O que é BSC? (Balanced Scorecard)

bsc - Balanced Scorecard

Caso você almeje estabelecer e acompanhar projetos a curto prazo para sua empresa, o BSC (Balanced Scorecard) pode ser a ferramenta que esteja buscando e ainda não sabe.

Esse modelo de gestão pode ser fundamental no momento de estabelecer metas e definir as tomadas de decisões da sua empresa, e vale a pena ser implementado se você busca atingir objetivos além dos imediatos, ou seja, os que estão previstos para curtos prazos.

Sendo assim, com o BSC podemos não só entregar os resultados do período de agora, mas também, preparar o terreno para os resultados daqui a 3, 6 ou até 10 anos. Afinal de contas, é necessário termos um planejamento e estabelecer nossa visão de futuro, certo?

Continue a leitura e veja neste post como funciona o Balanced Scorecard, ou BSC e como pode te inspirar a estabelecer todas as principais metas e objetivos para sua empresa prosperar!

Neste artigo veremos:

  • O que é o BSC (Balanced Scorecard)?
  • As 4 Perspectivas:
    • Perspectiva Financeira
    • Perspectiva de Clientes
    • Perspectiva de processos internos
    • Perspectiva de aprendizado e crescimento
  • Conclusão

O que é o BSC (Balanced Scorecard)? 

O BSC é um modelo de gestão estratégica criado por Robert Kaplan e David Norton e visa o crescimento da empresa definindo metas e resultados mais amplos do que somente os imediatos.

Por exemplo: muito provavelmente você tem uma lista de afazeres e resultados a entregar bem longa para essa semana, ou para esse mês e dedica um bom tempo para finalizá-los.

Porém se focar somente nesses resultados e não levar em consideração onde quer que sua empresa esteja a alguns anos, isso atrapalhará o crescimento da sua organização, pois, para que ela prospere, é preciso ter foco e uma visão de futuro muito bem definida.

A visão de futuro é referente a qual realidade você quer que sua empresa tenha daqui um tempo. Seja um capital maior, ou uma imagem solidificada no mercado, ou algum número específico na sua base de clientes.

A questão é que precisamos ter em mente onde queremos que a empresa esteja, e construir hoje o caminho que nos levará até lá e o BSC está aqui justamente para isso!

Dessa forma, o Balanced Scorecard surge para sanar essa questão. Nele, o modelo de gestão deve levar em consideração 4 perspectivas para definir as metas para a empresa em um médio prazo, ou seja, daqui a alguns anos.

Veja também: Por que o segredo do Sucesso é definir as metas certas

As 4 Perspectivas 

Entendendo que as organizações são instituições elaboradas e dependentes de um bom funcionamento em diversos setores correlacionados, Kaplan e Norton instituíram que os indicadores de resultados do BSC fossem levados em conta sob quatro pontos diferentes.

Esses indicadores são baseados em perspectivas e setores distintos, mas interligados e são eles:

Perspectiva Financeira

Como o próprio nome já diz, nessa parte devem ser levadas em consideração as metas e objetivos financeiros da empresa. Isso pode ser feito analisando os períodos de curto, médio e longo prazo, e assim, ao conseguir atingir um, já ter em mente o caminho do outro.

No intuito de definir as metas, nesta perspectiva podem ser feitas algumas perguntas, como por exemplo:

  • “Quanto almejo que minha empresa esteja lucrando daqui a X anos?”
  • “Daqui a tal tempo, quero reduzir o custo do processo X para …”

O importante aqui é levar em consideração os aspectos financeiros da sua operação, seja pensando em maneiras de lucrar mais, ou de ter a mesma qualidade com menos custos.

Perspectiva de Clientes

Nessa perspectiva, precisamos colocar o resultado com os clientes em consideração. Afinal de contas, sem eles não há nenhum processo, certo?!

Se você almeja crescer e melhorar os resultados da sua empresa, muito provavelmente considera ter mais clientes ao longo do tempo. E é sob essa perspectiva que precisa considerar e definir as estratégias e metas de vendas, por exemplo.

Alguns indicadores dessa perspectiva podem ser, por exemplo:

  • Implementar um CSAT (nível de satisfação dos clientes com seu produto/serviço) de 90%;
  • Aumentar a retenção dos clientes;
  • Aumentar o número de aquisição de clientes/mês.

Veja também: 7 dicas para aumentar a produtividade em vendas

Perspectiva de processos internos

Já na terceira perspectiva, o que iremos levar em conta são os processos internos que têm maior impacto no nosso negócio. Aqui precisamos refinar e aprimorar esses processos até atingirem o nível de excelência.

Não adianta ter uma boa ideia de produto/serviço se internamente você não tem uma boa organização para implementá-lo. Portanto, tão importante quanto as vendas em si é a forma como seus processos são executados.

Principalmente se forem processos de vendas que têm contato com o cliente final!

E claro, se os processos internos já existentes não estão sendo suficientes, não deixe de considerar incluir novos processos. Aqui o foco deve ser a melhoria contínua e fazer com que a engrenagem do negócio gire fluidamente e sem atritos.

Alguns exemplos de indicadores dessa perspectiva do BSC são:

  • Inovar o Design do produto X;
  • Estruturar e registrar todo o processo de atendimento ao cliente;
  • Atualizar ou trocar os sistemas para outros com mais resultados.

Perspectiva de aprendizado e crescimento

E por último, mas não menos importante, temos a perspectiva que visa o crescimento da empresa em relação ao aprendizado. Aqui você deve definir metas estratégicas que visem tornar sua empresa mais apta para realizar as atividades.

Neste processo devemos voltar a atenção para o que compõe nossa empresa: nossos colaboradores. Afinal, são eles quem fazem boa parte das tarefas e são fundamentais no alcance de resultados.

Voltando ao exemplo anterior, você pode ter um bom produto, bons processos devidamente definidos, mas se não tiver colaboradores competentes e bem-treinados, a conta também não fecha.

Aqui podemos pensar em formas de aprimorar os colaboradores e manter saudável a relação entre todos. Sendo assim, temos por exemplo:

  • Capacitar os colaboradores em ferramentas necessárias da operação;
  • Estabelecer uma organização de Clima e Cultura na empresa;
  • Instruir os colaboradores em conhecimentos relacionados à operação.

Dica de leitura: Como incentivar a equipe de vendas

Conclusão

Neste artigo vimos como o Balanced Scorecard nos apresenta pontos de vista diferentes em cada setor da empresa e como podemos levar em consideração cada perspectiva ao estabelecer as metas.

Além disso, abordamos alguns exemplos de como as metas em questão podem ser, mas é importante ressaltar que cada empresa tem uma realidade diferente e pode ter um modelo de metas diferentes e cabe a você definir qual a estratégia que mais tem a ver com a sua.

Além do BSC como ferramenta, um CRM Software pode ser o sistema que você está procurando para registrar seus dados e realizar avaliações antes de definir as metas. Não sabe ainda o que é um e como ele pode te ajudar?

Leia nosso post sobre O que é uma Ferramenta de CRM!  

E aí, gostou desse artigo? O que achou das orientações? Aproveite e nos conte abaixo suas considerações e outros pontos que possam ter ficado de fora dessa lista.

Estamos ansiosos para saber o que você tem a dizer.

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