O impacto da tecnologia em vendas

imagem que destaca o gestor pensando em tecnologia em vendas

Até que ponto a tecnologia em vendas como um software CRM muda os rumos de sua empresa?

No cenário que se vislumbra, ousamos dizer, que não terá um negócio ativo quem desconsiderar a tecnologia em vendas em suas rotinas.

Para te mostrar isso, vamos conversar um pouco sobre o Software CRM.

Nesse post vamos discutir:

 

  • O que é CRM?
  • Software CRM: O Que Faz?
  • Que perfil de empresa precisa de um Software CRM
  • O que considerar na escolha de um Software CRM
  • Adote um Software CRM na sua Empresa

 

Leia também – Sistema de CRM otimize a sua gestão de vendas

 

O que é CRM?

CRM é sigla para Customer Relationship Management.

Em português significa Gerenciamento do Relacionamento com Cliente.

Trata-se de uma ferramenta que municia a administração de uma empresa, com informações comerciais e comportamento de seus clientes.

Pode ser entendida, sim, como uma ferramenta voltada para gestão comercial e de vendas.

A empresa que adota um CRM ganha mais agilidade, e mais visão para oferecer produtos e serviços mais atrativos ao seu público.

 

Software CRM: O Que Faz?

Imagine um programa que consegue juntar continuamente dados de seus clientes.

Essa mesma ferramenta acompanha os hábitos de consumo deles e constantemente repassar informações ao operador.

É assim que trabalha o CRM.

Outro detalhe fundamental do software CRM é a possibilidade desses dados gerados, serem compartilhados com toda equipe de venda e cúpula da empresa.

Ele combate um dos grandes problemas dentro da empresa: a falta de comunicação.

Claro que ele não trabalharia sozinho, é comum ser associados com outros programas de gestão como ERP (voltado para o lado organizacional da empresa).

Esses dois softwares unidos, oferecem a dinâmica necessária para desembaraçar qualquer empresa parada por processos arcaicos de trabalho.

 

Dica de leitura – O que um CRM pode fazer por você?

 

Que perfil de empresa precisa de um Software CRM

Montamos uma lista de fatores que indicam a necessidade de sua empresa para adotar um software CRM, observe:

 

A empresa está em pleno crescimento

As demandas crescem a cada dia, e começa a não perceber necessidades de seu cliente.

E para não seguir a linha errônea de que se “produto ou serviço se vende sozinho”, sente a necessidade de investir em gestão.

 

O setor comercial tem alta mobilidade

Seja por constantes viagens ou mudanças no quadro, o Software CRM consolidará as informações de venda num único sistema, que pode ser acessado em qualquer lugar.

A equipe comercial usando as mesmas estratégias e a mesma tecnologia em vendas.

 

Negociações se perdem

Um dos problemas de guarda contatos e orçamentos em planilhas, ou em anotações pessoais, é que o vendedor pode deixar de lado e o cliente perder o interesse.

Em programas assim, todo esse contato fica em tela, e o vendedor com mais tempo pode assumir a negociação.

Assumindo que sua empresa apresenta esse perfil, precisa recorrer a tecnologia em vendas e uma ferramenta de gestão como o CRM.

 

O que considerar na escolha de um Software CRM

No mercado existem várias empresas disponibilizando versões distintas do Software CRM.

Para fazer a opção certa tenha atenção a detalhes como:

 

1 – Boa interface gráfica

O programa deve ser intuitivo, que facilmente seja operado por seus funcionários.

2 – Armazenamento de informações nas nuvens

É importante que o programa ofereça mais espaço para guardar alguns arquivos que são emitidos pelo sistema. A possibilidade de armazenamento na nuvem é quase uma obrigatoriedade para esse tipo de software.

3 – Emissão de relatórios gerenciais

Os relatórios devem conter dados significativos, que tenham relevância para serem apresentados em reuniões, por exemplo.

 

4 – Possibilidade de se integrar a outros sistemas

Conforme mencionamos anteriormente o sistema CRM deve ser compatível com o sistema de gestão escolhido.

 

5 – Suporte do fornecedor

O fornecedor do programa tem que garantir acompanhamento durante todo o processo de utilização.

É comum muitas empresas sugerirem adaptações para suas rotinas, e na medida do possível elas entram nas atualizações do software.

Visto esses detalhes, conheça os 2 tipos de Softwares CRM disponibilizados no mercado:

 

– CRM (enterprise)

Voltado para empresas de médio e grande porte, oferece a vantagem de se vincular ao ERP.

 

– CRM (PME)

Indicado para empresa de pequeno porte, que contam com orçamentos menores.

O que norteara sua escolha é certamente as necessidades de sua empresa, e o orçamento que tenha disponível para investimento.

Porém, não pode de forma alguma desconsiderar a implantação de tal sistema dentro de seu negócio. 

 

Adote um Software CRM na sua Empresa

Para negócios que ainda não contam com ferramentas de gestão, vale adotar tanto o CRM quanto o ERP (mesmo em versões mais simples).

Esses programas prepararão a empresa para o impacto da tecnologia em vendas que os próximos anos reserva.

Então, análise as melhores opções e boa sorte!

 

Leia também – 10 motivos para contratar um CRM

 

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Fonte: Julia Vidigal

 

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