A Estratégia de Marketing Digital no CRM

O CRM na Estratégia de Marketing Digital

Sua estratégia de marketing digital é uma realidade importante e que não pode ter menos valor se a empresa deseja ter bons resultados nas vendas.

Esse departamento é totalmente baseado em dados, esses que fundamentam ações de relacionamento, alcance e atração de consumidores. Por isso, a importância do CRM para a estratégia de marketing digital é gigante.

Esses sistemas são centralizadores do histórico de consumidores, arquivando todas as interações, solicitações, compras e tudo que originar da relação com clientes.

Esse material é importante não só ao time comercial, que faz uso dele para negociar oportunidades, mas também ao marketing. Afinal, esse setor precisa conhecer melhor o consumidor da marca para impactá-lo de maneira estratégica cada vez mais.

Só com o domínio do público, chegando a um modelo preciso de persona, é que se pode atrair leads qualificados e transformá-los nos clientes da sua empresa.

Por isso, há bons e relevantes motivos para considerar a importância do CRM como ferramenta essencial na hora de executar um bom trabalho de marketing digital nas empresas. Neste post, detalharemos essa ideia por meio destes tópicos:

  • Oferece base sólida para sua estratégia de marketing digital sobre as preferências de consumo
  • Permite criar pontos de contato qualificados
  • Dá suporte para a fidelização do cliente
  • Reúne KPIs valiosos para o time de marketing
  • Oferece base em sua estratégia de marketing digital para aprimorar o atendimento

Continue a leitura e confira!

Oferece base sólida para sua estratégia de marketing digital sobre as preferências de consumo

Um dos papéis que justificam a importância do CRM é centralizar informações sobre os clientes da empresa em um local de fácil acesso e funcionamento otimizado.

Assim, o time comercial comercial pode consultar esses dados para entender as características dos pedidos feitos por esses clientes. Além do time de vendas, marketing também pode fazer uso em sua estratégia de marketing digital dessas informações.

O setor precisa entender quem é o público que a empresa deseja alcançar e atrair. Logo, consegue desenvolver campanhas que tenham capacidade de captar a atenção dessas pessoas e, naturalmente, gerar engajamento.

Nos registros do CRM é possível entender quais são os produtos favoritos das pessoas, o ticket médio do público-alvo, entre outras informações.

A partir disso, o time de marketing entende mais sobre a persona da marca e consegue desenvolver campanhas mais assertivas. O trabalho aumenta a chance de conversões, naturalmente, que levarão a mais vendas e a melhor execução da sua estratégia de marketing digital.

Dica de leitura – O que é inteligência comercial?

Permite criar pontos de contato qualificados

Os pontos de contato são os momentos em que um lead interage com a empresa por meio de algum canal ou estratégia de marketing digital. A ideia é sempre possibilitar ações que gerem esses contatos mais vezes ao longo do funil de conversão. Portanto, o marketing precisa entender mais sobre como outros consumidores interagem nessas campanhas.

Esse material é base fundamental para seguir otimizando as ações de atração e as tornando cada vez mais capazes de gerar pontos de contato.

Para isso, a equipe de marketing, a partir dos dados do CRM, consegue saber quais são os momentos mais importantes no que diz respeito a gerar ações desses prospects.

Dá suporte para a fidelização do cliente

Reter um cliente custa menos do que conquistar outros novos. Empresas que não sabem disso perdem não só dinheiro, como também seu valioso tempo. No entanto, para fidelizar ao cliente é necessário criar uma relação baseada em dois pilares: proximidade e ofertas vantajosas. Para isso, o time de marketing é fundamental nos resultados desejados.

Por mais que as condições comerciais sejam criadas pelo time de vendas, é o marketing que faz com que elas cheguem ao público. Além disso, a proximidade só é conquistada com uma atuação contínua, utilizando ferramentas como o e-mail blog, entre outras

Para conseguir esses objetivos, no entanto, o marketing precisa de dados que estão registrados no CRM, sendo eles:

  • preferências de consumo;
  • preferências de atendimento;
  • regularidade de pedidos emitidos.

Sabendo disso, o time de marketing, por meio de um trabalho de relacionamento, consegue desenvolver o engajamento dessas pessoas com a empresa. Consequentemente, o consumidor se sente plenamente atendido, ou seja, a fidelização fica mais fácil

Reúne KPIs valiosos para o time de marketing

O sistema CRM tem entre seus recursos um painel de analytics em que todas as métricas relacionadas a vendas e relacionamento são monitoradas de maneira facilitada. Portanto, todo colaborador com acesso à ferramenta pode verificar esses números a qualquer momento, inclusive os profissionais do marketing.

Alguns desses KPIs podem ser extremamente valiosos, sobretudo os que mostram os produtos que mais vendem, o ticket médio, a taxa de conversão média, churn rate, entre outros. Muitos desses indicadores ajudam a ter uma percepção do comportamento do consumidor da empresa.

Com base nisso, torna-se mais fácil criar estratégias de relacionamento que atendam às necessidades dessas pessoas. A partir de então, a empresa tem mais chances de reter consumidores e atrair novos leads.

Oferece base em estratégia de marketing digital para aprimorar o atendimento

Apesar de muitos pensarem que o CRM é uma ferramenta de vendas, somente, esse não é o seu único papel, muito menos o principal. CRM é uma sigla para Customer Relationship Management, ou “Gestão do Relacionamento com o Cliente”. Ou seja, o software é voltado para monitorar e melhorar a relação da empresa com o consumidor

Entre os pilares do relacionamento, sem dúvidas, está o atendimento ao cliente. Os canais utilizados pela empresa têm integração direta com o CRM, já que a ideia é monitorar a quantidade de atendimentos é solicitada, os motivos das solicitações e como eles foram conduzidos, Assim, a empresa tem uma base de conhecimento confiável em relação a isso.

A partir daí, o trabalho de atendimento fica mais fácil e isso pode ser explorado por marketing. O setor é responsável por manter esse contato com o público, o tornando mais preciso, com a escolha dos canais certos, e também humanizado, pensando no relacionamento. A tendência é que, com ajuda do CRM, o atendimento só melhore!

A importância do CRM para o marketing é indiscutível, uma vez que é impossível vender sem o trabalho de atração, engajamento e geração de conversões. Portanto, os dados comerciais, de perfil e de histórico centralizados no CRM serão de grande ajuda para captar mais consumidores e fidelizar quem já é cliente.Gostou de saber mais sobre este assunto?

Aproveite e conheça mais sobre o marketing de conteúdo e seu papel na atração de clientes!

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