Copywriter: os segredos da profissão

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Já leu algum post ou anúncio e, de repente, se convenceu em comprar determinado produto ou serviço? Se sim, provavelmente, você foi “vítima” de uma ação estratégica de um Copywriter.

O Copywriter é um profissional que produz textos que tem por objetivo convencer quem o lê a realizar uma ação. Pode ser a compra de algum produto, ou se cadastrar numa landing page, newsletter, entre outros.

É uma técnica muito utilizada em departamentos de marketing e vendas.

Esse profissional escreve textos que convencem determinado público-alvo e persona. Sua principal ferramenta são as palavras, e através de textos encantam e persuadem o leitor.

Algumas habilidades são essenciais para quem quer seguir nessa carreira e ser um excelente profissional. Dentro do marketing, seu papel baseia-se em aumento no número de conversão de vendas, rede de cliente e atração de potenciais clientes.

Se você se interessou por essa profissão e quer saber mais, preparamos esse artigo para tirar todas as suas dúvidas referentes à profissão de Copywriter. Separamos os seguintes tópicos:

  • O que é Copywriter?
  • Um Copywriter um redator possuem as mesmas funções?
  • O Copywriter educa o leitor para uma ação;
  • Existe alguma relação entre copywriting e marketing de conteúdo?
  • O Copywriter no marketing de conteúdo;
  • Conheça os gatinhos mais importantes no copywriting.

Antes de continuar a leitura, se você deseja organizar e otimizar melhor o seu time, já considerou utilizar o CRM?

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O que é Copywriting?

O copywriting é uma estratégia de marketing. Trata-se de uma técnica em que o Copywriter, profissional de copywriting, produz conteúdo com foco em convencer quem lê a realizar uma ação específica.

O texto, ou como chamado por quem trabalha no meio, o “copy”, precisa ser estruturado e pensado de modo persuasivo, utilizando gatilhos mentais que despertam no leitor o desejo de realizar a ação proposta. O objetivo aqui é gerar conversões e também vendas.

Aqui, precisamos deixar claro uma coisa! Copywriter é o profissional, a pessoa que produz o conteúdo. Já copywriting é a técnica em si.

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Um Copywriter e um redator possuem as mesmas funções?

Respondendo a pergunta do título: não. Apesar das duas definições serem irmãs, elas possuem objetivos diferentes.

Enquanto o redator concentra suas técnicas em vendas diretas, o copywriter mantém seu foco em uma chamada para ação, ou como dizemos, CTA.

O Copywriter é voltado para estratégias de atração e tem uma pegada mais persuasiva. Enquanto a redação publicitária possui uma venda “suave”, como pontuou Paul Hollingshead, fundador de um dos maiores grupos de Copywriter e redatores do mundo.

Podemos dizer que o Copywriter e o redator se complementam. É possível dizer até que o Copywriter existe hoje porque nasceu da redação publicitária.

O Copywriter educa o leitor para uma ação!

Ao longo do texto, podemos afirmar que sim, o Copywriter educa a persona para que ele cumpra seu objetivo final: realizar uma ação.

Portanto, durante todo o texto, o Copywriter utiliza técnicas capazes de cativar e convencer e, acima de tudo, chamar a atenção do leitor para que ele siga o que é proposto ali.

Um dos principais elementos de uma copy é o CTA, a chamada para ação. Para isso, é estabelecida uma estratégia dentro de toda a jornada do cliente. Tudo o que ele fizer é porque foi guiado.

Toda essa estratégia são produções de materiais ricos, e podem ser divididos entre posts, blogs, vídeos, e-books, webinars, entre outras.

Existe alguma relação entre copywriting e marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo, assim como o copywriting, é uma estratégia que foi reformulada e adaptada para o mundo digital. Hoje, as divulgações de produtos e serviços acontecem também pela internet, por isso houve a necessidade dessa adaptação.

Uma vez que o copywriting tem como foco a conversão, ele também terá um papel importante dentro de uma empresa que aposta no marketing de conteúdo.

Isso porque quando uma empresa aposta no marketing de conteúdo, seu objetivo é educar, atrair e cativar o público alvo. Isso tudo é feito por meio de conteúdos ricos, que são relevantes para aquele nicho.

Dessa forma, é possível criar uma relação de longo prazo, sem contar que há um aumento de clientes e potenciais clientes, ou leads. Isso desde que você consiga atender as expectativas do seu público através da criação destes conteúdos relevantes.

Fazendo um paralelo com o marketing do passado, onde a propaganda era invasiva, hoje o marketing de conteúdo propõe para o consumidor uma relação mais próxima, amiga e educadora. E isso tudo pode ser feito com a ajuda de um copywriter!

Dessa forma, uma empresa torna-se autoridade dentro do nicho dela. Portanto, adotar a estratégia de marketing de conteúdo pode ser um grande divisor de águas para os negócios, pois além de dar mais visibilidade à marca, as consequências são mais vendas e clientes.

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O Copywriter no marketing de conteúdo

Sabemos que o Copywriter não tem um objetivo de realizar uma venda imediatamente. Antes da venda em si acontecer, o Copywriter cria uma estratégia, que baseia-se numa série de conteúdos relevantes produzidos especialmente para determinado público-alvo.

Através desses conteúdos, podemos dizer que o Copywriter “educa” esse consumidor para que ao final da estratégia, ele faça uma ação.

Dessa forma, a experiência do consumidor é estendida a um processo: o funil de vendas. Assim, o Copywriter consegue conduzir o consumidor por etapas, através dos conteúdos que foram estrategicamente pensados, que levarão ao gatilho final, a conversão.

Enquanto o marketing de conteúdo tenta engajar esse público através de conteúdos relevantes, o Copywriter está pronto para entrar com suas técnicas de persuasão, fazendo essa estratégia ser mais efetiva, estimulando o consumidor a praticar uma ação.

Aqui, o mais importante tanto para o marketing de conteúdo quanto para o copywriting, é conhecer de verdade o consumidor, pois só assim conseguirá mapear conteúdos que são do interesse desse público. Dessa forma, o Copywriter conseguirá entender quais são as maiores dores desse leitor e a partir disso, produzirá soluções em forma de conteúdos.

Conheça os gatinhos mais importantes no copywriting

O gatilho é uma técnica muito utilizada na comunicação de marketing, e seu objetivo é provocar uma reação nas pessoas. Em outras palavras, ele provoca uma ação no consumidor, seja de de compra ou não.

Agora, vamos conhecer alguns dos principais, os mais utilizados pelos Copywriter. Vejamos a seguir:

  1. Urgência. Ex: Confira agora as principais tendências de marketing para 2022;
  2. Especificidade. Ex: Descubra as 7 dicas infalíveis para aprender inglês!
  3. Exclusividade. Ex: O que é Copywriter? Descubra mais sobre essa profissão!
  4. Escassez. Ex: Último dia para comprar a TV dos sonhos!
  5. Transformação. Ex: Conheça as principais praias para visitar no Brasil!
  6. Conexão. Ex: Você vai aprender neste post a fazer um delicioso bolo de chocolate!

Viu só? Esses são alguns dos gatilhos que os Copywriter costumam usar em seus textos. É possível abusar dessa técnica e ela é imprescindível para qualquer estratégia de copywriting.

Agora que você já conhece mais sobre a profissão de Copywriter, já pensou em considerar contratar um para o seu negócio? Ou, quem sabe, se tornar um? Existem muitos cursos disponíveis pela internet! Entretanto, uma ajuda profissional pode ser o que o seu negócio precisa para deslanchar.

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Vídeo Bônus – O que é Copywriter?

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