Reunião com Equipe de Vendas

Você já percebeu que reunião com equipe de vendas pode ser comparada com vários tipos de animais que se reúnem seja para se proteger ou para aumentar o desempenho frente a uma tarefa?

Como exemplos posso citar a migração dos gansos voando em V, cardumes das mais variadas espécies de peixes unidos para confundir o predador ou até mesmo o desconhecido cachorro-vinagre, que vive em grupos e nunca só, nas florestas da América Central e do Sul.

A palavra reunir segundo o dicionário significa “juntar, ligar, agrupar, agregar, congregar, conglomerar”. Será que só isso basta para tornar uma equipe campeã?

Não, não basta. É preciso unir, que em sua essência significa “tornar um só, ligar pessoas por laços afetivos e sociais.”

Vamos ver como melhorar a produtividade da reunião com equipe de vendas e aumentar o seu grau de profissionalização.

  • Reunião com equipe de vendas: una sua equipe em um só objetivo
  • A união torna tudo mais permanente
  • Profissionalização, Ação e Resultados
  • Só carisma e amizade não vendem. Ética vende!

Reuniâo com equipe de vendas: una sua equipe em um só objetivo

Ao analisar a palavra “reunião” percebi o que há de errado com as famosas e intermináveis meetings entre colaboradores de uma empresa.

Dificilmente elas funcionam e trazem os resultados esperados porque na verdade elas pouco unem, apenas reúnem um bando de pessoas que aglomeradas muitas vezes entram em uma sala não com um objetivo em comum, mas dispersas em pensamentos e um sentimento de tudo aquilo é pura perda de tempo.

Agora vem minha louca sugestão: pare de chamar esses encontros de reunião com equipe de vendas e passe a chamá-los de UNIÃO.

Vamos marcar uma UNIÃO às 9h de terça-feira?

Unir gera a sensação de tornar algo único, de ligação entre objetivos e pessoas.

Já viu algum técnico de futebol dizer que seu time venceu o campeonato por que o time estava reunido? Não, eles dizem que a equipe permaneceu unida.

Longe de parecer mais um termo corporativo zen ou papo de consultor que não tem mais o que escrever peço que você faça uma analogia.

Pense em um casamento. Lá duas pessoas irão se unir.

A união entre pessoas ou empresas por si só estabelece um forte compromisso.

Seja com as metas, com as transformações necessárias para acompanhar o mercado e a gestão do relacionamento com o cliente, para aumentar a qualidade, para atrair e reter os melhores talentos.

A união torna tudo mais permanente.

Mas só a atinge quem tem objetivos claros, define quem faz o quê, quando, onde e como e assim cada um sabe qual é o seu papel e o seu potencial para executar.

Acontece quando todos acreditam que dá para chegar lá. É uma questão de visão versus ação.

E assim com as pessoas unidas sua empresa precisará cada vez menos reuni-las em bandos que pouco se comunicam, se expressam e o principal, pouco executam.

Então a partir de agora promova mais união que, pode ter certeza, o desperdício com a reunião da equipe de vendas improdutiva tende a diminuir, o comprometimento aumenta e os resultados tendem a seguir o exemplo dos gansos voando em V, sempre para o alto e avante.

Profissionalização, Ação e Resultados

Pergunte em um auditório lotado de vendedores quem deseja se profissionalizar cada vez mais? Duvido que alguém diga não.

Apesar dessa vontade explícita de ser cada vez mais profissional, são poucos que abraçam a causa e mergulham a fundo nesse processo.

Apesar de todas as nítidas mudanças de comportamento do consumidor e das empresas, ainda existem em bom número, profissionais de vendas que insistem ou se recusam a aprender e utilizar novos métodos de vendas e principalmente as tecnologias existentes, como o CRM, por exemplo.

Por vezes, nem planilhas de vendas usam!

Com essa atitude estão se tornando personagens jurássicos e sendo literalmente engolidos pela nova geração que todo ano entra no mercado de trabalho.

Dica de leitura: Controle suas vendas! O que é o CRM?

Só carisma e amizade não vendem. Ética vende!

Ser profissional é antes de tudo parar de acreditar que só carisma e amizade vendem.

São atributos importantes, mas não são garantia de crescimento sustentável.

Significa investir menos em eventos que se perdem sem objetivos definidos e acabam noite adentro com comida e bebida à vontade.

Seja profissional com atitudes éticas. Não entre em esquemas escusos com compradores desonestos pelo simples motivo de ser ERRADO.

Mude sua postura e demonstre dedicação em conhecer efetivamente o negócio do seu cliente, tenha na ponta do lápis a solução e não faça parte do problema.

Quem são os clientes do seu cliente? Quem são seus concorrentes? O que fazem, o que vendem e como vendem?

Qual o valor do seu produto e esqueça definitivamente a palavra “preço” porque em mundo comoditizado como o de hoje é preciso vender o benefício.

Seja capaz de mostrar em números o quanto o seu cliente pode ganhar em qualidade, produtividade e finalmente em rentabilidade ao comprar da sua empresa e de você.

Ser profissional é utilizar a tecnologia sem medo e desculpas de que não tem tempo para isso.

Fazer o uso correto do CRM, ERP, enfim da ferramenta de gestão que a sua empresa utiliza.

Notebook e celular de última geração são bacanas e eficientes só nas mãos de quem sabe usá-los.

Não ter medo de profissionalizar a gestão da equipe de vendas e assim escapar da maldição “avô rico, filho nobre e neto pobre”

Toda mudança começa no PENSAMENTO, por isso trate de reforçar crenças e valores positivos, tenha um atitude proativa e permita-se EXPERIMENTAR o novo e assim com novos RESULTADOS comprovar que PENSAR sem AGIR e só vagar no mundo virtual do sucesso.

Em resumo pare de falar que é profissional se não age como tal, esqueça as desculpas de que a concorrência não é ética, que o cliente só quer comprar o mais barato e que bom mesmo era antigamente quando o cliente não era tão exigente.

Bom mesmo é se adaptar aos novos tempos e parar de acreditar que a idade é barreira para o aprendizado, para viver novas posturas ou de fazer algo novo. Pare de reclamar e faça o que precisa ser feito.

O cemitério Panteão de Paris teve suas obras iniciadas em 1764 e hoje conta em sua cripta cerca de setenta grandes personagens da história francesa, como escritores, cientistas, militares e políticos.

Lá estão os restos mortais do filósofo iluminista François-Marie Arouet, mais conhecido como Voltaire (1694-1778) cuja inscrição em seu epitáfio diz:

“Quem não vive o espírito do seu tempo, vive sua mazelas.”

A escolha ao final é sempre sua!

Dica de leitura: A profissão de vendas vale a pena?

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