Controle Emocional em Vendas

Controle Emocional em Vendas

Controle emocional – e em vendas. Isso parece ser uma meta quase inalcançável nos tempos de hoje, não é mesmo?

Afinal, temos vivido momentos de tensão. Pandemia, economia abalada, incerteza. E é justamente nesta hora que parece que a vida está testando o nosso controle emocional.

Na verdade, ela sempre esteve nos testando. A todo momento, precisamos desenvolver essa habilidade, pois as vantagens são imensas.

Mas e na área de vendas? Vender nem sempre é fácil, pois além do nosso próprio controle emocional, também lidamos com as emoções dos clientes.

Por isso, hoje vamos te ajudar nisso.

Neste artigo, vamos conferir de modo objetivo:

  • O que é controle emocional?
  • Como ter controle emocional ao trabalhar em vendas?

Respire fundo… E vamos lá!

O que é controle emocional?

Primeiramente, vamos dizer o que não é controle emocional. Não se trata de anular emoções, de abafar o que você está sentindo. Mas sim, de controlar.

Controle emocional é uma habilidade – e como toda habilidade, pode (e deve) ser desenvolvida.

Quando você tem controle emocional, significa que consegue controlar as próprias emoções em ocasiões positivas ou negativas mais intensas. Trata-se de saber se expressar de maneira adequada em qualquer situação, sem agir por impulso.

E isso é muito importante em vendas, não é mesmo? Os vendedores lidam diariamente com diferentes tipos de clientes. São diferentes personalidades, temperamentos, motivações de compra, etc.

Equilibrar o seu emocional em situações complicadas durante uma negociação ou um atendimento comum é fundamental para gerar confiança em seus clientes.

Mais do que isso: em vendas, o controle emocional diz respeito a você utilizar as suas emoções e pensamentos para que o seu cliente consiga tomar uma decisão de forma mais eficiente e menos estressante.

Mas como fazer isso no “front de batalha”? Vamos às dicas!

Como ter controle emocional ao trabalhar em vendas?

Todas as dicas a seguir precisam passar pelo teste da persistência. Elas serão desenvolvidas ao longo do tempo e quanto mais você praticar, melhores resultados alcançará.

1. Autoconhecimento

Sabe aquele bom exame de consciência? Ele é importante para desenvolvermos o nosso controle emocional em vendas.

O autoconhecimento nada mais é do que entender como reagimos a determinadas situações, quais são os nossos gatilhos emocionais que nos desestabilizam.

O objetivo é ter plena consciência do nosso próprio comportamento, nosso temperamento, personalidades, virtudes e defeitos.

Somente assim conseguiremos avançar ao próprio passo.

2. Autocontrole

Como você reagiria se, depois de argumentar sobre todos os benefícios do seu produto, o cliente simplesmente fizesse um ar de desdém e começasse a discordar de você?

Lembre-se que o autocontrole não diz respeito a apenas o que você expressa em palavras. Os seus gestos, o seu olhar também dizem muito sobre o que você realmente está sentindo.

Por isso é tão importante você desenvolver o seu autoconhecimento para que, assim, saiba como desenvolver o seu autocontrole na hora das vendas.

Como assim? Simples: você já sabe que tende a se irritar quando um cliente é arrogante com você. Você já sabe disso – e prevendo essa reação, você passará a comandar o seu cérebro e reagir de forma diferente. É questão de treino.

O autoconhecimento gera o autocontrole justamente porque você não fica mais refém quando algo inesperado acontece.

3. Empatia

Vendedores precisam desenvolver a empatia com relação a seus clientes. Isso está diretamente relacionado com saber lidar com as emoções dos outros também.

O que está por trás daquele nervosismo do cliente?

Ele pode estar frustrado com o seu produto ou serviço.

Pode estar com dificuldades de pagar ou  pode estar com algum problema pessoal.

Nesses momentos, exerça a empatia. Coloque-se no lugar dessa pessoa, coloque-se à disposição dela para ajudá-la a resolver a demanda com sua empresa. Transmita segurança ao seu cliente. Ofereça a solução mais adequada a ele.

Leia também: 5 dicas para lidar com a reclamação do cliente.

4. Conheça os seus clientes e saiba o que esperar de cada um

Com o tempo, você vai desenvolvendo o seu controle emocional quando começa a atender mais os mesmos clientes. Aliás, você consegue até mesmo identificar alguns perfis:

  • Aquele cliente que “se faz de chorão”, mas é esperto e quer ter o máximo de desconto.
  • Aquele cliente que está sempre desconfiado de você e do seu produto.
  • O cliente que está sempre indeciso e você precisa ter paciência para ajudá-lo a tomar a decisão.
  • Aquele cliente que sempre está com a razão e pede inúmeros reajustes no produto ou serviço – nesse caso (e em todos os demais), é fundamental ter um contrato bem claro.

Vá traçando os perfis dos seus clientes e desenvolvendo ações para reverter as situações complicadas. Isso também vai ajudar muito em seu controle emocional e segurança na hora de vender.

Não deixe de ler – Ambição em Vendas

5. Motivação própria

Por fim, encontre maneiras de permanecer motivado durante o seu trabalho com vendas.

A motivação em vendas não é aquela vontade imensa de vender quando você acorda todos os dias. Se você ficar esperando a vontade de sair para vender, vai ter dias que ela simplesmente não chegará.

Mas, responda: por que você vende? O que te motiva a levantar- se levantar da cama todos os dias, mesmo sem vontade? Por quem você está fazendo isso? Comece por aí e, durante uma situação de descontrole emocional, lembre-se dessa motivação maior.

Gostou das dicas? No próximo post, vamos falar de outro assunto que também diz respeito a esse tema: como trabalhar o seu marketing pessoal.

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