6 Dicas para Aumentar o Tráfego do Site

Dicas para Aumentar o Tráfego do Site

Muito mais do que vender, um bom vendedor precisa saber fazer um bom marketing, para se conectar com as pessoas e para que seu site chegue nas pessoas é preciso aumentar o tráfego do site da sua empresa.

E para isso, o marketing tem de chegar onde as pessoas estão, né? É preciso tráfego para seu site e assim se comunicar com seus potenciais clientes.

Há diversas formas de aumentar o tráfego de um site e com isso garantir mais leads de qualidade para seu negócio.

Confira a seguir 6 dicas para aumentar o tráfego do site do seu negócio.

1. Melhore o SEO do seu site

Dentro do contexto do Marketing Digital, estar nas primeiras páginas do Google é fundamental, justamente para conseguir se comunicar com clientes em potencial quando eles estão mais abertos para as suas soluções.

Não há a possibilidade de discutirmos a respeito do tráfego do site sem mencionar a melhoria de SEO (Search Engine Optimization). Já que esse é o primeiro e fundamental passo que você precisa dar para atrair o maior número de pessoas para o seu blog.

Antes de mais nada, é preciso explicar o que é SEO, de uma forma mais resumida, assim, SEO é o processo de otimização de um site para que as pessoas o encontrem com mais facilidades quando realizarem pesquisas sobre determinados temas nos motores de buscas (Google, Yahoo, Bing, etc.).

Em outras palavras, é tudo o que você quer quando pensa em atrair novos visitantes e novos leads para sua empresa.

As estratégias de SEO são muitas e para que seu conteúdo ou página apareça nos primeiros resultados do Google, tem cerca de 200 fatores de rankeamento que são levados em conta.

Não existe um modelo ideal para ser seguido, a seguir resumimos algumas boas práticas básicas e primordiais para você já começar a melhorar as posições e aumentar o tráfego do site.

  • SEO on page

Essas otimizações são as que você pode fazer dentro do seu site e conteúdo.

Para fazer isso, é preciso realizar uma pesquisa de palavras-chave pensando na persona do seu negócio para descobrir o que ela tem interesse e como se beneficiar de suprir essa dúvida ou necessidade dela.

Depois de definir as palavras-chave mais importantes para o seu negócio, chegou a hora de produzir conteúdos focados nelas, de modo que as dúvidas do seu público sejam respondidas.

O Google tem atualizado o seu algoritmo constantemente para que cada vez mais os resultados nas primeiras páginas sejam os que deem as melhores respostas para quem faz uma busca.

Se seu conteúdo não ajuda ninguém, não dá boas respostas para a sua persona, se não é relevante e único, será mais difícil de alcançar o topo, independente do que você fizer de SEO.

  • SEO off page

As práticas de SEO on page são trabalhosas, mas simples de serem feitas, já que só depende de você e da sua equipe. E existem ferramentas – como Yoast, que podem poupar bastante o seu trabalho.

O SEO off page, baseia-se na quantidade e na qualidade de links que apontam para a sua página e conteúdo.

Em outras palavras, quanto mais conteúdos apontando para sua página ou conteúdo como referência, através da linkagem, mais autoridade você ganha com o Google e consequentemente mais alto chega o seu conteúdo nas páginas de buscas.

A qualidade dos sites que apontam para o seu também é considerada pelo Google e a tendência é que a exigência só aumente, como podemos ver, por exemplo, com a atualização do algoritmo Peguin.

2. Faça investimentos em estratégias de divulgação em redes sociais para aumentar o tráfego do site

Produzir um conteúdo excelente e esperar que as pessoas o encontrem não é suficiente: é preciso ser mais proativo.

Uma das melhores formas de aumentar o tráfego para seu site é usar as redes sociais para promover seus conteúdos. O Twitter, por exemplo, é ideal para mensagens rápidas e links tentadores. Já o Linkedin atende empresas B2B e o público corporativo.

3. Faça uso de anúncios pagos

O Marketing de Conteúdo e as campanhas de anúncios pagos se completam para garantir bons resultados.

Publicidade em mídias sociais, banners e o Google Adwords são excelentes maneiras de atrair visitantes, construir a sua marca e divulgar o seu site entre as pessoas.

Ajuste suas estratégias pagas para os seus objetivos, é importante se perguntar: “Desejo aumentar o tráfego do site ou aumentar as conversões?”.

Cada ferramenta possui vantagens e desvantagens, bem como recursos melhores e piores para cada objetivo. Por isso, pense bem no que você deseja antes de pagar tudo.

O Facebook ADS tem se mostrado uma alternativa acessível para quem está iniciando os investimentos em marketing, e uma de suas vantagens é escolher o valor diário que desejamos investir, além de permitir uma alta segmentação.

Entretanto, há uma grande dificuldade: a quantidade de funções da ferramenta.

  • Remarketing nas redes sociais

O remarketing é o recurso responsável por gerar anúncios nos navegadores cada vez que acessamos um site e não concluímos a conversão esperada.

O remarketing no Facebook garante um bom aumento na taxa de conversão e fidelização de clientes.

  • Audiências customizadas

Audiências customizadas permitem que uma empresa anuncie para um segmento de usuários que ele determina e delimita. Esta audiência pode ser composta por leads, clientes ou usuários que tenham um perfil semelhante ao da sua persona.

Dica de leitura – Como Gerar Leads no Google

4. Crie diferentes tipos de conteúdo

A fórmula para compreender o que seu público curte e inovar é variar o tamanho e o formato de seu conteúdo.

Assim, você faz com que ele seja atraente para diferentes perfis de leitores. Intercalar posts curtos e longos com vídeos, infográficos e testes garante um espaço mais envolvente na web e a curiosidade de seus leitores.

5. Escreva títulos que convertem para aumentar o tráfego do site

Os títulos e intertítulos são alguns dos elementos mais importantes do seu conteúdo. Sem um título atraente, até mesmo o post mais completo será descartado pelo leitor apressado.

Por exemplo, o BuzzFeed, antes de postar os artigos, a equipe do site escreve pelo menos 20 títulos diferentes, até escolher um que capte a atenção dos leitores. Essa estratégia tem dado certo. Visto que em 2014, o site de listas conquistou 1 em cada 4 leitores do Facebook.

6. Poste conteúdo em plataformas diferentes

Ao ler este título você pode ter pensado “Mas eu quero atrair tráfego para o meu site, por que vou postar meu conteúdo em outras plataformas?”.

Quando você utiliza outras plataformas para divulgar o que você escreve no seu blog, invariavelmente atrai pessoas para acompanhar o seu blog e ver mais do seu conteúdo incrível e inédito.

Uma das plataformas mais interessantes para isso é o Linkedin Pulse, essa plataforma nos permite descobrir tendências e artigos de acordo com os nossos interesses. Lá é possível monitorar os conteúdos mais populares e cadastrar-se para receber notificações por e-mail.

E mais, não é preciso ser um influenciador para publicar nessa plataforma, você pode vincular conteúdos do seu blog ao Linkedin Pulse. Para acessar esta ferramenta, acesse o menu de interesses na navegação principal da rede social.

Bônus

Não podemos esquecer que para melhorar o desempenho do tráfego do site é preciso investir em um software de gestão, como o CRM de Vendas, ou seja, o Customer Relationship Management, o qual tem como função fazer a gestão dos seus dados e ainda armazenar todo o histórico de vendas dos seus clientes, além de outros vários benefícios do CRM. 

Continue lendo: Sistema CRM – O que é e para que Serve?

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