MQL – o que significa?

MQL

Pense na seguinte situação: você é vendedor em uma loja de roupas, e atende um cliente que está procurando uma calça jeans flare azul escura tamanho 38. Bem específico, né? Pois é! Provavelmente esse cliente foi até sua loja por indicação, e ele já sabe tudo sobre o seu negócio, preços, opções de pagamento etc. Ele precisa de algo que o ajude a tomar a decisão de compra. Esse cliente é um MQL.

Se você trabalha com vendas ou marketing, já deve ter ouvido falar sobre MQL (em português, leads qualificados para marketing). Um cliente MQL significa uma nova oportunidade de negócios.

Em outras palavras, o MQL pode ser denominado como leads qualificados, e isso é o que toda empresa sonha, não é mesmo? Quem não quer ter uma vasta lista de leads? Afinal, estamos falando de possíveis compradores que consumiram muito conteúdo sobre o seu negócio, já tem contato com a sua marca, e demonstraram interesse.

Esses leads são a representação do seu público-alvo, que é todo segmentado por interesses, aumentando ainda mais as chances de fecharem um negócio, o que os diferenciam dos demais clientes.

Aliás, falando em público-alvo e segmentação, você sabe que quanto mais você conhece seu cliente e mais informação possui sobre o que ele procura, maiores são suas chances de venda?

Você quer entender mais sobre esse conceito e melhorar a gestão do seu negócio? Continue a leitura deste artigo!

Para você entender melhor, vamos separar esse texto por tópicos! Confira a seguir:

  • O que é MQL? Entenda o conceito
  • A importância em qualificar leads
  • Classificando um MQL: conheça sua persona
  • Recorrendo ao vendarketing
  • Conclusão

O que é MQL? Entenda o conceito

Quando falamos sobre MQL, estamos falando sobre clientes que já conhecem muito bem o problema que o aflige, e precisa resolver isso da melhor maneira possível.

Por esse motivo, essa pessoa já interagiu bastante com sua marca. Visitou o site, redes sociais, leu os posts, leu comentários, leu o blog, baixou materiais, enfim, ele já conhece o seu negócio.

Contudo, mesmo após consumir esse tanto de conteúdos, o MQL ainda está em busca de algo que o ajude a decidir de uma vez por todas o que ele deve escolher, qual a melhor solução para o problema que ele tem.

Quando o cliente é um MQL isso significa que sua equipe de marketing ainda tem trabalho para ser feito para convencê-lo de que vale a pena escolher a sua marca! Após um trabalho bem sólido nessa fase, ele irá considerar comprar na sua loja.

Aqui, o conteúdo produzido para convencer esse cliente precisa ser mais aprofundado, precisa ter valor de verdade. É hora de guiar o desejo dele para o seu produto, fazendo-o enxergar a relevância da sua marca do que você oferece.

Para ler mais tarde: Como contratar vendedores?

A importância em qualificar leads

Não é fácil gerar um lead. Antes de alguém se tornar seu cliente de fato, essa é a primeira conversão que você precisa fazer.

Você pode gerar muitos leads, mas não pode se esquecer de que para que eles continuem interessados, algo precisa ser feito.

Além disso, por melhor que seja o seu produto ou sua estratégia, nunca sabemos de fato quem se torna ou não cliente. Alguns podem comprar o seu produto ou serviço em minutos, e outros nem serão seus clientes de fato.

É por isso que qualificar leads é muito importante dentro da sua estratégia. Você precisa especificar como cada pessoa interessada pode reagir e que tipo de ação faz sentido para ela naquela etapa.

As ações podem variar muito. Enquanto um cliente precisa de um longo tempo para se decidir, outros já estão decididos e estão dispostos a consumir um conteúdo mais aprofundado.

Não deixe de ler – 5 dicas para pré-qualificar clientes

Classificando um MQL: conheça sua persona

Existem alguns parâmetros que farão você qualificar um lead, para isso é preciso entender bem o que cada um significa. Até aqui, já descobrimos o que é MQL e sua importância, entretanto, como poder identificá-lo dentro do processo?

Bom, para conseguir identificar, continue a leitura deste artigo! Existem alguns passos que irão te ajudar, e o primeiro é conhecer bem sua persona.

Para conseguir criar um bom sistema de qualificação, você precisa conhecer sua persona, e conhecer muito bem!

Essa ferramenta de marketing é importante pois ela guiará todo o resto da estratégia do conteúdo que sua equipe precisará produzir.

Se o conteúdo não estiver de encontro com o que a sua persona procura, ou se for superficial, já irá prejudicar toda sua estratégia.

Ter uma persona significa ter em mãos a representação do seu cliente ideal. Com esse perfil pronto, é possível criar as ações que irão guiar o seu lead, e dessa forma será possível classificar se o comportamento deles está de acordo com o que foi esperado, com base no perfil da persona.

Se durante esse processo você perceber que os leads qualificados não estão agindo conforme o que se espera da persona, então algo precisa ser mudado no seu planejamento e estratégia.

Para ler mais: Estratégias de vendas: como alavancar o seu negócio?

Recorrendo ao vendarketing

Quando falamos em qualificar leads, essa é uma missão que precisa ser coletiva, afinal todos envolvidos no processo de atração, nutrição e venda são importantes.

Essa colaboração entre os setores tem o nome de vendarketing, que nada mais é do que a união do time de vendas + marketing, que tem como objetivo tornar mais eficiente o processo de atrair e reter mais clientes.

Aplicar o vendarketing irá alinhar toda e a equipe e criar uma certa parceria, o que tornará o processo mais colaborativo, fácil e ativo. Mantendo os times unidos, melhora a comunicação e o entendimento do que é um lead qualificado. Dessa forma, as oportunidades aumentam.

Aplicando o vendarketing, os times analisam e decidem tudo juntos, como:

  • Quais características possuem os leads ideais para serem contatado pelo time de vendas;
  • Quais demandam uma atenção especial.

Já com as responsabilidades de cada setor devidamente comunicadas, as equipes trabalham juntas no processo de qualificar o maior e melhor número de leads possível.

Conclusão

Essas foram algumas dicas de como identificar um MQL.

Neste artigo aprendemos o que é um MQL e como classificá-lo, além de descobrirmos sua importância dentro do processo, e o quão benéfico pode ser para o seu negócio. Você planeja suas estratégias baseando-se nos interesses do MQL? Essa é uma ótima oportunidade para começar.

Vídeo Bônus – MQL e SQL: o que eles representam em vendas

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