as pessoas para outras atividades.

Maior quantidade de dados sobre os clientes

Todas as informações deixadas pelo cliente em uma conversa com o chatbot podem ser transformados em dados que, quando unidos com um CRM, geram insumos incríveis não apenas para a equipe de vendas, mas toda a comunicação e marketing da empresa.

Quando pensamos no atendimento humano, catalogar e analisar todos os dados pode ser uma tarefa que demanda muito tempo e mão de obra que, mais uma vez, poderia estar direcionando sua inteligência para funções mais estratégicas e focadas na análise de todas as informações entregues pelos robôs e ferramentas.

Disponibilidade 24h

Sabemos que dúvidas e oportunidades de compra não chegam apenas no horário comercial.

Imagine quantas chances de fechar negócio você pode estar perdendo por não investir em recursos capazes de atender ao consumidor em horários alternativos?

Com os chatbots, é possível responder o usuário em qualquer hora do dia.

Assim, canais de SAC ficam menos sobrecarregados, pois dúvidas mais simples e atendimentos que podem ser resolvidos pelos robôs não precisam necessariamente ser direcionados para a equipe de atendimento ao cliente, que fica à maior disposição para solucionar dúvidas complexas.

Como ele pode ser usado na prática?

Agora que você já aprendeu as principais informações sobre os chatbots, é hora de visualizar na prática como ele pode ser usado.

Por isso, separamos as principais áreas. Mas é importante ressaltar que a gama de atividades a serem desempenhadas pelo recurso é muito plural e pode ser adaptada de acordo com várias necessidades.

Atendimento ao cliente

Além de investir em recursos como um bom software de CRM e boas estratégias de retenção, os chatbots vêm como um grande benefício capaz de otimizar o tempo de resposta e padronizar aquelas dúvidas que surgem muito, além de automatizar processos conversacionais que não necessariamente precisam de uma pessoa.

Com eles, é possível fazer uma primeira abordagem do cliente, por exemplo, tirando as principais dúvidas e direcionando-o para os principais canais de solução.

Vendas

Os chatbots também podem ser usados para fechar vendas.

Eles funcionam muito bem em casos de serviços — como hotéis, consultórios, restaurantes e até mesmo aplicativos de transportes — e agendar algo por via do recurso é uma tarefa simples, objetiva e satisfatória.

Disparo de novidades

Atualmente, as redes sociais se encontram em um nível tão grande de usuários que fica difícil competir com marcas, amigos, parentes e diversos perfis responsáveis por gerar uma quantidade gigantesca de dados.

A integração do chatbot em aplicativos como WhatsApp é excelente para realizar o disparo de mensagens com atualizações sobre produtos, promoções, recomendações, tendências de mercado e qualquer outra informação que possa ser relevante para o seu público.

Dessa forma, a mensagem é entregue de forma eficiente, personalizada e sem ruídos de comunicação.

Se você gostou de aprender sobre os chatbots, é hora de expandir os conhecimentos sobre modernização nos processos de empresas.

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Ana Júlia Ramos
é jornalista e redatora de conteúdo parceira da Clientar CRM.

Paulo Araújo é palestrante, consultor e fundador da Clientar – Software de CRM.

Administrador de Empresas, pós-graduado em Marketing e em Gestão pela Qualidade e Produtividade.

Especialista em palestras de motivação e de vendas. Realizou palestras em centenas de empresas pelo Brasil.

Criador do canal O Papo É Vendas no YouTube.

Convidado pela Revista VendaMais e pelo portal Administradores.com a participar de entrevistas, publicações de artigos e vídeos com temas relacionados a Gestão de Vendas.

Autor dos livros:

  • Motivando o Talento Humano – Editora Eko
  • Motivação – Faça a Diferença – Editora Eko
  • Motivação – Hoje e Sempre – Editora Qualitymark
  • Seja Dono de Sua Própria Vida – Editora Qualitymark
  • Desperte seu Talento – Editora EKO
  • Talentos em Ação – Editora EKO
  • Paixão por Vender – Editora EKO

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