Programa de Trainee de Vendas: Vale a pena ter o seu?

Programa de Trainee de Vendas: Vale a pena ter o seu?

Atualmente, os programas de trainee de vendas estão chegando com tudo nas empresas. É uma ótima maneira de recrutar jovens talentos e inseri-los no mercado de trabalho. Mas será que vale a pena ter o seu? Vem com a gente que nesse artigo te contamos tudo sobre esse programa!

Os tópicos que abordarão o assunto são:

  • O que é o programa de trainee de vendas
  • Trainee de vendas – o que faz
  • Trainee vs Estagiário
  • Vale a pena ter o seu?
  • Como montar o seu – dicas
  • CRM e o trainee de vendas

O que é o programa de trainee de vendas

Para iniciar o conteúdo sem dúvidas, vamos entender primeiro o que é um programa de trainee e como ele funciona.

Os programas de trainee nas empresas têm, resumidamente, uma missão: encontrar uma pessoa qualificada e transformá-la em um membro da equipe.

A ideia é dar a oportunidade de inserir novos profissionais no mercado e prepara-los para cargos específicos e/ou de liderança, dentro da empresa que promove o programa. É comum que o programa de trainee seja direcionado para uma ocupação de vaga já determinada, visando o preparo do candidato para esse tal cargo pre estabelecido.

Além disso, tem-se em mente que o funcionário será treinado para permanecer na empresa. Portanto, o candidato será moldado para entender as funções que desempenhará naquele ambiente. O trainee receberá cursos e instruções para aprender a administrar a função que lhe será dada.

É importante ressaltar que o trainee é regido pela CLT, então ele tem todos os direitos trabalhistas de qualquer outro trabalhador, quanto a pagamento e carga de trabalho, por exemplo.

O programa de trainee de vendas nada mais é, então, que um processo seletivo para a área de vendas, que busca contratar vendedores que estão se formando, ou que já o fizeram, e buscando uma oportunidade no mercado de trabalho.

Leia também: Processo Seletivo em Vendas: tudo o que você precisa saber

Trainee de vendas – o que faz

Há diversas áreas nas quais o trainee pode atuar, como: área comercial, marketing, financeiro, administrativo, jurídico e etc. Nosso foco por aqui é no campo das vendas, então vamos lá.

Uma pessoa contratada como trainee de vendas recebe algumas funções como:

  • acompanhar o atendimento / primeiro contato com o prospect
  • acompanhar o funil de vendas e todo o processo da venda
  • gerenciar ferramentas de vendas como o CRM
  • fazer relatórios e checar os resultados
  • participar de reuniões e campanhas

O trainee de vendas deve atuar na área comercial, em contato com clientes e os produtos ou serviços ofertados pela empresa.

Recomendação de leitura: Plano de Treinamento de Vendedores – Como Criar o Seu

Trainee vs Estagiário

Os dois termos têm ganhado cada vez mais destaque no ramo empresarial e é importante que você, sua empresa e suas equipes conheçam cada programa e suas funções antes de divulgar e selecionar para as vagas.

Foco: o programa de trainee tem a intenção de contratar e profissionalizar empregados que concluíram – ou estão prestes a fazê-lo – o ensino superior ou técnico. O programa de estágio, no entanto, visa contratar estudantes que estão nos últimos semestres do curso para que possam colocar a teoria aprendida em prática.

Contratação: o estágio nem sempre acaba na contratação efetiva do candidato, diferenciando-se do programa de trainee, que visa principalmente a contratação definitiva daquele candidato que foi “alfabetizado” pela empresa.

Além disso, o estagiário se faz presente na empresa para complementar os seus estudos e isso deve ocorrer paralelo ao andamento do curso. O trainee, entretanto, tem o foco em se tornar um profissional; a ideia é moldar aquele candidato para que possa ser inserido no ciclo de trabalhadores da empresa.

Benefícios: a pessoa contratada como trainee recebe todo e qualquer benefício que os demais funcionários da empresa recebem. Já a que cumpre estágio apenas recebe os benefícios que a empresa quiser oferecer, visto que não possui vínculo empregatício.

Carga horária: o estagiário costuma trabalhar por menos tempo que os demais funcionários, incluindo o trainee. As horas devem ser acordadas com a empresa, mas em caso de estágio, costuma ser 6h diárias.

Exigência de estudo: vale lembrar que para ser um trainee, é preciso estar no último ano da graduação ou ter concluído o ensino há no máximo 3 anos. O estagiário pode ser contratado durante os estudos e costuma ser exigência para pegar o diploma e se formar.

Vale a pena ter o seu?

Aqui nesse tópico, vamos te contar as vantagens de ter um programa de trainee de vendas por aí na sua empresa.

  • é uma ótima chance de encontrar pessoas qualificadas que queiram aprender mais e treinar com profissionais do ramo;
  • os trainees são estudantes recém formados que trazem conteúdos atualizados sobre a área e mostram um novo ponto de vista;
  • há muita troca de informações e experiências a serem compartilhadas entre os profissionais mais antigos na empresa e os mais novos
  • traz benefícios a longo prazo, visto que logo aquele trainee fará parte da equipe tendo um enorme repertório e sendo a cara da empresa;
  • mostra uma empresa mais inclusiva, que não contrata apenas pessoas que já estão no mercado de trabalho;
  • ter um trainee de vendas por perto é ótimo para pensar novas técnicas de venda que ainda não foram colocadas em prática e que podem trazer ótimos resultados.

Confira: Como Desenvolver Vendedores

Como montar o seu – dicas

Se você planeja montar o programa de trainee de vendas por aí, veja algumas dicas que podem te ajudar:

1. Planeje

Planejamento é fundamental para que dê tudo certo. Trace os objetivos aos quais quer chegar com o programa antes de começar.

2. Defina um orçamento e invista

Claro que o investimento não deve ser desconsiderado. Faça um levantamento dos valores que pode destinar ao programa para não passar sufoco depois.

3. Defina um perfil de vendedor ideal

Tendo um perfil desenhado fica bem mais fácil de selecionar e contratar os funcionários que mais se encaixam no padrão que a sua empresa busca.

4. Monte uma equipe para treinar e dar suporte aos trainees

É muito importante definir uma equipe que será responsável por treinar os escolhidos. Afinal, eles estão lá para aprender, não é mesmo?

5. Contrate ferramentas adequadas

Ter as ferramentas certas faz toda a diferença durante o processo de venda. Além de facilitar o trabalho dos vendedores, traz mais produtividade à empresa e garante relatórios precisos e confiáveis.

6. Observe e acompanhe periodicamente os resultados

Dessa forma, você consegue ter controle do andamento do programa, se está indo tudo bem e conforme o planejado.

7. Se preciso for, mude os planos e recomece

Caso os resultados não sejam satisfatórios, é hora de analisar o que pode estar dando errado e reorganizar as ideias. Recomece melhorando os pontos que levantou e compare os resultados da primeira tentativa com a mais recente.

Veja também: 9 Técnicas Avançadas de Vendas

A plataforma de CRM e o trainee de vendas

Como essa ferramenta de vendas pode ajudar na trajetória de um trainee de vendas? Simples, o sistema CRM tem a função de armazenar e gerenciar todos os dados que relacionam a empresa, clientes e vendedores.

Com o sistema em uso, é possível entender todas as preferências e necessidades de um cliente. Assim, ao contatá-lo posteriormente, fica bem mais fácil acertar na abordagem e conseguir mais uma venda.

Ter contato com essa e outras ferramentas de vendas é fundamental para que o trainee entenda como a tecnologia faz parte do mercado hoje em dia. Então não deixe de apresentar o seu aliado CRM aos trainees para que eles também possam fazer um bom uso do software.

Leia mais em: O que é CRM? Entenda como funciona essa ferramenta

ebooks biblioteca

Vídeo bônus: Como liderar Equipes de Vendas – Forme vendedores

Compartilhe

As Redes Sociais

Assine a Newsletter

O Papo é Vendas!

Assinar no LinkedIn