O que É o Google Meu Negócio?

O que É o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é uma ótima opção para aqueles vendedores que sonham em divulgar seu negócio em uma plataforma que recebe milhões de pessoas diariamente.

Entretanto, muito além de chamar a atenção dos mecanismos de busca, você ainda pode fazer uso das ferramentas de negócios oferecidas pelo próprio buscador.

Em um curto espaço de tempo você vai perceber o quanto elas podem agregar na divulgação do seu produto, serviço ou estabelecimento. A jornada do consumidor online baseia-se em informações e, quanto mais você fornecer, maior será sua taxa de conversão.

Acompanhe esse artigo e venha saber mais sobre o Google Meu Negócio!

  • O que é Google Meu Negócio?
  • Principais recursos do Google Meu Negócio

O que é Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita e é oferecida pelo gigante da internet para organizações ou até mesmo empresas que desejam gerenciar sua presença nos meios digitais. Essa ferramenta é utilizada para ajudar os próprios consumidores a não só encontrar, mas coletar informações sobre seu estabelecimento.

Segundo dados divulgados pelo próprio Google, os consumidores possuem 70% mais chances de visitar estabelecimentos que estão listados no Google Meu Negócio.

Mais do que isso, estudos apontam que perfis completos na ferramenta tem o dobro de chances de serem considerados com boa reputação.

Quando o assunto é funcionamento da plataforma, entendemos que ela funciona de uma maneira bem intuitiva e rápida de configurar e vale a pena dedicar um tempo para deixar seu Google Meu Negócio bem completo e coerente.

O primeiro passo é acessar o Google. Caso seu empreendimento ainda não tenha uma conta Google, será preciso fazer um cadastro, mas não é difícil se cadastrar no Google Meu Negócio, é preciso apenas preencher as informações da sua empresa da forma mais detalhada e fiel possível.

Lembre-se de usar as palavras-chave que melhor descrevem a sua empresa, produto e serviço. Na etapa sobre sua localização, caso seu negócio não possua um ponto físico, mas ofereça um serviço de entregas, você pode apontar a área de abrangência.

O Google vai precisar verificar seu negócio, o que geralmente ocorre através de uma correspondência, telefone ou e-mail. Esse processo é utilizado para confirmar sua legitimidade, mas leva alguns dias até que sua empresa seja listada.

Todavia, é possível gerir sua página através do aplicativo do recurso. Você pode contar com algumas chances para otimizar o seu perfil, mas a principal delas é fornecer ao Google o máximo de informações possíveis ao preenchê-lo por completo.

Isso torna mais fácil para o próprio Google fazer a ponte entre o seu negócio e as buscas dos consumidores.

Há três fatores que contribuem para o ranqueamento do seu site: relevância, distância do cliente e proeminência (quão conhecido o seu negócio é). Os diversos recursos do Google Meu Negócio ajudam você a obter esses elementos.

Leia também: Google Keywords Planner – 5 Dicas para Usar no seu negócio

Principais recursos do Google Meu Negócio

De fato, todas as possibilidades oferecidas pelos recursos do Google Meu Negócio ajudam a conquistar novos clientes, dar visibilidade à marca e a construir a sua reputação.

Veja a seguir os principais benefícios da plataforma!

1. Receber e responder avaliações

Uma das grandes chaves para o melhor aproveitamento do seu Google Meu Negócio é a interação com os seus clientes através do recurso das avaliações. Boas opiniões podem ser um fator decisivo de compra para um novo cliente.

De acordo com o Think With Google, 88% dos consumidores confiam em avaliações online tanto quanto recomendações pessoais. Ao oferecer um produto ou serviço de qualidade, você terá mais avaliações positivas e obterá mais “estrelas” no Google.

Ademais, tão importante quanto as avaliações são as suas respostas aos clientes. Dar retorno aos elogios reforça a reputação da sua empresa e contribui para a construção de uma relação de lealdade com o consumidor.

Retornar aos elogios que recebe do público reforça a reputação da sua empresa e contribui para a construção de uma relação de lealdade com o consumidor, não se esqueça que é preciso também responder às críticas, pois elas ajudam a reduzir impactos, preservar a imagem da marca e até mesmo solucionar o problema ou identificar melhora sua origem.

O recurso das avaliações é um campo que você não pode remover da plataforma, por isso, utilize-a a seu favor! Estimule seus clientes a deixarem suas opiniões.

2. Responder perguntas frequentes

O engajamento com os consumidores é de suma importância de todas as formas, muitas dúvidas podem aparecer sobre o seu negócio, produto ou serviço – e é importante responder a todos.

Essa é outra forma de demonstrar que o seu negócio está ativo e é confiável. Forneça respostas completas, claras e aproveite para utilizar palavras-chaves sempre que possível. Caso necessário, utilize até mesmo fotos para deixar as perguntas mais claras.

3. Ofereça informações adicionais sobre o seu negócio

Vá além da descrição básica do seu produto ou empresa, como nome, endereço, telefone e horário de funcionamento, não deixe de preencher seções como:

  • Categorias e atributos: essa seção serve para marcar se seu negócio é um restaurante, uma loja ou um estúdio de fotografia, por exemplo. Conforme for sua categoria, atributos específicos poderão ser adicionados. Caso seja um hotel, você vai poder incluir os serviços e detalhes das acomodações. Caso seja restaurante, poderá adicionar o cardápio.
  • Produtos e serviços: você pode incluir de uma maneira específica o que sua empresa oferece, seja produtos ou serviços. Adicionar fotos nessa etapa é muito importante.
  • Perguntas e respostas: você mesmo pode adicionar dúvidas frequentes e antecipar respostas que entende que podem esclarecer ainda melhor seu serviço.

4. Saiba mais sobre o seu público com os insights

Um outro benefício do Google Meu Negócio é o acesso à seção de insights, nessa área você poderá obter valiosas análises sobre a visibilidade da sua marca, quem são seus consumidores e como eles estão se relacionando com o seu negócio.

Tais insights ajudam você a até mesmo otimizar o seu perfil, uma vez que apontam como os consumidores estão procurando por você, quais tipos de fotos estão clicando e muito mais!

Quando conhecemos nossos consumidores a fundo somos capazes de aperfeiçoar cada vez mais as nossas estratégias de marketing.

5. Configurar e gerenciar um site de postagens

Veja o Google Meu Negócio como um site que você precisa manter constantemente atualizado e interessante para o seu público-alvo. 

Vá em busca, através das suas postagens, divulgar as novidades do seu negócio, fazer anúncios de ofertas ou eventos, destacar produtos novos e ainda mostrar a personalidade da sua marca.

Faça o melhor uso possível dos recursos gratuitos da ferramenta e veja o seu negócio se destacar entre os demais.

6. Converse diretamente com seus clientes

Um botão de “mensagem” no seu perfil permite que os consumidores entrem em contato e você poderá receber notificações cada vez que isso acontecer. Tal prática facilita a comunicação direta com o cliente e incentiva na conversão.

Caso você não tenha disponibilidade de responder na hora, configure uma mensagem automática de boas-vindas, avisando que o retorno será feito assim que possível.

Dica de leitura: Taxa de conversão – O que é?

Depois de tantos argumentos sobre os benéficos do Google Meu Negócio, aposto que você não vai querer perder a chance de aumentar a visibilidade da sua marca e ainda ter a possibilidade de alavancar as suas vendas!

Outra dica importante para os vendedores de sucesso é a aquisição de um sistema CRM, afinal, esse software de vendas será o principal responsável pela gestão completa dos dados da sua empresa e ainda emite relatórios que vão te ajudar a identificar onde estão os gargalos que causam problemas na finalização das suas vendas!

Saiba mais: O que é CRM?

E-books

Vídeo Bônus – Como Configurar o Google Meu Negócio?

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