O que é Employee Experience?

O que é Employee Experience?

Employee Experience (EX), ou traduzindo para o português, Experiência do Funcionário, é uma estratégia de gestão de pessoas que tem como objetivo principal fortalecer o vínculo entre a empresa e seus colaboradores.

Nos últimos anos, a preocupação das organizações sobre o bem-estar de seus colaboradores tem aumentado cada vez mais. Por isso, é vital entender o conceito de Employee Experience e seus benefícios para o ambiente de trabalho.

Segundo uma pesquisa feita pela Gartner, apenas 13% dos colaboradores estão totalmente satisfeitos com a sua experiência no ambiente interno de trabalho. Nesse cenário, tem sido cada vez mais necessário investir em ações que aumentem a satisfação e engajamento das equipes.

Acompanhe o artigo a seguir e saiba:

  • O que é Employee Experience?
  • Qual a importância do Employee Experience?
  • Quais as principais vantagens do Employee Experience
  • Como implantar o Employee Experience na sua empresa

O que é Employee Experience?

Employee Experience (EX) significa ter o colaborador como o foco durante uma tomada de decisão do setor de gestão de pessoas. O objetivo é elaborar ações que visam fortalecer o vínculo, o bem-estar e uma boa experiência para todos.

Conforme o glossário da Gartner, a experiência do colaborador é a forma pela qual os funcionários internalizam e interpretam as interações que possuem com a sua organização, bem como o contexto que está por trás dessas interações.

Ou seja, o Employee Experience visa a valorização do capital humano e os coloca como o centro de tudo. Assim, a empresa investe na retenção de talentos e na promoção de uma equipe de alta performance.

Ter o EX como estratégia de gestão é considerado um diferencial competitivo. Alguns exemplos de Employee Experience são:

  • Criar ações de engajamento de pessoas;
  • Ter políticas de trabalho mais flexíveis;
  • Fornecer equipamentos de qualidade;
  • Investir em um pacote de benefícios atrativos.

Entretanto, essas iniciativas não devem ser feitas isoladamente, afinal, o EX é o conjunto de esforços focados em melhorar a jornada do colaborador. Logo, a atenção ao funcionário precisa ser feita desde o período do processo seletivo até o seu Offboarding.

Para otimizar as experiências do colaborador com a empresa, é necessário pensar em três forças:

  • Ambiente físico: neste tópico a companhia deve oferecer um espaço de atuação agradável, com boas refeições e uma infraestrutura acessível, segura e confortável.
  • Ambiente tecnológico: a organização precisa se comprometer com os avanços tecnológicos e oferecer ferramentas modernas e que otimizam a rotina de trabalho do colaborador, tais como plataformas de treinamento online, por exemplo. Dessa maneira, o funcionário poderá se atualizar no momento em que for mais oportuno a ele, tornando-se mais qualificado e engajado.
  • Ambiente cultural: A empresa deve zelar pelo seu estilo de liderança, para que ele seja o mais justo e alinhado à cultura organizacional possível, promovendo influência positiva na maneira de pensar, sentir e atuar do time.

Perceba que o Employee Experience está focado na conexão das pessoas e no impacto de suas atitudes no coletivo. É uma ferramenta que proporciona o entendimento dentro dos setores da empresa e faz com  que os profissionais sintam-se mais compreendidos e valorizados.

Entretanto, a aderência a esse conceito dentro das empresas é baixo e por isso, optar por ela é uma forma de estar a frente dos concorrentes e tornar-se cada vez mais competitivo no mercado, gerando maiores resultados e conquistando mais clientes e profissionais talentosos.

Dica de leitura: 15 dicas para aumentar a autoestima da equipe de vendas

Qual a importância do Employee Experience?

O Employee Experience é importante para fidelizar os colaboradores e otimizar o trabalho da corporação, bem como aprimorar inúmeros indicadores. Além disso:

  • Fortalece a cultura organizacional;
  • Melhora o clima da empresa;
  • Aumenta a acessibilidade dos colaboradores;
  • Reduz a rotatividade;
  • Amplia o engajamento;
  • Diminui os erros;
  • Melhora a comunicação interna

É por isso que essa metodologia é tão importante e deve ser aplicada por toda empresa que deseja ter sucesso.

Leia também: Customer Experience – tudo o que você precisa saber

Quais são as principais vantagens do Employee Experience?

Confira a seguir as principais vantagens que o Employee Experience agrega à sua empresa.

1. Aumento do engajamento e produtividade

Quando os colaboradores percebem que são valorizados e que possuem chances de ascensão na empresa, eles aumentam seu engajamento e produtividade.

Logo, o Employee Experience faz com que os profissionais se sintam mais estimulados a prestar um trabalho de qualidade para a empresa.

2. Maior atração e retenção de talentos

O Employee Experience está presente nas etapas de recrutamento e seleção. Assim, torna-se mais simples promover aumento na atração e retenção de talentos.

Afinal, os candidatos que não foram admitidos vão se sentir inclinados a tentar novamente e vão informar a outros profissionais sobre a excelente experiência que a empresa proporciona.

Logo, novos talentos vão se interessar em fazer parte do quadro de colaboradores dessa companhia.

Já os profissionais que forem contratados darão o seu melhor para manter-se na empresa, pois se sentem bem e engajados a realizar uma excelente atuação.

3. Melhoria na qualidade de vida do colaborador

Quando o profissional atua em um ambiente no qual o espaço físico, cultural e as condições psicológicas são favoráveis,sua qualidade de vida é melhorada. 

Isso se explica melhor pelo fato de que os níveis de estresse são reduzidos drasticamente, tornando-se exclusividade das cobranças em relação ao desempenho e em relação às condições de mercado.

Essas cobranças são menos complexas, pois já é o que o profissional espera do ambiente corporativo. Além disso, com boas condições de desenvolvimento, líderes compreensivos e um ambiente físico acessível e higiênico, é mais simples se empenhar para cumprir com as metas propostas. 

4. Aumento na satisfação do cliente

Por último, mas não menos importante, o Employee Experience promove o aumento na satisfação do cliente. Afinal, todo cliente deseja ser atendido por um profissional preparado, confiável e engajado.

Ou seja, o trabalho prestado terá maior qualidade e os consumidores também terão sua experiência otimizada com a empresa.

Saiba mais: O que é Customer Success e quais as vantagens

Como implantar a estratégia de Employee Experience na sua empresa

Veja as maneiras mais estratégicas de implantar a estratégia de Employee Experience na empresa.

1. Escute e conheça os seus colaboradores

Um dos grandes mitos que existem nos ditados populares é dizer que o outro deve ser tratado da forma como gostaríamos de ser tratados. Isso não é verdade, pois as nossas necessidades são diferentes das necessidades alheias.

Por isso, devemos tratar as pessoas conforme elas gostariam de ser e, para isso, é primordial conhecê-las. Por isso, escute e conheça os seus colaboradores, peça feedbacks, saiba quais são suas aspirações pessoais e profissionais e tenha abertura às suas ideias e desabafos.

2. Alinhe os interesses dos colaboradores com os da empresa

Depois de conhecer os anseios de seus profissionais, alinhe-os com os anseios da empresa. Leve em conta que nem todos os desejos dos colaboradores poderão ser atendidos pela corporação, é claro.

Porém, é factível alinhar os objetivos do funcionário aos objetivos da companhia. Assim, mesmo que seus interesses não se realizem em totalidade, ele verá que a organização se esforça por compreendê-lo e dar espaço a suas ideias.

3. Construa um ambiente de trabalho favorável

Muitas vezes o ambiente de trabalho é a segunda casa do profissional. Por isso, é de suma importância que se construa um ambiente de trabalho favorável e bem estruturado.

Isso significa que o ambiente precisa ser arejado, acessível, seguro e higiênico. Assim, os colaboradores se sentirão mais à vontade em seus postos de atuação.

Por fim, não se esqueça de acompanhar os resultados e observar se o Employee Experience está sendo aplicado de forma eficiente.

4. Dica bônus! Seja organizado

Ao passo que você, empresário/chefe, for recebendo os feedbacks dos colaboradores e notando as melhorias que o Employee Experience traz, anote tudo.

Todo feedback e todo monitoramento de resultados são úteis na hora de entender o que pode ser melhorado no ano seguinte.

Para ajudar na sua organização tenha sempre em mãos um software CRM, o qual fará a gestão dos seus dados, das suas vendas, das vendas dos seus funcionários e também do histórico de compras dos seus clientes!

O sistema CRM também te ajuda na hora de realizar follow ups e ainda emite relatórios que te ajudam a identificar onde estão os gargalos que impedem suas vendas e alavancarem.

Continue a leitura: O que é CRM? Entenda como funciona essa ferramenta

E-books

Vídeo Bônus – Contratar Sem ou Com Experiência em Vendas? O que vale mais a pena?

Compartilhe

As Redes Sociais

Assine a Newsletter

O Papo é Vendas!

Assinar no LinkedIn