O que é um Aplicativo de Vendas

Os avanços da tecnologia garantem que empresas não funcionem apenas em uma sede física e restrinjam toda sua operação a este local. Quando falamos de trabalho remoto, não há dúvidas de que o aplicativo de vendas cumpre grande papel.

Assim, fica mais fácil negociar em qualquer lugar, a qualquer hora e com pessoas do mundo todo.

Com recursos avançados na palma da mão, times de vendas conseguem gerar resultados em qualquer ocasião. Isso é fundamental não só para vender remotamente, mas também para ter acesso rápido e descomplicado a informações estratégicas. Esses sistemas são completos, o que favorece também o trabalho de gestão.

Neste conteúdo você entenderá mais sobre o assunto, que será apresentado por meio dos seguintes tópicos:

  • o que é um aplicativo de vendas?
  • como funciona o aplicativo de vendas?
  • quais são as vantagens do seu uso?

Confira!

O que é um aplicativo de vendas?

O aplicativo de vendas é um sistema mobile que permite que times de venda e gestores executem operações e rotinas de vendas e gerenciais do setor comercial. Assim, em vez de estarem presos somente a sistemas mais complexos em computadores, podem realizar tarefas importantes usando um smartphone.

Nesses aplicativos é possível gerar vendas de maneira adequada, com um registro integrado ao sistema de gestão que a empresa usa. Além disso, o aplicativo de vendas também facilita o acesso aos resultados da empresa, como os negócios fechados nos últimos meses. Assim, decisões importantes podem ser tomadas de imediato e em qualquer lugar.

Como funciona o aplicativo de vendas?

O aplicativo de vendas é como uma plataforma comercial que permite que vendedores e gestores tenham acesso às mais relevantes informações. Por isso, se algum membro do time de vendas está em uma reunião comercial , ele não precisa esperar chegar na sede para fechar negócio. Isso ajuda a garantir boas oportunidades e aproveitar o calor do momento.

O aplicativo também registra resultados, fluxo financeiro proveniente das vendas, além de uma série de outras informações. Isso gera uma base sólida para que essas negociações sejam concretizadas. Afinal, uma oferta só pode ser feita se há a certeza de que ela faz sentido para a empresa. Por isso, o aplicativo de vendas se torna muito útil.

Quais são as vantagens do seu uso?

Há boas vantagens no uso de um aplicativo de vendas por parte do time de vendas de uma empresa. Listamos algumas das principais a seguir, confira!

Ganho de tempo do vendedor externo

O vendedor externo tem uma rotina dinâmica, já que está sempre em movimento. Para ele, ter acesso a informações estratégicas é de grande importância. Por isso, não pode haver nenhum tipo de limitação técnica para o trabalho que ele faz nas ruas.

Com o aplicativo de vendas, esses agentes externos têm em mãos todo conteúdo que eles precisam, do ponto de vista comercial. Ali, podem checar resultados e até mesmo emitir vendas, tudo pelo celular. Isso ajuda a ganhar tempo e não perder oportunidades.

Integração com o ERP e CRM

O ERP é a grande base de gestão de uma empresa, reunindo todos os setores de uma empresa em um só local. Por isso, há nele informações importantes sobre desenvolvimento e estratégia da companhia. Logo, a integração que o aplicativo de vendas faz com esse sistema é fundamental para a tomada de decisões do vendedor.

Outra ferramenta essencial nas empresas é o sistema CRM. Ele é a plataforma de gestão de relacionamento e vendas que a empresa usa. Quando o aplicativo faz integração com o CRM se torna peça-chave para consultar informações estratégicas sobre clientes. Desse modo, times de vendas nunca perderão uma oportunidade valiosa.

Dica de leitura: O que é CRM?

Leitura complementar: CRM integrado ao WhatsApp

Uso on ou offline

Os aplicativos funcionam também para se adaptarem às diferentes condições em que o usuário está. Por exemplo, se ele não tem conexão com a internet no momento, o funcionamento não é interrompido por causa disso. É possível emitir uma venda normalmente, com os dados sendo transmitidos assim que a conexão for retomada.

A versão online é mais dinâmica e completa. Nela, 100% das informações e funcionalidades ficam disponíveis. O funcionamento é como um CRM dinâmico, mas com as adequações devidas necessárias para um aplicativo. Todas as alterações feitas são registradas em tempo real, ficando disponíveis para todo o time de vendas e gestores.

Acompanhamento de metas

Metas de vendas são importantes para que empresas consigam se manter fiéis às suas estratégias. Sempre há boas razões para conquistar alguns resultados, então é importante mantê-los sob controle e monitoramento. Por essa razão, os aplicativos de vendas permitem que os usuários acompanhem o alcance das metas em tempo real.

Esse é um recurso importante também para as negociações e o desenrolar delas. Algumas decisões relevantes são tomadas de acordo com cenários apresentados com o desenrolar das metas. Logo, acompanhá-las de maneira dinâmica, na palma da mão, dá ao time de vendas uma base estratégica sólida para que trabalhem com maior precisão.

Visualização dos pedidos pendentes

Os sistemas de vendas também permitem visualizar todo o fluxo de pedidos que são realizados na empresa. Por isso, quem usa o aplicativo não vê somente os pedidos que ele emitiu, mas todos os da empresa em determinado período filtrado. Esse nível de informação pode ser importante para entender a dinâmica operacional do negócio.

O aplicativo mostra também a relação de pedidos emitidos, inclusive com aqueles que ainda estão pendentes. Assim, o time de vendas pode encontrar em contato com setores responsáveis e agilizar o processo. Essa é uma funcionalidade importante para manter a dinâmica de envios, garantindo a satisfação do consumidor.

O aplicativo de vendas é um dos melhores recursos já idealizados para o setor comercial nos últimos tempos. O dinamismo, agilidade e comodidade são fatores que podem gerar conversões em grandes oportunidades, e todos eles são oferecidos com esse sistema.

Já que estamos falando sobre recursos tecnológicos que tornam nossa rotina mais dinâmica, aproveite e confira 5 dicas sobre a gestão do tempo de vendedores!

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