O que é ROI? E como calcular?

O que é ROI? E como calcular?

Sempre que ouvimos falar em temas ligados ao empreendedorismo, vendas e negócios, lá estão as três letras: ROI.

O Retorno Sobre o Investimento parece algo distante, mais voltado para quem trabalha no departamento financeiro, não é mesmo?

Mas o fato é que entender o que realmente significa pode ser a chave para que você tenha um negócio com mais chances de crescimento. Isso mesmo: saber o que é e como calcular o ROI pode te ajudar a se planejar muito melhor e a aperfeiçoar os detalhes pelo caminho.

Por isso, separe alguns minutos para entender neste artigo:

  • O que é ROI?
  • Por que é importante saber o que é ROI?
  • Como calcular?

Vamos lá!

O que é ROI?

Vamos começar pelo conceito básico: ROI é a sigla de Return On Investment, traduzido como Retorno Sobre o Investimento.

É um indicador numérico, dado em percentual, que sinaliza o quanto você teve de retorno quando fez um determinado investimento. Ou seja: você fica sabendo se realmente teve lucro ou se teve prejuízo em determinada ação.

Por exemplo: vamos supor que você está vendendo um novo produto e quer saber se ele realmente tem dado lucro ou prejuízo. Nesse caso, o ROI é o cálculo ideal, pois você calcula o percentual de retorno com base nos recursos investidos na venda do produto.

Também serve para todos os departamentos da empresa e todas as ações ou campanhas. Exemplos de ROI:

  • campanha de marketing;
  • treinamento de treinamento de vendas;
  • compra de novas ferramentas;
  • retenção de clientes.

Portanto, tudo o que envolve custos e se espera um retorno para a empresa, pode entrar no cálculo do ROI.

Dica de leitura: O que fazer com um equipe de vendas ineficiente?

Por que é importante saber o que é ROI?

Ele indica o percentual de retorno que um investimento teve, então ele é importante por vários motivos.

Em primeiro lugar, a empresa passa a identificar melhor quais são os investimentos que valem a pena (por trazerem retorno) e quais não estão valendo a pena e que precisam ser repensados.

Afinal, se uma determinada campanha de marketing não teve o retorno financeiro esperado nas vendas de um produto, então algo precisa ser feito.

Isso nos mostra a segunda importância deste indicador: facilitar a tomada de decisão.

Uma decisão baseada em dados concretos, em números, é mais assertiva do que um achismo, certo?

Se uma determinada ação não teve retorno, ou não teve o retorno esperado, decisões precisam ser tomadas – e são os números do ROI que ajudam a identificar isso. Por exemplo:

  • Será que o custo do produto está muito alto, o que afetou o lucro líquido? Será que posso negociar com o fornecedor?
  • Será que poderíamos ter investido em outras mídias para a campanha de marketing ter um retorno melhor?

Outra importância: você consegue planejar melhor as suas metas, já que pode se basear nos resultados anteriores e nas ações que deram certo. Além disso, também consegue prever melhor o tempo que levou para que o investimento retornasse.

A última importância é que esse cálculo é estratégico para o crescimento da empresa. Caso você esteja em busca de investidores para o seu negócio, eles avaliarão esse indicador em sua empresa – afinal, eles precisam calcular se o retorno que farão valerá a pena.

Leia também: Como o CRM ajuda no controle total das vendas.

Como calcular?

O cálculo é muito simples:

ROI = [(Ganho obtido – Valor do investimento inicial)  / Valor do investimento inicial] x 100

Vamos supor que você queira calcular o retorno que o lançamento de um produto teve.

Foi realizado um investimento de R$ 15 mil em campanhas de marketing e, no final da campanha, houve um ganho de R$ 150 mil em vendas.

ROI = [(R$ 150.000,00 – R$ 15.000,00) / R$ 15.000,00] x 100

= [135.000,00 / 15.000,00] x 100

= 9 x 100

= 900%

Neste exemplo, o ROI foi positivo, já que gerou um retorno 9 vezes maior do que o valor do investimento inicial. No final da campanha de marketing, a empresa teve um retorno de 900%.

É importante lembrar que nem sempre o retorno será positivo e, nesse caso, cabe à empresa avaliar o que houve de errado e aparar as arestas para os próximos investimentos.

De toda forma, o ROI é um indicativo que dá um norte importante para os negócios, não é mesmo?

No próximo post, vamos aprender sobre outro indicativo que a sua empresa precisa levar em consideração: o Churn. Entenda o que é Churn, como calculá-lo e como evitá-lo.

E-books

Bônus: No vídeo abaixo, confira outras 10 metas e indicadores de desempenho para a sua empresa avaliar:

Compartilhe

As Redes Sociais

Assine a Newsletter

O Papo é Vendas!

Assinar no LinkedIn