Saber Dizer Não! Faz Bem para sua Carreira

Saber Dizer Não

Embora seja uma prática muito comum e necessária, muitas pessoas relatam ter dificuldades em saber dizer não no ambiente profissional e acabam ficando sobrecarregadas de tarefas e responsabilidades.

Muitas vezes temos em nosso inconsciente que se negarmos um pedido no trabalho, deixaremos uma má impressão como profissionais, ou que não estamos dispostos a ajudar o próximo, porém nem sempre aceitar todos os pedidos é a melhor alternativa.

Com isso, há o risco de ficarmos sobrecarregados, atrapalhando o rendimento em nossos projetos principais, afetando nossa performance no geral e até mesmo interferindo em nossa relação com o clima organizacional.

Acompanhe esse post e veja a seguir a importância que dizer “Não” tem em sua carreira e o quanto isso pode te fazer bem profissionalmente.

Neste artigo veremos os seguintes pontos:

  • A importância de saber dizer Não.
  • Formas estratégicas para saber dizer Não:
    • Avalie a situação e pondere se realmente é necessário dizer “Não”.
    • Tente adiar o pedido ou sua resolução.
    • Aponte argumentos importantes para rejeitar o pedido.
    • Demonstre ser solícito e, se possível, ajude de outras maneiras.
    • Mesmo negando, acompanhe a situação.
    • Conclusão.

A importância de saber dizer Não

Dizer “Sim” em todas as ocasiões pode ser extremamente prejudicial para sua produtividade e para sua carreira a longo prazo.

Muitas vezes estamos no limite com tarefas e obrigações, com prazos prestes a vencer e demandas mais críticas a lidar. Em momentos como esses, se aceitarmos assumir alguma outra responsabilidade, podemos atrapalhar a atuação nos primeiros projetos.

Com isso, ao tentar se demonstrar uma pessoa mais proativa e capaz, podemos ficar com a situação oposta, aparentando ser colaboradores desorganizados e com a performance prejudicada.

Em setores com alto acompanhamento de metas, isso pode ser extremamente prejudicial para o nosso reconhecimento e, eventualmente, para nosso desenvolvimento profissional e plano de carreira.

Formas estratégicas para saber dizer Não

No tópico anterior, vimos como aceitar diversas demandas quando estamos muito atarefados pode ser uma escolha insensata, porém simplesmente rejeitar a proposta sem ser da maneira correta também não trará bons frutos para sua carreira.

Sendo assim, elaboramos um compilado de informações para te ajudar a contornar essa situação e encontrar maneiras válidas de lidar com os pedidos.

Avalie a situação e pondere se realmente é necessário dizer Não.

Conforme o exemplo apresentado, se estivermos muito atarefados, ou com demandas extremamente críticas e delicadas que despendam boa parte de nossa atenção, vale a pena rejeitar a solicitação para tentarmos priorizar o trabalho em que já estamos focados.

Porém, dependendo do seu cargo, pode ser que essa situação aconteça recorrentemente, e sempre ficar negando o pedido ou a delegação passada pelo seu superior também pode não soar tão bom para a sua imagem.

Antes de responder, veja bem todas as demandas que está trabalhando atualmente e analise a proposta que foi passada. Mesmo que não esteja disposto(a) a fazê-la, procure pensar quanto tempo demoraria para resolvê-la e a maneira mais prática de fazer isso.

Dizer “Não” é importante, mas na dosagem certa, e não pode ser algo que vire um hábito recorrente. Às vezes nos sentimos muito sobrecarregados, mas se tirássemos alguns minutos ou fizéssemos um pouco mais de esforço, poderíamos resolver o outro problema.

Por isso é sempre importante avaliar se de fato deveremos negar a nova situação, ou se com um pouco de esforço, resolveríamos o problema e daríamos a questão como encerrada.

Se for a segunda opção, pode ser muito melhor aceitar dessa vez e resolver o problema e deixar a negativa na manga para uma outra hora, onde talvez realmente será necessário ter o tempo para focar na questão que já está trabalhando do que em um novo problema.

Tente adiar o pedido ou sua resolução.

Mesmo estando com a agenda cheia de obrigações, haverá casos em que não será possível rejeitar o pedido, seja por ser uma tarefa extremamente importante que só você poderá resolver, ou por não ter mais opções de pessoas a serem repassadas.

Nesses casos é necessário ter parcimônia e saber administrar bem o tempo. Tente barganhar com a outra pessoa, explicando que resolverá o problema, mas futuramente, após ter adiantado as questões que atualmente estaria atuando.

Ou então, se for necessário, de fato, priorizar a nova demanda, não deixe de relatar a situação à sua supervisão e aos envolvidos nas tarefas iniciais de que por conta de uma emergência, precisará resolver outra questão primeiro.

Assim, mesmo que não possa adiar a resolução ou tenha seu rendimento prejudicado nos outros trabalhos, seus gestores estarão cientes do motivo disso e de que você pode até ter deixado momentaneamente de entregar em uma tarefa, mas compensou em outra.

Dica de Leitura: A arte de negociar no trabalho.

Aponte argumentos importantes para rejeitar o pedido.

Após avaliar a situação e confirmar que realmente será necessário dizer “Não”, separe os principais argumentos que fortalecerão a sua resposta.

Simplesmente rejeitar por estar ocupado(a) demais, ou não ter tempo suficiente não soa bem, nem se for para algum superior ou para um colega de trabalho. Sendo assim, demonstre para a pessoa de forma clara e objetiva as situações em que tem trabalhado.

Pode fazer uma descrição breve dos assuntos principais, ou evidenciar o número total de demandas a fazer, porém o importante é que fique claro para a outra pessoa que você não ficará no ócio e produzirá resultados da mesma maneira, porém em outras coisas.

Dessa forma você consegue fortalecer a justificativa do porquê não poderá aceitar aquela outra tarefa e ainda demonstrará que já têm outras questões sérias e importantes para resolver.

Veja também: Indicadores de Desempenho

Demonstre ser solícito e, se possível, ajude de outras maneiras.

Mesmo que não vá participar ativamente na resolução do problema e ela seja delegada a outro colaborador, tente ajudar com orientações do que precisa ser feito, ou até mesmo realizar algum procedimento, se possível.

Dessa maneira você pode deixar claro que mesmo não podendo lidar com o problema solitariamente e por conta própria, não é como se simplesmente o rejeitasse e não contribuísse em nada para resolvê-lo.

Além de demonstrar certa proatividade na causa, ainda ajuda a agregar pontos com o restante da equipe, demonstrando suas habilidades colaborativas e fortalecendo laços. Se nesse momento é você quem está ajudando a outra pessoa, futuramente pode ser o oposto.

Mesmo negando, acompanhe a situação.

Essa é uma importante forma de demonstrar que tem ciência da importância da situação e que mesmo não podendo resolvê-la por completo, se preocupou com o caso e quis saber o que foi feito.

Então não poupe palavras e depois pergunte à pessoa que fez o pedido coisas como: o que aconteceu com o problema, para quem foi repassado, como foi tratado, se foi resolvido ou não e se tem algo que ainda poderia ajudar (caso esteja disponível).

No âmbito profissional as pessoas que demonstram empatia e espírito de equipe são as que geralmente se destacam e é aí que reside a grande diferença entre ser a pessoa que só se nega a fazer algo e a que expõe assertivamente por quais motivos não pode fazê-lo.

Ao demonstrar interesse pela situação, mesmo não a assumindo para si, fica claro que você entendia sua importância, mesmo que não pudesse aceitá-la naquele momento e tratá-la para si.

Conclusão
Neste post vimos a verdadeira importância de saber dizer “Não” no ambiente de trabalho. Embora seja um assunto delicado, é necessário termos a sabedoria para ponderar as situações e decidir se iremos assumir ou não uma nova tarefa.

Além disso, abordamos um pouco algumas variáveis dessas situações, onde nem sempre será possível simplesmente rejeitar uma proposta, além de alguns insights de como dizer “Não” caso realmente seja imprescindível.

Lembre-se que o que pesa muitas vezes no diálogo em si, não é o “Não” propriamente dito, mas sim, a maneira que a negativa é expressada. Procure sempre tratar o assunto de forma clara e transparente, utilizando uma argumentação firme mostrando que isso seria o melhor.

Gostou do artigo? O que achou das dicas e orientações? Aproveite e nos conte abaixo suas considerações e outras dicas que possam ter ficado de fora dessa lista.

Estamos ansiosos para saber o que você tem a dizer.

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