Como Criar Planilha de vendas

planilha de vendas

Está difícil melhorar os resultados? Não sabe por onde começar?

Sua equipe não consegue informar o que está acontecendo no processo de vendas?

Então já passou da hora de, no mínimo, você ter uma planilha de vendas.

Apesar de tantos softwares e tecnologias disponíveis muitos gestores preferem desenvolver a própria planilha de vendas para ter mais consistência na análise dos dados e adotar novas estratégias.

É importante padronizar a planilha para que cada vendedor não faça a sua e use de maneira diferente.

Crie uma planilha de vendas para que todos possam rapidamente anotar as informações relevantes.

O que você deve considerar ao criar a sua planilha:

 

  • Qual o objetivo (controlar o quê)?
  • A mesma planilha deve atender a todos os vendedores?
  • Dar um feedback ao vendedor pelos dados apresentados
  • Comparar o uso da planilha versus o de um software

 

Qual o objetivo (controlar o quê)?

Tudo em gestão deve ter um por quê, ou seja, um objetivo bem claro do que pretendemos atingir.

Na planilha de vendas o mais importante é você ter o controle sobre determinadas informações que tem impacto direto no seu resultado.

Assim você pode gerenciar sua equipe através destas informações e obter métricas e indicadores que apontam onde estão as falhas e os acertos das estratégias adotadas.

A planilha de vendas é um caminho bem simples e eficaz para o gerenciamento de informações relevantes e muitas vezes ganha-se tempo ao evitar gerar extensos relatórios no software de gestão da empresa.

A grande desvantagem é o controle manual e deve-se ter muita disciplina para não deixar os dados ficarem para trás.

 

Saiba mais – Como criar equipes com alto desempenho em vendas

 

A mesma planilha deve atender a todos os vendedores?

O ideal é sim, até porque a planilha de vendas acaba por atender empresas de menor porte que não tem conhecimento ou não podem investir em determinados softwares de gestão.

Caso a sua empresa atenda diferentes perfis de clientes ou nichos de mercado até pode-se ter uma planilha de vendas diferente para cada situação.

Dependendo do segmento de atuação busca-se informações específicas para serem adicionadas na planilha.

Mas fica a dica: tudo o que é demais não faz bem!

Portanto tenha foco em criar poucas ou uma só planilha para evitar uma enorme perda de tempo em registrar informações que ninguém analisa.

 

Artigo complementar – Organização pessoal e foco no resultado

 

Dar um feedback ao vendedor pelos dados apresentados

A meu ver um dos grandes objetivos de criar uma planilha de vendas específicas é justamente dar um feedback e direcionar os esforços do vendedor.

Infelizmente ainda é comum chegar no começo do mês é os seus vendedores não terem respostas efetivas dos motivos das vendas terem sido boas ou ruins.

Fica tudo muito superficial e quase impossível tomar decisões em cima desse achismo todo.

Com uma planilha de vendas bem elaborada fica mais fácil controlar o que pode vir a interferir diariamente os resultados e dar feedback aos seus vendedores por meio de indicadores.

Assista a série de vídeos – Como Liderar Equipes de Vendas

 

Comparar o uso da planilha versus o de um software

Evidente fazer uso de um software de CRM é uma ótima opção para ter as métricas e indicadores referente aos resultados.

Sem o CRM adote a planilha de vendas para fazer análises mais efetivas.

 

Dica de leitura – CRM: 8 motivos (diferentes) para sua empresa usar um

 

Além do CRM, estude e conheça bem o seu ERP.

Muitas empresas têm relatórios fantásticos no ERP, mas o gestor não emite porque muitas vezes os processos são complexos.

Mesmo com a tecnologia de um software a planilha de vendas é eficiente para acompanhar processos específicos ou campanhas.

Por vezes o software que sua empresa contratou já tem relatórios predefinidos e não permitem incluir certas informações.

Acredito que esses são os pontos principais para se refletir antes de criar uma planilha de vendas e monitorar o processo de gerenciamento de determinados processos.

O importante no final é sua gestão ser mais eficiente e precisa, além de ajudar a equipe de vendas a analisar e melhorar os seus resultados.

Leia também – 4 Dicas para criar campanhas de incentivo em vendas

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