Ciclo PDCA – como usar em Vendas?

O ciclo PDCA é uma das ferramentas mais eficientes utilizadas na gestão quando o assunto é detectar barreiras e lapidar os processos de uma organização.

É essencial que as empresas estejam atentas aos problemas e pontos de melhoria, para que eles possam ser solucionados de maneira correta, para que isso seja possível, o ciclo PDCA é a metodologia ideal e mais completa.

Quer ser mais assertivo e eficiente quando o assunto é vendas? Continue a leitura para conhecer mais sobre os seguintes tópicos.

  • O que é o ciclo PDCA?
  • Quais as vantagens do ciclo PDCA?
  • Quais são as suas etapas?
  • Ciclo PDCA – Como utilizá-lo em vendas?
  • Aumente suas vendas agora mesmo!

O que é o ciclo PDCA? 

O ciclo PDCA é uma metodologia utilizada na solução de problemas e para aprimorar os processos que já existem, podemos considerá-la uma das mais importantes ferramentas para os empreendedores que se preocupam com a solução de maneira rápida e eficaz.

Essa metodologia permite que os planos saiam do papel com maior facilidade, através de um método simples de executar ações, seja lá qual for o nicho de atuação da empresa.

Sua sigla é a abreviação de palavras, da língua inglesa, que indicam cada uma das etapas que são seguidas nesse método. São elas:

  • Plan – planejar
  • Do – executar
  • Check – validar
  • Act – agir

Em se tratando de um ciclo, o processo de aprimoramento nunca se encerra, ele é contínuo e deve ser melhorado constantemente. O ciclo PDCA pode ser aplicado em diversos setores, para:

  • Implementar mudanças e novos processos
  • Redefinir um processo de trabalho repetitivo
  • Desenvolver novos projetos
  • Priorizar os problemas e pontos de melhoria

Curiosidade: O ciclo PDCA foi desenvolvido pelo físico Walter Andrew, em 1920, mas tornou-se popular através do estatístico William Edward Deming no Japão apenas no ano de 1950.

Quais as vantagens do ciclo PDCA?

Não precisamos citar que o sucesso na entrega dos produtos e serviços oferecidos pela empresa é fundamental, não é mesmo? Portanto, todos os processos de uma organização devem estar alinhados e sendo bem executados, para que todos os setores fiquem saudáveis e ofereçam cada vez mais qualidade.

Para que isso aconteça é preciso exercitar as estruturas e é aí que o ciclo PDCA entra, visto que, a metodologia possibilita um gerenciamento mais eficaz por meio de planos de ação bem detalhados.

Confira algumas vantagens de aplicar o ciclo PDCA em seu negócio:

  • Maior facilidade na tomada de decisões;
  • Padronização de processos;
  • Redução de erros e correções;
  • Colaboradores mais produtivos;
  • Aprendizado contínuo;
  • Diagnóstico mais preciso sobre pontos relevantes da organização.

Quando o profissional sabe aplicar o ciclo PDCA corretamente, todas as metas, ações e campanhas podem ser padronizadas e mais eficazes. Continue a leitura para entender melhor as etapas dessa metodologia.

Dica de leitura: Como estabelecer metas de vendas eficientes

Quais são as suas etapas? 

Agora que você já sabe o que é e quais as vantagens do ciclo PDCA, que tal falarmos a respeito das etapas que ele possui? Vamos lá!

As etapas são divididas em 4 grandes ações determinantes para o sucesso, que são:

  • Planejamento
  • Execução do plano de ação
  • Validação e análise dos resultados
  • Padronização e armazenamento de processos

A partir de agora vamos detalhar cada uma das etapas, para que não haja mais dúvidas a respeito e para que você possa colocar a metodologia em prática hoje mesmo.

1. Planejamento | Plan

É crucial que essa etapa seja elaborada de maneira clara e objetiva, caso contrário, isso poderá tornar o seu projeto improdutivo e gerar prejuízos para o seu negócio.

A etapa de planejamento é a base para qualquer negócio e possui 4 ações que norteiam seu desenvolvimento

A: Faça uma profunda avaliação e identifique o problema no qual deseja focar seus esforços. Realize um alinhamento com a sua equipe e priorize o primeiro alvo, visto que, o ciclo PDCA é assertivo por focar em apenas um item por vez.

B: O problema pode ter várias peculiaridades e é necessário entender como e quando ele ocorre. Ao entender seu comportamento, será possível descobrir como resolvê-lo.

C: Analise atentamente o problema, para cortar o mal pela raiz.

D: É hora de colocar a criatividade em prática e trabalhar para resolver essa questão! Agora você já sabe qual o problema, sabe qual é o comportamento e conhece as causas, esse é o momento de criar um plano de ação e solucioná-lo de uma vez por todas. Mas lembre-se de criar um plano extremamente completo e detalhado.

2. Execução | Do

Agora que já planejamos como realizar todas as nossas ações, é hora de colocar a mão na massa. Atualize seu time a respeito das mudanças que irão acontecer nos próximos tempos e envolva-os no processo.

Por muitas vezes, será necessário implementar um treinamento de equipe para que ela esteja apta a colocar em prática as novas estratégias desenhadas.

É dever do gestor da empresa observar atentamente e acompanhar o processo de implementação, portanto, faça anotações e colha todos os resultados para analisar posteriormente.

3. Validação | Check

Quando acompanhamos um processo de perto, conseguimos obter insights sobre a sua eficácia.

É importante colher dados para mensurar a performance da estratégia e validar a solução que fora proposta anteriormente.

Se os resultados forem positivos, registre todo o processo (estratégico, etapas, resultados e outros), caso contrário, é importante anotar tudo que não deu certo para que seja possível realizar os ajustes necessários.

4. Ação | Act

Nesse momento precisamos padronizar o novo processo, para que os colaboradores consigam colocá-lo em prática sempre que necessário.

Armazene todos os dados e informações para que fique registrado, e no futuro, as novas mudanças sejam mais fáceis de aplicar.

O ciclo se encerra agora, porém, é seu dever iniciá-lo novamente com outras demandas e pontos de melhoria.

Vale lembrar que essa metodologia é muito eficiente quando o papo é vendas, ainda mais quando está alinhado com um CRM de vendas.

Ciclo PDCA – Como utilizá-lo em vendas? 

O ciclo PDCA pode e deve ser utilizado na área de vendas, vamos entender melhor?

Imagine que seu time está com uma baixa no volume de negócios fechados, o ciclo PDCA pode ajudar a resolver!

Já identificados o desafio, a baixa no volume, e ao analisarmos melhor podemos ver que a grande maioria dos vendedores registram apenas 15% das informações das negociações, isso faz com que muitos dados e peculiaridades sejam perdidos.

Indo mais a fundo neste problema, podemos ver que os profissionais não possuem a plataforma correta para armazenar todos os dados pertinentes dos clientes, ou seja, uma solução seria a implementação de um software CRM, para que seja possível acessar os dados a qualquer momento e de qualquer lugar.

Vamos considerar que o sistema CRM foi aplicado em sua organização, agora é preciso realizar um treinamento com a equipe para que ela seja capaz de colocá-lo em prática.

É válido considerar que a aplicação do ciclo PDCA é muito mais eficaz quando utilizada em conjunto a um CRM de vendas, pois permite que sejam criadas estratégias, que podem ser executadas e acompanhadas em todas as etapas do processo de vendas.

Para ler mais tarde: O que é CRM? Entenda como funciona essa ferramenta

Aumente suas vendas agora mesmo!

O ciclo PDCA exige um comprometimento da equipe para que ele seja constantemente aplicado e mostre resultados no futuro. Afinal, sempre que você encerrar um ciclo, poderá ter novos insights que provavelmente irão colaborar com questões futuras, não é mesmo?

Não deixe de aplicar a metodologia em sua empresa para aumentar ainda mais o seu poder de vendas e melhorar a gestão do time.

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Vídeo Bônus – O que é o ciclo PDCA?

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