Como criar uma estratégia comercial de sucesso

Como criar uma estratégia comercial de sucesso

Aumentar as vendas de uma empresa seja ela de pequeno, médio ou grande porte não é fácil. Por esse motivo, é que as empresas junto com seus especialistas testam vários métodos com o objetivo de alcançar o resultado positivo e definir uma excelente estratégia comercial.

Um dos melhores métodos aplicados é a estratégia comercial que muito ajuda as empresas que querem aumentar as vendas, porém para conseguir resultados positivos é preciso desenvolvê-la muito bem.

Se você não sabe como fazer isso não se preocupe.

Veja alguns pontos não podem faltar ao criar a sua estratégia de vendas.

  • Qual a importância da estratégia comercial?
  • Como criar uma estratégia comercial de sucesso
  • Foque no seu cliente
  • Ofereça um preço justo
  • Entrega dentro do prazo
  • Qualidade
  • Metas
  • Na estratégia comercial observe os indicadores de vendas
  • Faça Pós-vendas

Qual a importância da estratégia comercial?

A estratégia é importante para orientar a equipe de vendas de forma eficiente.

O principal objetivo desta ferramenta é melhorar os resultados de acordo com as metas que foram definidas.

É na fase de criação desta estratégia que usam informações que são fundamentais como gerenciamento das ações, desenvolvimento e geração de novas oportunidades de vendas.

A estratégia comercial define um norte, um rumo claro para sairmos do ponto A para o ponto B dentro de um prazo e investimentos aceitáveis.

Como criar uma estratégia comercial de sucesso

Para criar uma boa estratégia é importante que o responsável ou os responsáveis por desenvolver essa tarefa saibam quais os fundamentos da organização devem ser levados em consideração para que tenha um impacto direto nas ações e atitudes das pessoas.

Sempre lembro que devemos considerar a cultura, missão e valores que predominam.

Também é preciso estar atento a novidades como criar estratégias e ações em inbound e outbound marketing.

Sem isso em vista a estratégia pode ser ineficaz e não gerar resultado algum.

Foque no seu cliente

A primeira coisa que você deve fazer é definir o seu público-alvo ou persona.

É fundamental saber quais as suas necessidades, sonhos, suas dores, medos e principalmente saber qual o seu problema.

Tente responder a pergunta:

– O que tira o sono do seu cliente?

Tendo essas informações fica mais fácil desenvolver uma estratégia comercial adequada para apresentar o seu produto como a solução que ele precisa.

Sugiro pensar e alguma forma de atendimento especial para que se sinta único.

Ofereça um preço justo

Para conseguir boas vendas é preciso observar o seu preço.

Ele deve ser competitivo no mercado, além de ser de acordo com qualidade do produto ou serviço oferecido.

Lembro que preço é diferente de valor.

O preço do produto deve estar dentro de uma faixa de aceitação pelo o que ele entrega em termos de benefícios.

Leia também – Não venda preço, venda valor

Entrega dentro do prazo

O prazo de entrega do seu produto deve ser eficiente com a capacidade de estoque da empresa.

Por esse motivo, preste atenção no momento de fechar uma venda se a empresa conseguirá cumprir o prazo estabelecido.

Além disso, cuide para que tudo que foi prometido no contrato seja cumprido, isso é fundamental para garantir a satisfação do cliente.

Essa frase é velha, mas imbatível: Só prometa o que você pode cumprir!

Qualidade

Um fator fundamental para o plano de vendas é a qualidade.

Ela é um diferencial que pode vir a se destacar quando a equipe de vendas apresenta o produto para os clientes.

Por esse motivo, sempre zele pela qualidade, em especial a do atendimento.

Mas, sinceramente, é muito difícil, nos dias de hoje, o vendedor dizer que meu produto tem mais qualidade.

Qualidade é definida pela relação Desempenho do produto x Expectativa do cliente.

Mas nem pense em ter uma qualidade inferior ao dos seus principais concorrentes.

Metas

Toda estratégia comercial eficiente começa pelas metas.

A meta é o melhor caminho para conquistar novos índices de competitividade.

As equipes de vendas que tem foco e metas possíveis de tingir trabalhando com mais entusiasmo e paixão.

Estabeleça metas para vender os seus produtos no curto, médio e longo prazo.

E sempre fique observando se os resultados estão sendo atingidos no decorrer do processo.

Por exemplo: a meta mensal pode ser avaliada diariamente.

Na estratégia comercial observe os indicadores de vendas

Para você saber como está o andamento das suas vendas é necessário utilizar alguma ferramenta.

Os indicadores de vendas vão ajudá-lo a observar o desempenho dos vendedores, além de mostrar se os resultados estão sendo alcançados dentro das metas estabelecidas.

Essa ferramenta apresenta alguns indicadores como: quantidade de clientes, vendas realizadas e canceladas, satisfação do cliente, reclamações e entre outros.

Defina poucos indicadores e que realmente tenham impacto sobre os resultados finais.

Recomendo também contratar um sistema de CRM para avaliar o desempenho da sua equipe comercial.

Saiba mais sobre Software de CRM – O que é CRM?

Faça Pós-vendas e Follow up

Se você não faz nenhuma ação de pós-venda e follow up comece a fazer o mais rápido possível.

São maneiras eficazes de manter o contato com os clientes, fortalecer a marca do seu negócio e demonstrar o quanto ele é especial para a empresa.

Leia também – Follow up – o maior diferencial em vendas

Além disso, fazendo o pós-venda e o follow up você consegue analisar a satisfação que o seu produto promoveu para o seu cliente, o que mantém a possibilidade de uma nova negociação no futuro.

A estratégia de comercial tem como objetivo principal o aumento das vendas de uma empresa, por isso ela deve ser bem definida no plano de ação.

As dicas acima são básicas, mas fundamentais em um planejamento de vendas.

À medida que sua empresa madure a sua estratégia comercial começa a evoluir e ter ainda mais impactos sobre o seu crescimento no mercado.

Leituras complementares:

  1. Qual o melhor CRM para pequenas empresas?
  2. Como reinventar meu negócio?

Assista ao vídeo – Como Criar um Plano de Ação em Vendas

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