CRM para Prestadores de Serviços: o que Considerar nessa Decisão de Escolha

CRM para Prestadores de Serviços

Caso você esteja realizando pesquisas sobre um software CRM, já deve saber a quão poderosa é essa ferramenta para a área de vendas. No entanto, você sabe como os mais diversos profissionais, os que não possuem um vinculo de emprego com uma empresa, também podem ter inúmeras vantagens em se usar esses softwares na sua rotina de trabalho?  Neste artigo, iremos discutir as vantagens e pontos a ser considerados na escolha de um CRM para prestadores de serviços. Confira:

  • Quem são os prestadores de serviços?
  • CRM para prestadores de serviços: Quais são os benefícios em aderir essa ferramenta?
  • CRM para prestadores de serviços: O que considerar na decisão de escolha?

Ainda não bem o que é o sistema de CRM?

Não deixe de ler o artigo – O que é o software de CRM?

1. Quem são os prestadores de serviços?

Você sabia que muitos profissionais que temos contato no nosso dia-a-dia, como técnicos de informática, contadores, dedetizadores, serviços de banho e tosa, eletricistas, entre outros, são prestadores de serviço? Mas o que diferencia o prestador de serviço de um profissional dito como “convencional”?

Os prestadores de serviço são aqueles profissionais que realizam um serviço para uma determinada empresa ou organização sem que haja qualquer vínculo ou contrato de emprego. A prestação de serviço pode ser realizada através de trabalhos eventuais (como os freelancers) ou pela contratação de um profissional autônomo.

Da mesma forma como profissionais celetistas (os que possuem um contrato de trabalho CLT), esses trabalhadores também podem desfruir de inúmeras vantagens ao incluir um software CRM em sua rotina de trabalho. Confira no tópico a seguir os benefícios em se aderir um CRM para prestadores de serviço.

Leia também: CRM para representante comercial: O que Considerar nessa Decisão de Escolha

2. CRM para prestadores de serviços: Quais são os benefícios em aderir essa ferramenta?

O CRM – Customer Relationship Management (ou em português, Gestão do Relacionamento com o Cliente) é uma ferramenta que centraliza o cliente nos processos de negócio, para assim atende-los da melhor forma possível. No entanto, essas plataformas não são vantajosas apenas para os clientes, mas também para as empresas e outros profissionais que as usam como aliadas nos negócios.

Diferentes tipos de profissionais podem fazer o uso de softwares CRM na sua rotina de trabalho, inclusive os trabalhadores que não possuem qualquer vínculo de emprego com uma determinada empresa. Confira 6 vantagens do CRM para prestadores de serviços e saiba o que deve ser considerado na escolha da melhor ferramenta para você.

Seu software CRM na palma da mão

É importante que um CRM para prestadores de serviços ofereça o máximo de praticidade e agilidade em sua rotina de trabalho, já que muitos desses profissionais trabalham fora de um ambiente fixo (como reparos técnicos e dedetização), sem a possibilidade de transportar materiais extras de trabalho.

Atualmente, grande parte dos softwares CRM são disponibilizados de forma online com o armazenamento dos dados e informações na nuvem, sem a necessidade de discos e HDs de armazenamento físicos. Isso possibilita que o profissional tenha acesso à sua ferramenta CRM em qualquer momento e em qualquer lugar através de um smartphone ou tablet.

Além disso, algumas plataformas oferecem funções que podem ser usadas mesmo sem o acesso a uma rede de internet, e esse detalhe facilita ainda mais na escolha de um CRM para prestadores de serviço, já que algumas funções não podem ter acesso à uma rede todo o tempo.

Leitura complementar: Qual é o melhor CRM online para a sua empresa?

Relatórios detalhados da performance geral ou individual

Independente se você trabalha em equipe ou de forma individual, um CRM para prestadores de serviços conta com a função de gerar relatórios detalhados sobre a performance geral ou específico de cada colaborador.

Através de métricas e indicadores é possível ter uma ampla visualização dos números e resultados obtidos. Essa função não é só excelente para criar previsões e evitar surpresas, mas também para real visão do desempenho da equipe e estabelecer metas e objetivos de maneira assertiva, munidas de argumentos e dados reais.

Monitoramento das atividades

Não deixe os seus clientes “na mão”. Um software CRM para prestadores de serviços deve auxiliar na organização e gerenciamento das tarefas. Crie tabelas, listas e programe lembretes que facilitam na produtividade diária, evitando atrasos ou cancelamentos da prestação de serviços.

Alguns prestadores de serviços necessitam acompanhar o resultado de seu trabalho, além de fazer manutenções periodicamente. Com um software CRM, crie lembretes para os seus agendamentos e acompanhamentos, demonstrando a preocupação com a satisfação dos consumidores do seu serviço e garantindo a satisfação da sua carteira de clientes.

Uma rotina de trabalho bem estruturada, com pontualidade na entrega dos serviços solicitados aumenta ainda mais a sua credibilidade e confiança entre os clientes.

Organização dos cadastros de seus clientes

Manter os dados de seus consumidores sempre acessíveis e organizados? Sim, essa é outra vantagem que deve ser considerada na escolha de uma plataforma CRM para prestadores de serviço (bem como para outros profissionais).

Dados centralizados, armazenados e bem estruturados permite que as equipes ou o próprio prestador de serviços, por meio de filtros inteligentes, tenha facilidade no acesso aos dados de seus clientes, otimizando o seu trabalho e evitando a perda de tempo por conta da desorganização ou até mesmo a perda de informações sobre os seus clientes.

Leia também sobre Carteira de Clientes: Carteira de Clientes – Como criar a sua

Construindo melhores relacionamentos com os clientes

Prestadores de serviços estão frequentemente mantendo contato e criando relacionamentos com os seus clientes, e é por isso que um CRM para prestadores de serviço deve auxiliar na construção e manutenção de relações sólidas com os seus clientes.  Através dessa poderosa ferramenta, você se mantém em constante alinhamento com o cliente, evitando cobranças desnecessárias de ambas as partes, além de edificar uma relação transparente.

Otimização de diferentes tipos de vendas e prestação de serviços

Como já citamos anteriormente -e reforçamos- as plataformas CRM conta com todas as informações importantes da sua carteira de clientes, inclusive suas necessidades e interesses, que podem ser organizadas e filtradas.

Através desses dados armazenados, é possível se antecipar com as necessidades de cada um de seus clientes e qual é a melhor forma de oferecer as soluções adequadas.

3. CRM para prestadores de serviço: O que considerar na decisão de escolha?

Organização e centralização dos dados e informações, monitoramento das atividades, relatórios detalhados sobre o desempenho das equipes, são algumas das vantagens citadas anteriormente, que podem (e devem) ser consideradas na decisão de escolha de um CRM para prestadores de serviço.

Primeiramente, tenha em mente que, o melhor software CRM para você, é aquele que se adequa ao seu modelo de negócios, oferece as funções que preencham as necessidades da sua rotina de trabalho e auxiliem a estabelecer uma relação sólida com a sua carteira de clientes.

Caso você ainda não tenha ideia de como escolher a melhor plataforma CRM para prestadores de serviço, que supra todas as suas necessidades e traga melhores resultados para a sua rotina de trabalho, sugerimos que conheça primeiro os diferentes tipos de CRM antes de tomar uma decisão. No entanto, tenha em mente que investir em um software, é também investir no desenvolvimento da sua empresa.

Gostou das nossas dicas? Existe um outro ponto que deve ser considerado na escolha da melhor ferramenta de CRM para prestadores de serviços que ficou de fora dessa lista?

E-books

Vídeo Bônus – O que É e Como Definir sua Persona Ideal

Compartilhe

As Redes Sociais

Assine a Newsletter

O Papo é Vendas!

Assinar no LinkedIn