Dores do Cliente – O que É e Como Descobrir

As dores do cliente são dificuldades/problemas, inesperados ou não, que o seu potencial cliente está passando ou enfrentando. Podemos classificar também como as responsáveis por fazerem qualquer potencial cliente precisar do seu produto ou serviço.

Essas dores/problemas são difíceis de classificar, uma vez que cada potencial cliente tem uma dor/necessidade diferentes, algumas até específicas.

É nessa hora que especialistas em marketing surgem! Eles poderão solucionar e identificar o que de fato o cliente precisa. Dessa forma, o profissional faz com que o consumidor saia satisfeito e, acima de tudo, consegue “resolver” seu problema.

É por isso que as dores do cliente precisam ser muito bem mapeadas e, de certa forma, compreendidas por todos que fazem parte da empresa, e não somente pela equipe de vendas.

Para entender melhor, pense que você vende soluções ao invés do produto e/ou serviço em si. Em outras palavras, você vai vender e atrair exatamente o que o seu potencial cliente precisa.

Para isso, é importante entender as necessidades dos seus clientes! Saber quais são as dores do seu cliente é o um dos caminhos para seu negócio vender muito mais!

Portanto, se você aprender a identificar as dores dos seus clientes a fim de melhorar suas vendas, continue a leitura deste artigo! Aqui, daremos algumas dicas práticas de como melhorar sua estratégia de marca e deixar toda sua equipe afiada! Para isso, vamos aprender:

  • O que são as dores do cliente?
  • Como posso identificar as dores do cliente?

O que são as dores do cliente?

As dores do cliente são a razão pela qual as pessoas precisam do seu produto e/ou serviço. Não importa se o seu negócio é B2B ou B2C, o mais importante é saber identificar um problema de uma dor.

A dor impacta negativamente o seu cliente. Podemos dizer até que ela atrapalha seu dia a dia, tornando-se algo até crônico. É realmente uma “dor”, algo um pouco difícil de se resolver, são mais objetivas.

Logo, as dores do cliente torna-se algo não tão fácil de identificar. Ela pode ser variada também.

Às vezes, nem o seu potencial cliente vai conseguir identificar quais são suas dores. Ela pode saber de uma, a que mais “dói”, entretanto, outras podem estar piorando a atual situação dele. Cabe a você ajudá-lo a identificar e resolver! Você entregará para o cliente uma solução!

Leia também: Como utilizar as redes sociais a favor da sua empresa

Como posso identificar as dores do cliente?

O processo para identificar as dores do cliente é um pouco complexo, extenso, e exige uma grande habilidade de investigação. Para isso, há o uso de ferramentas para uma melhor análise e observação.

Mas, há duas etapas que podem te ajudar também nesse processo! Confira logo a seguir.

Defina e conheça o seu público-alvo

É importante definir seu público-alvo e persona antes mesmo de enumerar quais são as dores do consumidor.

Esse passo é extremamente importante em sua estratégia, pois ele irá direcionar suas ações para conversar diretamente com o público que precisa do seu produto ou serviço. Dessa forma, você acaba por criar uma ponte para consumidores que ainda precisam ser convencidos a consumir a sua marca.

Quando você consegue convencer aquele consumidor que ainda tinha dúvidas se você realmente iria sanar suas dores, você consegue cumprir a premissa do marketing digital, que é satisfazer o consumidor.

Assim, você acaba criando uma conexão e entrega uma experiência de compra de qualidade, pois garante a satisfação do cliente.

Faça uma lista com as possíveis dores do seu cliente

Enumerar as possíveis dores do cliente é uma das formas mais eficazes de identificá-las. Trazemos um exemplo que pode ajudar.

Imagine que você tem uma empresa de marketing, e uma loja de joias procura seus serviços. A princípio, a loja reclama que está fazendo poucas vendas. Nessa hora, você pode focas nas possíveis causas que estão impedindo o sucesso de vendas. Podem ser:

  • Não definiram seu público-alvo
  • Não segmenta seu público
  • Não tem um bom controle financeiro
  • Não tem um bom SAC
  • Não tem um atendimento especializado

A lista não pode ser muito curta e nem muito extensa. Para isso, estude bem o atual cenário do cliente e apresente entre 6 a 10 dores do cliente. Dessa forma, você pode ir descartando uma por uma. O ideal é chegar em um top 3 dores que mais se aproxima do real problema do seu cliente, e que você, através da sua análise, também acredita que podem estar atrapalhando.

Saiba como resolver as dores do cliente

Se já conhece seu cliente, sabe tudo sobre ele e seu nicho e também já identificou quais são suas dores, então o passo seguinte é ajudá-lo a resolver os seus problemas.

Mas, como? Essa resolução deve estar inserida no momento da sua oferta, pois dessa forma irá oferecer uma boa experiência para o seu cliente.

Confira nossas dicas para te ajudar nesse passo super importante!

Avalie bem o seu público-alvo!

A maneira mais certeira para conseguir identificar quais são as dores do seu cliente na hora certa é, sem dúvidas, acompanhar sua experiência conforme ele interage com sua marca/negócio.

Para uma melhor análise, recomendamos que você acompanhe a jornada do cliente de cada pessoa que se interessa por sua marca. Dessa forma, é possível tomar a decisão certa para cada cliente, já que cada um possui uma “dor” diferente.

Por isso é importante conhecer o seu cliente, saber o que ele faz com o que ele consome, analisar como ele consome os conteúdos e comunicações da sua marca. Assim, você chegará em uma solução mais assertiva.

Faço uso dos canais digitais

Os canais estão aí para serem usados. Não tem mais desculpas! Quem não está nas redes/internet, não é visto

Uma dica é integrar os meios entre si. Você pode ter um site e complementar esse endereço com o uso das redes sociais, por exemplo.

Leitura complementar: Transformação Digital – Como a tecnologia transforma a sua empresa

Não é recomendado focar seus esforços apenas em uma rede e esquecer que existem muitas possibilidades fora do Instagram e Facebook.

Quanto mais material você produzir, mais você irá atingir seu público em diferentes endereços e redes, e isso é importante pois significa que um maior número de pessoas terá acesso à informações que vão de encontro para solucionar suas dores.

E isso é o que o seu cliente mais quer: sarar suas dores! Isso representa um alívio para eles, e é uma ótima oportunidade de lucro para o seu negócio, já que você transforma esse cliente em um fiel consumidor, e essa fidelização está intrinsecamente ligada com o seu lucro e sucesso!

Essa missão fica mais fácil quando você usa a tecnologia a seu favor. Nesse caso, uma dica é o uso do CRM de Vendas!

Esse software vai ajudar sua equipe de vendas a não deixar o lead esfriar, além de ser um aliado dentro do funil de vendas.

O CRM também ajuda a organizar e separar informações precisas e importantes sobre o seu público-alvo. Dessa forma, fica mais fácil categorizar e reunir o maior número de informações possíveis em um único lugar.

Portanto, considere contratar um bom CRM para auxiliar você e sua equipe. Dessa forma, será mais fácil de analisar e identificar quais são as dores do cliente.

Saiba mais: Software CRM – Controle Total das suas Vendas

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