Canal no YouTube: 5 Dicas para Bombar na Internet

Todo Youtuber em seu começo de carreira tinha dúvidas de como divulgar seu canal no YouTube e aumentar as suas visualizações, caso você esteja procurando por dicas saiba que isso é normal!

Você até pode gravar bons vídeos, ter um conteúdo interessante, mas seu sucesso na plataforma depende de ser encontrado.

Afinal, um ótimo material sem audiência perde totalmente seu valor. Mas não desanime, há solução até mesmo para divulgar um canal no YouTube pequeno, mas com grandes ambições.

Para isso, confira o conteúdo que separamos para te ajudar!

  • Horários ideais para publicação de vídeos
  • Frequência de publicação no canal no YouTube
  • Como monetizar no YouTube?
  • 5 dicas para bombar na internet

Horários ideais para publicação de vídeos

Muitas pessoas se perguntam se há horários e dias ideais para se publicar no canal do YouTube, de acordo com o Google, geralmente sim!

Porém isso não é um período fixo para todos, depende de cada canal. Recomenda-se que o criador conheça a sua audiência no canal, analisando os dados de audiência. O próprio Google fornece o Analytics, disponível para todos os canais do YouTube.

Caso o público do canal acesse o YouTube apenas fora do trabalho, por exemplo, é provável que o fim de tarde ou início da noite seja o melhor momento para publicar.

Para chegar a esse equilíbrio, é necessário testar dias e horários para a postagem de vídeos e acompanhar o desempenho.

Saiba mais: Google Trends – 8 dicas para usar no seu negócio

Frequência de publicação no canal no YouTube

Para pensar na frequência de publicação do seu canal é preciso ter um planejamento a médio prazo. Se por exemplo a ideia for uma publicação por semana, considerada por muitos a periodicidade mínima para fazer um canal acontecer – seria necessário publicar 52 vídeos em um ano.

Dica de leitura: Planejamento estratégico – O que é e Vantagens

Como monetizar no YouTube?

Para ter acesso ao recurso de monetização o administrador do canal precisa ativar essa opção nas configurações e atender aos requisitos de qualificação do Programa de Parcerias do YouTube. Mas isso não significa que os anúncios serão exibidos automaticamente.

Antes disso, o conteúdo passa por um processo padrão, que inclui análises automáticas ou manuais. Também é preciso estar em  conformidade com as diretrizes de conteúdo adequadas para publicidade da plataforma.

O YouTuber é pago quando seu público assiste a anúncios exibidos antes do seu conteúdo original. O valor ganho com publicidade é compartilhado entre o YouTube e o criador de conteúdo.

Existem também outros recursos de monetização alternativa, como o Super Chat e Super Stickers, os quais permitem que os espectadores comprem mensagens de chat que se destacam e, em alguns casos, fixá-las no topo do feed de chat.

Leia também: 6 dicas para aumentar o tráfego do site

5 dicas para bombar na internet

Conheça agora as dicas para fazer com que seu canal no YouTube tenha sucesso!

1. Dê títulos criativos para seus vídeos

Inicialmente, seus vídeos serão encontrados no YouTube a partir da busca direta na ferramenta, ainda que não apareça entre os primeiros resultados, dá para chamar a atenção do usuário.

Ao passo que ele vai rolando a página para conferir as opções sugeridas, a dica é garantir que o clique seja no seu vídeo.

E a melhor forma de conseguir isso é acertar em cheio no título do material. É preciso ter duas coisas no título: ser informativo e atraente.

2. Otimize seu conteúdo do YouTube para SEO

Conforme o usuário pesquisa, é muito importante que seu conteúdo apareça logo de cara.

O segredo para que isso aconteça é utilizando o SEO, sigla em inglês para Search Engine Optimization.

Nada mais é do que um trabalho de otimização do conteúdo que favorece o seu posicionamento à frente dos demais como sugestão de resultados de pesquisa.

Dica: capriche na sua palavra-chave!

Ela é a responsável por corresponder à palavra ou expressão exata que o seu usuário digita na sua busca. A ideia, então, é que o visitante faça a sua pesquisa e o YouTube apresente o seu vídeo como uma das primeiras opções para ele conhecer.

3. Crie miniaturas claras e atraentes

Diferente do que acontece no Google, no YouTube, os resultados são apresentados com o título do vídeo junto a imagens.

Elas são as miniaturas, uma prévia do vídeo que ajuda na decisão do usuário sobre qual conteúdo consumir.

As miniaturas sempre vão estar presentes, mesmo que você deixe elas de lado, só que, nesse caso, o YouTube é quem vai gerar uma imagem automaticamente.

Não é o ideal, pois a plataforma não faz uma análise sobre o melhor momento do vídeo a escolher. Esse é um compromisso do dono do canal.

Dicas para criar uma miniatura:

  • Procure criar uma identificação rápida pelo usuário;
  • Vale um close-up do rosto;
  • Também pode usar um logotipo, caso tenha um e queira reforçar sua marca, de preferência como marca d’água em um canto da imagem;
  • Experimente algum efeito diferente, como sobreposição de texto, fundo colorido e contornos em volta de pessoas ou objetos.

4. Tenha o seu perfil do YouTube o mais completo possível

Assim que começar a divulgar o seu canal no YouTube, sabe qual será a consequência lógica? Sim, os primeiros visitantes vão surgir na sua página.

Só que você não é um influencer digital, mas um mero desconhecido.

Então… garanta que as pessoas saibam quem é você e sobre o que é o seu canal. É de suma importância que leve em conta as características das suas personas nessa hora.

As informações que você vai incluir no perfil e a linguagem adotada precisam combinar com o público que deseja atrair.

Para não ter erro, diga logo de cara qual o tipo de conteúdo seu canal terá, garantindo que aqueles que vão ficar ali possuem interesse de fato nos seus vídeos -e isso vai gerar likes importantes para divulgação do seu canal no YouTube.

Também é uma boa buscar a aproximação com o público, para isso, deixe links de contato, como e-mail, e para outras redes sociais também.

5. Mensure seus resultados e aprimore sua estratégia em seu canal no YouTube

Depois de pôr em prática todas as ações que mais combinam com a sua estratégia, é preciso monitorar os resultados.

Afinal, sempre haverá algum esforço de marketing que se comporta melhor na prática. Sabendo disso, você pode investir no que oferece melhor retorno e promover ajustes naquilo que não tem funcionado muito bem.

Para mensurar os resultados você precisará de métricas, e no YouTube elas se dão por meio do YouTube Analytics. Entre outras informações, você pode descobrir:

  • Quais conteúdos são mais assistidos;
  • Quais geram maior engajamento, como likes e comentários;
  • Por quanto tempo, em média, os usuários assistem aos seus vídeos.

Depois de obter todos os resultados é necessário analisar o que está dando certo e o que precisa ser melhorado.

Não podemos deixar de mencionar que o armazenamento de tantos dados pode ser trabalhoso e ocupar muito do seu tempo, por isso, recomendamos que você tenha em mãos o software CRM, o qual te ajudará a armazenar seus dados, os dados dos seus clientes e dos seus vendedores.

O sistema CRM é fundamental para aqueles empreendedores que estão impulsionando seus conteúdos de vendas no YouTube, afinal, ele será um facilitador na hora de identificar onde estão os gargalos que impedem que suas vendas alavanquem ajudando você a melhorar suas abordagens nos vídeos!

Otimize seu tempo e alavanque suas vendas, tenha um sistema CRM de Vendas em mãos!

Leia mais: 7 perguntas sobre CRM de vendas

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