Venda recorrente: o que é?

venda recorrente

Você nunca ouviu falar a respeito de venda recorrente?

Então calma, neste artigo iremos te explicar tudo sobre o tema e mostrar como esse modelo pode trazer benefícios para o seu negócio. 

Afinal, qual empresa não deseja conquistar rendimentos constantes e uma previsibilidade de faturamento, não é mesmo? Continue a leitura do artigo e aprenda mais sobre os seguintes tópicos:

  • O que é? e como funciona?
  • Quais são as vantagens da venda recorrente?
  • Conheça alguns desafios:
  • Como aplicá-la?
  • Confira alguns exemplos:

O que é? E como funciona?

A venda recorrente é um modelo de negócios, onde as empresas proporcionam produtos e serviços por meio de pagamentos constantes (mensais, semestrais, anuais e outros) que podem ser debitados automaticamente no cartão ou pela emissão de boletos.

De maneira bem simplificada, a venda recorrente é um modo de agendar pagamentos futuros pela prestação de determinado serviço ou produto que se repete ao longo do tempo, gerando uma receita contínua e conquistando clientes fiéis.

É uma estratégia muito mais lucrativa, que representa uma segurança para a empresa, além de ser uma comodidade para o cliente, pois trata-se de um método fácil e descomplicado de adquirir novos produtos e serviços.

Um ótimo exemplo disso são as plataformas de streaming, academias e cursos, mas trataremos melhor a respeito desses modelos nos tópicos abaixo, continue lendo o texto para saber mais.

Ela funciona da seguinte maneira: ao invés de todo mês você ofertar o mesmo serviço ou produto para o mesmo cliente, você irá oferecer uma assinatura para que ele receba a cada período o serviço contratado.

Desse modo a empresa pode contar com vendas consistentes e evitar o trabalho de procurar o mesmo cliente várias vezes para oferecer a mesma coisa.

Venda recorrente e venda parcelada 

As duas modalidades parecem a mesma coisa e costumam gerar confusão entre as pessoas, mas saiba que elas são modelos totalmente diferentes.

Na venda parcelada o produto é prestado ou serviço é vendido apenas uma vez, mas o consumidor opta por dividir o pagamento ao longo de determinado período. Por exemplo, comprar uma TV e pagá-la em 10 parcelas.

Já na venda recorrente tanto o pagamento quanto a entrega é feito de maneira periódica. Esse modelo vai garantir que o indivíduo não fique sem um serviço regular que considera essencial. Por exemplo, a assinatura de um software CRM durante o período de um ano, você paga o pacote e tem acesso a 12 meses de usufruto.

Quais são as vantagens da venda recorrente? 

Esse modelo de negócios possui diversas vantagens e nós separamos as principais para que você leia e entenda melhor sobre o assunto. Confira abaixo:

  • Planejamento financeiro

Nesse modelo o consumidor assina um contrato com prazos bem definidos, desse modo, a empresa sabe o valor exato que será recebido em determinado período. Isso permite um planejamento financeiro mais eficaz, colabora para a tomada de decisões, torna o empreendimento sólido e minimiza os riscos

  • Fidelização de clientes

A chance de desenvolver um relacionamento próximo e mais humano com o consumidor é muito maior, visto que, o contrato geralmente se estende durante alguns meses em modelos de vendas recorrentes.

Ah, e devemos considerar que a empresa sempre busca renovar o contrato, então é necessário que o investimento no pós-venda seja realizado de maneira eficaz para contribuir com a fidelização.

Possuir canais de comunicação eficientes permite feedbacks constantes, e a empresa tem a oportunidade de corrigir rapidamente as falhas, fornecendo um serviço sempre melhor.

  • Aumento do LVT

O Lifetime Value (LTV) nada mais é do que o valor que o cliente pagou para a empresa durante o tempo que esteve com ela.

Nas vendas recorrentes, esse KPI costuma ser maior, visto que, a empresa possui a oportunidade de construir uma relação duradoura. Ofereça uma ótima experiência durante a jornada do cliente para que ele renove o contrato outras vezes.

Conheça alguns desafios:

Como em qualquer modelo de negócios, existem os desafios a serem superados. Confira alguns:

  • Inovação

Possuir contato com os mesmos clientes por um tempo maior, aumenta a necessidade da empresa investir em uma cultura inovadora, para que seja possível encantar os clientes e apresentar novidades com maior frequência.

  • Criar um serviço atraente 

Para uma venda recorrente ser interessante, é necessário oferecer para o consumidor vantagens maiores e mais atrativas do que compras isoladas. Para superar esse desafio você deve estudar o mercado e entender os costumes do seu público-alvo, desse modo, será mais fácil encontrar respostas e caminhos corretos para trilhar suas estratégias.

Como aplicá-la? 

Para aplicar o modelo de vendas recorrentes é necessário manter o interesse dos consumidores, oferecer inovações constantes e mostrar para o consumidor as vantagens da assinatura ou plano quando comparado a adquirir o produto ou serviço de maneira isolada. Se você está pensando em aderir esse modelo, confira mais algumas dicas:

  • Estude o mercado 

É muito importante conhecer o mercado em que sua empresa está inserida e os consumidores que deseja atingir, desse modo, você consegue identificar as demandas e necessidades para investir seus esforços.

  • Ofereça um bom atendimento

Oferecer um bom atendimento para o consumidor é essencial para evitar as taxas de churn, que são as taxas de cancelamento. Portanto, invista em um pós-venda de qualidade, para garantir que o cliente fique satisfeito e continue pagando pelo seu produto.

Em empresas que investem nesse quesito, é muito comum encontrar equipes de customer success, que são formadas por profissionais qualificados na experiência do cliente.

Leia também: Customer experience: tudo o que você precisa saber

  • Defina planos e valores

Na hora de precificar os produtos e serviços da sua empresa, é essencial levar em consideração todos os custos envolvidos, preços praticados pelos concorrentes, percepção de valor, margem de lucro e outros.

A melhor solução é oferecer algum desconto para o consumidor, caso o desconto não seja atrativo, você pode oferecer algum tipo de brinde à ele.

  • Utilize uma ferramenta de CRM 

Um software CRM proporciona um histórico completo dos seus clientes. É por meio dessa plataforma que o gerenciamento das vendas recorrentes é realizado, obtendo uma visão de previsibilidade e faturamento com maior assertividade e uma perfeita gestão da carteira de clientes.

Não deixe de ler:  Ferramenta CRM: O que é e para que serve?

Confira alguns exemplos

Podemos encontrar diversos exemplos de vendas recorrentes no mercado atualmente, você consegue pensar em algum? Não? Então confira essa lista que preparamos com os mais conhecidos:

  • Plataformas de streaming, como Amazon Prime, Netflix e Spotify;
  • Serviços de cobrança automática de praças de pedágio, como SemParar e ConectCar;
  • Assinaturas para academias, como Smartfit e Bluefit;
  • Clínicas de estética que oferecem planos para pacotes de serviços e procedimentos;
  • Companhias aéreas com clubes de assinatura, como LATAM e Azul Linhas Aéreas;
  • Clubes de assinatura, como TAG Livros, Wine club e Clube do Malte;
  • Pet shops, como Cobasi, Pet Love e Petz;
  • Farmácias que oferecem assinatura, como a Droga Raia;
  • Softwares de gestão, como CRM e ERPs;
  • Empresas que trabalham com reposição de produtos, como cápsulas de café Nespresso.

Mais um pouco de conhecimento: Coaching em vendas: vale a pena fazer?Agora que você já sabe mais sobre as vendas recorrentes, que tal começar a investir nesse modelo de negócios para a sua empresa? Aplique, comece a observar diversas melhorias em sua gestão e fique cada vez mais perto de alcançar o sucesso. Boas vendas!

Vídeo Bônus – Aprenda a fazer Venda Recorrente

https://www.youtube.com/watch?v=kh5k3ifsSGE

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