Como definir indicadores de desempenho de vendas

O pessoal de vendas sempre foi muito ligado a medir indicadores de desempenho e muito atentos a qualquer desvio dos dados coletados.

Mas, sinceramente, a questão dos indicadores de gestão virou quase que uma esquizofrenia corporativa.

As empresas andam exagerando e com dados e indicadores para tudo quanto é lado fica difícil manter o foco no que realmente interessa.

Sem dúvida alguma o software de CRM traz indicadores de gestão em vendas que ajudam a promover mudanças significativas.

Nesse post vamos falar sobre os que considero fundamentais:

 

  1. Quantidade de clientes por carteira de cada vendedor
  2. Monitora os perfis de clientes
  3. O Software de Vendas mostra os nichos de mercado
  4. Comportamento de compra de cada cliente.
  5. Valor das vendas e quantidade de novos clientes

 

Leia também – Software CRM: 10 motivos para contratar e vender muito mais

 

Mudanças organizacionais efetivas só acontecem com indicadores de gestão. Isso é fato!

Você só muda aquilo que efetivamente consegue medir.

A pessoa só sabe se emagreceu com um registro do seu peso na balança antes e depois da dieta e do programa de exercícios.

Na empresa o sistema é muito parecido.

Mudanças efetivas só acontecem com um planejamento bem definido e uma visão clara de onde se quer chegar.

Sem essa definição, que não é fácil, o discurso não se transforma em ação e muito menos em resultados concretos.

Era do Achismo já há muito tempo cedeu lugar a Era dos Dados e Fatos e sua empresa independente do tamanho não pode se dar ao luxo de não ter uma direção comercial no mercado em que atua.

Sem um bom mapa e com indicadores de desempenho bem definidos não se chega a lugar algum.

O sistema de CRM em muito contribui para que o gestor possa verificar se a equipe está no caminho certo e se não estiver auxilia na tomada de decisões para traçar novas estratégias de ação.

 

Para saber um pouco mais sobre mudança organizacional leia o artigo – Como a Empresa deve Promover Mudanças

 

O CRM deve dar uma visão clara quanto aos seguintes indicadores de gestão :

 

1. Quantidade de clientes por carteira de cada vendedor

Qual é o tamanho ideal da carteira de cada vendedor?

Adianta ter um número enorme de contatos, mas sem relacionamento algum?

Certa vez fiz um trabalho em uma empresa onde cada vendedor tinha em média de 600 a 800 clientes por carteira e o gestor pediu um contato no mínimo a cada 45 dias com cada um.

Era humanamente impossível e depois de muita conversa e estudo concluímos que naquela empresa, para manter o padrão ideal, cada vendedor podia ter entre 180 e 250 clientes no máximo.

Aumentamos a quantidade de televendas e fizemos uma grande limpeza na base de dados e em apenas 90 dias as vendas aumentaram em cerca de 20%.

Milagre? Não! Gestão de dados e estratégias de vendas.

 

2. Monitorar os perfis de clientes

Muita atenção na escolha do seu software de CRM.

Fique atento se o programa traz facilmente a relação dos clientes Prospects, Ativos e Inativos.

Cada perfil de cliente tem uma estratégia de vendas diferente.

O prospect nunca comprou e já deve comprar de algum concorrente, o inativo deixou de comprar por algum motivo e o ativo é o nosso ganha pão.

Devemos blindá-lo em relação aos concorrentes e descobrir qual e o seu real potencial de compra.

Clientes são únicos e tratá-los de maneira padronizada está longe do ideal.

O sistema de CRM deve responder claramente a pergunta:

– Quantos clientes prospects, ativos ou inativos cada vendedor tem em sua carteira?

Assim fica mais fácil fazer os ajustes necessários.

 

3. Indicadores de desempenho quanto aos nichos de mercado

Normalmente ao configurar o CRM você tem a opção de criar os nichos de mercado.

Assim o gestor comercial pode medir a qualidade e os resultados do trabalho de vendas realizado em determinado segmento específico.

Imagine que você venda produtos de higiene pessoal para hotéis.

O software de CRM pode mostrar em um gráfico quantos clientes ativos, prospects ou inativos sua empresa tem no nicho – Hotel – Subnicho – Resorts, por exemplo.

Podemos brincar à vontade e classificar da seguinte forma:

Nicho – Hotel – Subnichos – Resort, Business e Pousadas.

Assim o empresário pode saber exatamente quantas vendas ou propostas foram feitas para Hotéis – Pousadas.

Com os dados na mão fica fácil de direcionar a gestão do tempo e do esforço de cada vendedor e atuar em nichos que estão mais aquecidos do que outros em determinados momentos econômicos.

 

4. Comportamento de compra de cada cliente.

Classificar os clientes em A, B ou C conforme a fórmula de Pareto, claro, separados por perfil seja Ativo ou Inativo.

O CRM indica o comportamento de compra do cliente.

Imagine que ao iniciar o mês você escolha alguns clientes específicos para realizar um trabalho diferenciado e descobre que alguns deles compram mais em determinados meses do ano.

Qual é a razão deste comportamento?

É um fato isolado ou todo ano naquele mês a empresa faz algum serviço específico que exige uma compra maior de suprimentos?

Acima foi só um exemplo, mas com um sistema de CRM na mão fica muito mais fácil e rápido ver o ticket médio daquele cliente, os produtos que ele mais compra e com que frequência.

 

5. Valor das vendas e quantidade de novos clientes

Um dos indicadores de desempenho mais importantes é saber quantos clientes novos entraram na sua empresa no último mês?

O esforço de prospecção tem sido válido?

Prospecção é sempre uma etapa crucial de vendas, todo mundo sabe que tem que fazer, mas poucos executam essa missão com a dedicação e disciplina que ela merece.

Sabe o motivo?

Por que os vendedores não tem uma ferramenta que auxilia com o follow up e registro dos contatos.

Uma das grandes vantagens do CRM é justamente o controle do processo de prospecção.

Um trabalho metódico e eficaz de prospecção é um dos ingredientes para aumentar as vendas da sua empresa.

Nesse artigo procurei citar os indicadores de desempenho de vendas essenciais para que o gestor comercial possa conduzir a sua empresa e a sua equipe a melhores resultados.

A missão de um sistema de CRM é ajudar a sua organização a sair do estado atual para o desejado e assim ajudar no crescimento da sua equipe e da sua empresa.

 

Artigo complementar – Artigo: Guia Completo – Software de CRM ou Software de Vendas

 

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