5 hábitos do vendedor de sucesso

hábitos do vendedor de sucesso imbatíveis

Conversei com Paulo Araújo, especialista em vendas e software de CRM sobre quais são os hábitos do vendedor de sucesso.

Comportamento que alguém aprende e repete frequentemente: esta é uma das definições de hábito.

Bom, já falamos aqui no blog sobre o perfil característico de um vendedor vencedor, mas até chegar nesse perfil, existem hábitos que precisam ser cultivados diariamente.

Afinal, um vendedor de sucesso não é apenas aquele que consegue bater (e até superar) suas metas, mas que também consegue fazer com que seus clientes enxerguem, de fato, valor em seu produto ou serviço.

Neste artigo, você vai conferir os seguintes hábitos do vendedor de sucesso:

  1. Manter a leitura em dia;
  2. Não ter medo de experimentar;
  3. Entender que o “novo” sempre vem;
  4. Automotivação é o que importa;
  5. Falar pouco e fazer muito.

Vamos lá?

1. Manter a leitura em dia

Manter a leitura em dia é mais do que adquirir novos conhecimentos.

Quem lê com frequência sabe se comunicar melhor, tanto na forma escrita como na forma falada.

Como assim? Quando lemos boas literaturas, por exemplo, adquirimos a chamada “formação do imaginário”, muito em falta nos dias de hoje.

A formação do imaginário nada mais é do que a ampliação do nosso horizonte de compreensão sobre o que é o mundo real. Com isso, passamos a entender melhor sobre o funcionamento das coisas e sobre o comportamento das pessoas – o que, em última análise, nos ajuda nas vendas.

Mas o que ler? Entre livros, vídeos, artigos, posts, podcast, procure ter contato com materiais que fazem você crescer tanto como pessoa quanto como profissional. Exemplos de temas:

  • informações sobre o mercado em que você atua;
  • técnicas de vendas;
  • inteligência emocional;
  • neurociência e comportamento do consumidor;
  • filosofia;
  • literatura clássica.

Saiba mais: 8 livros sobre vendas essenciais para gestores.

2. Não ter medo de experimentar

Um dos hábitos do vendedor de sucesso é não ter medo de experimentar novas formas de alcançar seu público. E mesmo se ele tiver medo, isso não o paralisa.

Aqui a gente consegue perceber como o hábito de ler boa literatura nos ajuda a criar mais coragem, não é mesmo?

Ao ficar sempre atento ao comportamento do seu cliente, você consegue ter mais insights para inovar, seja na maneira como seu produto é vendido ou também experimentando novos produtos e serviços que o atenderão melhor.

Por isso, fique de olho em seu cliente (o sistema de CRM te ajuda nessa tarefa), em seu mercado e também com seus concorrentes!

3. Entender que o “novo” sempre vem

Outro dos hábitos do vendedor de sucesso é que eles se abrem a mudanças que naturalmente vão surgindo – sejam novos produtos, novos formatos de divulgação ou ainda novas técnicas de vendas.

Na prática, eles entendem que o que vale hoje pode não valer mais amanhã, por isso estão sempre atentos e abertos a novas possibilidades de crescimento – percebeu como esse hábito também está relacionado ao primeiro?

Ou seja: nada de brigar com as mudanças, mas sim ponderar e aprender sobre elas.

4. Automotivação é o que importa

A automotivação é um dos hábitos do vendedor de sucesso.

Trata-se da capacidade de motivar a si mesmo – ou seja, sem esperar que as circunstâncias externas façam isso por você.

Nesse ponto, é preciso deixar claro: motivação não pode ser só aquela sensação boa que a gente sente dentro do peito e que, num ímpeto, a gente se levanta cheio de entusiasmo para fazer algo diferente.

Se você está contando o tempo todo com esse sentimento, esqueça.

A automotivação é mais forte. Ela  está relacionada com encontrar uma razão para fazer algo e fazer bem feito.

Viktor Frankl, psiquiatra austríaco (e autor do maravilhoso livro “Em busca de sentido” que você precisa colocar em sua lista), passou anos preso em um campo de concentração nazista.

Ele tem uma frase que a gente precisa colar no espelho: “Quem tem um porquê, enfrenta qualquer como”.

Encare a capacidade de se automotivar como um dos hábitos do vendedor de sucesso.

Identifique qual é o seu porquê de vida. Por que você quer ter sucesso? É para dar uma vida melhor à sua família? É para você superar uma realidade cheia de dificuldades?

Por que você se levanta da cama todos os dias?

Sempre que tudo estiver difícil, mire os seus olhos nesse porquê – é isso o que importa, no final das contas.

5. Falar pouco e fazer muito também é um dos hábitos do vendedor de sucesso

Por fim, um dos excelentes hábitos do vendedor de sucesso é o tão conhecido “falar pouco e fazer muito”.

Vendedores de sucesso são aqueles que ouvem os seus clientes e agem.

E aqui vai uma diferença importante: ouvir é algo que precisa ser treinado diariamente.

Ouvir, de fato, não é escutar o que o cliente está dizendo, mas já preocupado pensando no que você vai dizer em seguida.

É ouvir de verdade, sem ser autorreferente – e neste ouvir podem surgir grandes oportunidades de novos negócios.

Ouvir o cliente não significa que ele sempre tem razão ou que devemos fazer todas as suas vontades. Longe disso!

Além disso, outro dos hábitos do vendedor de sucesso é o fazer muito pelo cliente. Esse fazer muito diz respeito a servi-lo, a atendê-lo de fato em suas necessidades que o seu produto ou serviço pode suprir.

Na prática, portanto, estamos falando de um atendimento pré, durante e pós-vendas excelente.

Mas dentro de um escopo bem definido para evitar surpresas desagradáveis ou falta de controle em seus custos.

E então? Quais desses hábitos você, como vendedor, precisa adquirir para ter mais sucesso em sua carreira?

Dando sequência ao tema, agora vamos aprender como criar uma equipe de vendas criativas em tempos de crise.

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