Ferramentas para Tomada de Decisão

ferramentas para tomada de decisão

Gestores estão sempre na iminência de definir caminhos a serem seguidos e ações a serem executadas. Nesses casos, errar não é uma opção viável, afinal, há muitas perdas possíveis nesses deslizes. É por isso que contar com ferramentas para tomada de decisão se tornou algo de extrema importância, sobretudo em um mundo digital.

Hoje, cada ação realizada dentro de uma empresa, ou um resultado proveniente dessas ações, pode ser devidamente mensurado em dados. Logo, é fundamental que gestores saibam como usar isso a seu favor. Além desses números, há também mecanismos tradicionais de análise de cenários que ajudam a visualizar possibilidades mais concretamente.

A tomada de decisão precisa ser feita sempre, mas o ideal é que ela seja baseada em informações seguras, o que as ferramentas possibilitam. Vamos tratar melhor sobre esse assunto passando pelos seguintes tópicos:

  • Qual é a importância da tomada de decisão?
  • Quais são as melhores ferramentas para tomada de decisão?

Acompanhe!

Qual é a importância da tomada de decisão?

A tomada de decisão é um processo quase que rotineiro, mas isso não o faz menos importante para as empresas. Gestores estão o tempo todo que decidir sobre as mais variadas questões, sendo as principais:

  • onde investir;
  • em que área cortar custos;
  • quais ações de marketing escolher;
  • quais metas priorizar.

Cada uma das decisões, maiores ou menores, podem trazer consequências ou, se forem feitas da maneira certa, resultados favoráveis. Tudo vai depender do que foi considerado na hora de avaliar cada situação. Portanto, se esse momento é baseado apenas em “achismo”, não duvide, tem tudo para dar errado!

Se falamos de gestão profissional, então faz ainda menos sentido não ter certeza sobre o que está sendo decidido para a empresa. É claro que não se pode prever o futuro, mas hoje, é muito mais possível saber o que esperar, minimamente. Isso porque a tecnologia avançou e há muito mais informação à disposição dos gestores.

Dados mudaram a forma de tomar decisões

Não podemos falar em tomada de decisão sem citar os dados. Por exemplo, se você quer aumentar os investimentos sobre um produto, pode checar os dados para entender a aceitação do público acerca desse item. Então, uma pessoa gestora tem maiores possibilidades de entender se esse é um movimento com boas chances de trazer retornos.

Dessa maneira, os dados podem embasar absolutamente toda e qualquer decisão, desde que sejam geridos e analisados por pessoas especializadas. Esses profissionais devem, então, gerar relatórios de fácil entendimento que vão para os gestores. É com esses documentos que a gestão pode tomar a decisão que julgar mais correta.

Quais são as melhores ferramentas para tomada de decisão?

As ferramentas para tomada de decisão vão ajudar a gestão a analisar cenários, avaliar dados e entender como esse amplo volume de números e registros traduzem a situação. Portanto, acompanhe na sequência as melhores ferramentas e como usá-las de maneira adequada.

Análise SWOT

Uma das mais famosas ferramentas para tomada de decisão, a análise SWOT é bastante tradicional e permite que equipes de gestão tenham uma visualização eficaz de situações. Essa ferramenta deve ser executada da seguinte maneira: em um quadro, crie quatro colunas de fatores (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) a serem analisados em cada situação.

Em cada uma dessas colunas, as pessoas envolvidas na análise devem colar bilhetes adesivos com uma força, fraqueza, oportunidade ou ameaça que acreditam merecer destaque. Dessa maneira, há uma visualização potencializada da quantidade de fatores presentes em cada coluna. Assim, é mais fácil entender o cenário e, dessa forma, tomar a decisão com maior segurança.

Ferramentas de analytics

As ferramentas de analytics são as plataformas em que os dados serão monitorados e analisados de maneira contínua. Se formos falar de um exemplo clássico e de alta eficácia, sem dúvidas o Google Analytics é o principal deles. Portanto, ele não permite um acompanhamento tão facilitado e integrado a vendas quanto o sistema CRM.

O grande benefício de utilizar um CRM é que ele é um sistema de gestão de relacionamento com o cliente e vendas. Ou seja, dentro desse ambiente é possível monitorar os dados referentes a todo o histórico de consumo, atendimento e preferências de cada cliente. Assim, fica mais fácil tomar decisões baseadas no que seu consumidor compra e prefere.

Matriz de Eisenhower

Muitas vezes, as decisões que precisam ser tomadas por gestores se resume simplesmente em quais tarefas focar. Isso é muito comum, sobretudo em estruturas de negócios com muitas demandas e com várias delas do mesmo nível de atenção. Então, é importante saber como priorizá-las de maneira responsável e de uma forma estratégica.

A matriz de Eisenhower é uma técnica dedicada a saber priorizar essas tarefas e, por isso, é usada também uma representação visual de duas colunas em um quadro. Elas serão as seguintes:

urgente – Nesta coluna, é preciso dividir em dois níveis, sendo o primeiro o mais importante (tarefas a fazer imediatamente) e o outro, não importante (aqui, se deixa para fazer depois);

não urgente – Nesta coluna, você deve dividir nos níveis de definição de quando fazer (isso para as tarefas que são importantes, mas não urgentes) e eliminar (não são urgentes e não têm nenhuma importância)

Essa é uma das mais simples ferramentas para tomada de decisão, mas que permitem uma análise mais precisa e, principalmente, organizam a fila de tarefas. Para ajudar a montar seu quadro, fique com este exemplo criado pelo Designer Organizacional Lívio Temoteo:

Pesquisa NPS

Por fim, a pesquisa NPS, ou pesquisa de satisfação, é uma das metodologias mais objetivas e precisas na hora de avaliar a satisfação dos consumidores com a empresa. Essa é uma métrica simplesmente fundamental e que pode ser usada como base para uma série de tomadas de decisões, sobretudo aquelas que afetam o cliente.

A pesquisa NPS é simples: você envia um e-mail para seus clientes perguntando o quanto eles estão satisfeitos com sua empresa em uma escala de 0 a 10, sendo 0 o nível mais baixo de satisfação e, 10, o mais alto.

Depois disso, é só calcular a média entre essas avaliações e entender o nível geral de satisfação com a empresa. Nesse caso, quanto mais alto, maiores as chances de seu consumidor estar mais propenso a se manter assim com movimentos que sua empresa precise executar.

As ferramentas para tomada de decisão precisam ser utilizadas sempre que necessário, avaliando qual delas se encaixa melhor nas situações que aparecerem. Assim, gestores saem do campo de especulação e passam a conquistar melhores resultados.

Além de decisões certeiras, um bom processo de vendas também garante que as empresas conquistem grandes resultados. Saiba mais sobre esse assunto!

Dicade leitura – Ferramentas de Vendas que Você Deve Usar

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Vídeo – Bônus – 10 Dicas para Desafiar as suas Verdades – parte 1

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