8 Aplicativos de Vendas que Não Podem Faltar para o Vendedor

Concentração, foco, organização, agilidade e assertividade. Existem aplicativos de vendas que são capazes de ajudar a desenvolver essas cinco características e várias outras!

A quantidade de soluções disponíveis no mercado e a curiosidade do brasileiro têm aquecido o segmento de aplicativos de celulares nos últimos anos.

Segundo a matéria feita pelo site Agência Brasil, nosso país ocupa a terceira posição mundial no ranking de tempo de uso de aplicativos, com uma média de 3 horas e 45 minutos por ano. A média mundial é de 3 horas e 40 minutos.

Assim, diante de um índice como esse, você não pode ficar de fora, por isso, confira a lista de aplicativos de vendas mais utilizados e com foco em aspectos como comunicação, organização, gestão de vendas e produtividade.

  • Motivos para usar aplicativos de vendas;
  • Quais os aplicativos de vendas mais usados?

Motivos para usar aplicativos de vendas

Caso você ainda duvida que os aplicativos de vendas pode te ajudar, veja  a seguir alguns argumentos que irão te provar que sim, os aplicativos de vendas vão fazer toda a diferença na sua vida!

O primeiro motivo para começar a usar aplicativos de vendas é a popularidade. No ano de 2019, foram mais de 204 bilhões de downloads de aplicativos de diversos segmentos ao redor do mundo, segundo dados divulgados pela “The State of Mobile 2020”.

Isso já nos mostra que uma parcela significativa da população mundial já aderiu à tendência de usar aplicações para facilitar a rotina.

O segundo motivo está relacionado à acessibilidade. A maioria dos aplicativos disponíveis nas lojas virtuais é gratuita, ou conta com uma versão básica gratuita.

De acordo com a pesquisa Global App Trends, 97% do tráfego global de downloads orgânicos (gratuitos) de aplicativos é direcionado para o segmento de ferramentas (no qual se enquadram os apps da lista a seguir).

Por último, mas não menos importante, não poderíamos deixar de mencionar a portabilidade. Ou seja, por serem aplicativos instalados em um dispositivo móvel (como celular ou tablet), podem ser acessados a qualquer hora, de qualquer lugar, o que os tornam grandes aliados de vendedores autônomos e comerciantes porta a porta.

Saiba mais: Venda porta a porta – quanto vale a pena usar esse método?

Quais os aplicativos de vendas mais usados?

Os aplicativos de vendas  permitem ao consumidor encontrar produtos, escolher, comparar e comprar. Alguns dos melhores aplicativos de vendas  listamos abaixo, acompanhe.

1. Mercado Livre

O Mercado Livre foi criado em meados de 1999 na Argentina e hoje é a maior plataforma da América Latina especializada em comércio eletrônico.

É muito difícil achar uma pessoa que nunca tenha utilizado seus serviços, sejam para comprar, vender, anunciar ou gerir os seus negócios pela internet.

Afinal, O Mercado Livre é o 5º site mais acessado do Brasil, contando com em média 52 milhões de visitas por mês.

Mais raro ainda é ser capaz de não encontrar alguma coisa na plataforma, já que lá se vende tudo, desde vestuário até móveis, tanto novos quanto usados.

O melhor de tudo é que o Mercado Livre possui uma ferramenta voltada especialmente para quem deseja criar uma loja online com domínio próprio, layout personalizado e sistema de pagamento em poucos minutos.

É o mercadoshops, que também oferece ferramentas de marketing, de gestão e de estoque de vendas.

O Mercado Livre trabalha com outros quatro segmentos principais:

  • Marketplace: comércio de produtos com 211 milhões de usuários na América Latina;
  • Mercado Pago: é um sistema de pagamento que garante uma segurança a mais para quem compra ou comercializa na plataforma e até em outros sites. Com o Mercado Pago, os lojistas conseguem oferecer todas as opções de cartões de crédito, boleto para pagamento;
  • Mercado Envios: é a tecnologia de logística do Mercado Livre. O sistema consegue calcular o valor do frete e faz impressão de etiquetas pré-pagas para você utilizar na hora de enviar o produto;
  • Mercado Livre Publicidade: área de comercialização e publicidade do Mercado Livre.

2. eBay

Lançado em 1995, acredita-se que o eBay tenha inaugurado o comércio de produtos na rede. Por isso, ele é tão popular não só no Brasil como no mundo inteiro.

Para aqueles que não conhecem o funcionamento do eBay é bem semelhante ao do Mercado Livre, permitindo a compra e venda de produtos variados, tanto novos quanto usados. Além de ser conhecido pelos seus leilões.

Em 2019, o eBay, antes disponível apenas em inglês, passou a contar também com site em português, facilitando de vez as buscas para os brasileiros. Os produtos já estão com seus preços na moeda local brasileira.

3. OLX

Assim como no Mercado Livre ou eBay, você pode anunciar na OLX qualquer produto que tenha interesse em desapegar.

A diferença é que a plataforma não realiza o pagamento e nem a entrega dos produtos. Ou seja, é preciso que o comprador e o vendedor se comuniquem para acertar esses detalhes.

Na prática, funciona exatamente como um site ou aplicativo de classificados online.

4. WhatsApp

O WhatsApp passou a ser muito mais do que um aplicativo móvel destinado para bater papo, ainda que não tenha sido criado com o objetivo de vender, 80% das empresas já estão marcando presença na plataforma.

E por isso mesmo foi lançado o WhatsApp Business, especialmente para aquele proprietário de pequenas empresas que faz uso frequente do aplicativo em suas vendas.

O WhatsApp Business também conta com funções que facilitam a interação com o funcionário, usando ferramentas de automatização das respostas.

5. Enjoei

Aquelas roupas que estão no seu armário que já não te servem mais podem ganhar um novo destino! O Enjoei é o aplicativo ideal para quem quer desapegar das roupas de forma rápida, prática e ainda garantir uns trocados!

O Enjoei começou como um blog voltado para troca e venda de roupas usadas e se transformou no mais famoso brechó online do Brasil.

No aplicativo, tem muita coisa boa, visto que todos os produtos passam por uma avaliação criteriosa para serem comercializados e cada vendedor pode criar a sua própria lojinha virtual para vender roupas, acessórios e até mesmo eletrônicos.

Ainda que o Enjoei tenha um estilo mais jovem, lá é possível encontrar artigos para todo o tipo de público.

Para produtos de até R$100 a plataforma cobra 18,5% de comissão + tarifa.

Acima desse valor, são 20% de comissão + tarifa pelos serviços de intermediação, meios de pagamento, segurança e demais custos.

6. Reserve

O Reserve não é um aplicativo para vender, mas pode ajudar a alavancar as vendas do seu negócio.

Ele é o sistema ideal para empresas que estejam buscando mais agilidade em serviços de gestão de despesas e viagens corporativas. A verdade é que viagens de negócios, muitas vezes, podem ser um tanto quanto difíceis e demoradas de se monitorar.

O aplicativo Reserve chega com a proposta de descomplicar diversos processos, como os reembolsos, por exemplo.

O serviço promete gerar economias de até 28% em viagens e de até 73% do tempo necessário para processar todos os gastos.

Entre suas funcionalidades estão:

  • Automação de processos;
  • Rastreabilidade do fluxo de trabalho;
  • Controle integral;
  • Redução de custos.

Saiba mais: Redução de custos de vendas

Muito mais do que entrar na moda dos aplicativos móveis, um bom vendedor e empreendedor deve ser organizado, uma vez que todo o bom funcionamento dos seus negócios depende de uma boa gestão!

E quando o assunto é gestão não podemos deixar de falar sobre os softwares de gestão, tais como o sistema CRM, o software mais utilizado entre os empreendedores de sucesso.

Com o software CRM é possível armazenar e organizar todos os dados dos seus clientes, vendedores e vendas, tudo isso em um só lugar e de uma maneira prática e rápida.

Além disso, o sistema CRM é capaz de emitir relatórios que te ajudam a descobrir onde estão os gargalos que impedem que suas vendas alavanquem e ainda facilita a gestão da sua carteira de clientes.

Os benefícios são ótimos para aquele empreendedor que está começando e também para aquele que quer modernizar seus processos, afinal de contas, quem não acompanha as tendências de mercado acaba sendo deixado para trás.

Continue a leitura: O que é CRM e suas vantagens?

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