CRM para Representante Comercial: o que Considerar nessa Decisão de Escolha

CRM para representante comercial

A sua empresa possui representantes comerciais? Então se você está buscando agilizar os seus processos e melhorar ainda mais o seu desempenho já deve ter pensado em aderir algumas soluções para atingir aos seus objetivos, não é? Por isso aqui iremos te mostrar como um CRM para representante comercial pode ser vantajoso e como escolher a melhor opção para você.

Confira neste artigo:

  1. Representante comercial ou vendedor? Quais são as diferenças?
  2. Qual é a vantagem do CRM para representante comercial?
  3. O que considerar na decisão de escolha de um CRM para representante comercial?

1. Representante comercial ou vendedor próprio? Quais são as diferenças?

Representante comercial é vendedor? Essa é uma dúvida bastante comum entre as pessoas de fora – ou de dentro- do nicho das vendas. E para saná-la, é preciso entender que apesar dessas duas profissões terem funções bem semelhantes, elas não são a mesma coisa. Entenda a seguir quais são as diferenças entre o representante comercial e a pessoa vendedora.

A pessoa vendedora é um funcionário contratado por uma determinada empresa para exercer a sua função. Esses colaboradores recebem os seus benefícios e direitos como qualquer outra profissão. Já o representante comercial, que pode ser físico ou jurídico, é um prestador de serviço, geralmente sem ser contratado.

Leia também: Vendedores externos: como planejar sua rotina de vendas

2. Quais são as vantagens do CRM para representante comercial?

Quando falamos de um sistema CRM, logo já visualizamos grandes empresas repletas de funcionários, não é mesmo? Mas você sabia que pessoas que trabalham de forma autônoma, como os representantes comerciais, também podem desfrutar de inúmeras vantagens desses recursos?

Quando o assunto se trata de vendas, não podemos deixar de citar a importância do sistema de CRM para esse nicho. Um software CRM auxilia na segmentação de clientes, organização e acessibilidade dos dados da sua empresa, previsão de resultados, relatórios assertivos e muito mais. E como um sistema CRM para representante comercial melhorar o desempenho desses profissionais?

Primeiramente, um representante comercial vende produtos para uma empresa ou instituição em nome de um fabricante ou atacadista. Para as organizações, o representante comercial é um grande aliado, já que ele ajuda muito a destacar os serviços oferecidos no meio de um mercado competitivo e repleto de concorrência.

Um CRM de vendas para representante comercial pode oferecer para este profissional inúmeras vantagens e facilidades para a sua rotina de trabalho. Confira a seguir 5 benefícios do CRM para representante comercial:

1. Fornece relatórios de desempenho

Uma das maiores preocupações de um representante comercial é sobre o seu desempenho, e um CRM para representante comercial deve fornecer relatórios sobre a atuação do trabalhador, oferecendo uma visão ampla das vendas e lucros obtidos.

Um software de CRM pode gerar de forma simples e rápida documentos sobre a performance deste profissional, como está o faturamento mensal e também quais pontos necessitam de uma atenção extra e precisam ser melhorados.

2. Cria etapas personalizadas de vendas

Uma das funções de um software CRM é a possibilidade de personalizar as suas etapas de vendas de uma forma rápida. Inclusive, é possível criar etapas personalizadas para cada uma das empresas da qual o representante comercial é responsável, isso significa que você pode criar e organizar os seus funis de venda de acordo com cada serviço ou produto vendido.

Criar etapas personalizadas de vendas e mapear as necessidades de cada cliente, auxilia na das técnicas de vendas que foram ou serão usadas de acordo com o perfil de cada cliente. Essa função dos softwares de CRM para representante comercial é uma estratégia para comunicação assertiva com o consumidor e garantia de vendas certeiras.

3. Dados e informações organizados e na palma da mão

A boa relação do representante comercial com os seus clientes é primordial e de extrema importância.  Um representante com toda a base de dados de seus clientes na palma da mão, através de um software especifico, mostra muito mais credibilidade e profissionalismo, garantindo muito mais conforto e confiança por parte de seus clientes.

Muitos representantes comerciais, que estão no inicio de carreira ou acostumados aos modelos mais tradicionais de armazenamento de dados, podem sentir-se um pouco intimidados pela enorme quantidade de informações disponibilizadas pelo sistema CRM, no entanto, essa quantidade de dados e a forma como são organizados, garantem muitas vantagens em sua rotina de trabalho, como rapidez e agilidade em seus processos.

4. Controle melhor a sua relação com o cliente

CRM não é uma rede social, no entanto, esse software pode fazer parte do desenvolvimento profissional do representante comercial de uma forma muito positiva.

Como já citamos no tópico anterior, uma ferramenta CRM para representante comercial, proporciona uma visão ampla de dos clientes e também das etapas de venda. Dessa forma, o profissional tem a possibilidade de analisar e ter o controle da melhor maneira de agir com cada um de seus leads.

Sim! Agir de maneiras diferentes com clientes diferentes é uma estratégia muito eficiente de vender. Um CRM para representante comercial auxilia no aperfeiçoamento das abordagens e prevê melhores resultados de vendas.

5. Mínima inserção de dados

Um bom CRM para representante comercial deve entregar agilidade e rapidez nos processos da sua rotina de trabalho, para que possam perder menos tempo com softwares complicados e possam dedicar a maior parte do seu tempo desempenhando a sua função – e especialidade – vender.

Coletar, anotar e inserir os dados da venda ou dos clientes, que antes era uma tarefa trabalhosa e que demandava de um certo tempo, passa a ser ainda mais simples com uma ferramenta adequada para isso, oferecendo mais uma vantagem do CRM para representante comercial.

3. O que considerar na decisão de escolha de um CRM para representante comercial?

Através dos benefícios de um software CRM listados acima, já podemos ter uma boa noção de como os profissionais da área de vendas podem ser beneficiados, ter uma rotina de trabalho mais ágil sem se preocupar com processos trabalhosos, focando apenas em suas tarefas mais importantes e aumentando o seu desempenho. Mas agora, o que deve realmente ser considerado na decisão de escola de um CRM para representante comercial?

O melhor CRM para representante de venda é aquele que realmente cumpre com as suas funções e oferece aquilo que o profissional necessita em sua rotina de trabalho. Para isso, é interessante que o interessado conheça os diferentes tipos de CRM que existem disponíveis no mercado já tendo em mente as funções e demandas que fazem parte do seu dia-a-dia.

Uma boa parte da rotina de trabalho de um representante comercial é relacionada à sua carteira de clientes, portanto, um CRM para representante comercial deve auxiliá-lo a consultar de forma rápida os dados e informações de cada cliente ou pedido. Essa função mantêm a jornada de trabalho do profissional ainda mais organizada e ajuda na solidificação da relação com seus clientes.

Investir e depositar a sua confiança em um software de CRM é também investir em progresso e crescimento de carreira, pois como já dito anteriormente, o profissional passa a ter processos mais automatizados que demandam menos tempo por parte do representante comercial, que por sua vez, usufrui de mais tempo para realizar tarefas mais importantes, como a venda em si.

E aí? Gostou de saber como um CRM para representante comercial pode facilitar o dia a dia desses profissionais?

Leia também: Como escolher o melhor CRM?

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