5 Dicas para Começar a Investir em Google Ads

Dicas para Começar a Investir em Google Ads

Criar anúncios no Google Ads é uma das maneiras mais efetivas de levar tráfego para o seu site e alcançar resultados ainda maiores.

O Google Ads é uma das melhores ferramentas para isso e agora você pode conferir todas as dicas para criar as melhores campanhas possíveis.

Veja abaixo os tópicos que separamos para te explicar tudo sobre essa ferramenta do Google!

  • O que é Google Ads?
  • Como criar uma campanha no Google Ads?
  • 10 dicas para começar a investir no Google Ads

O que é Google Ads?

Para iniciarmos uma campanha de sucesso no Google Ads, o primeiro passo é entender que ele é um sistema de links patrocinados, o qual funciona com PPC – Pay-Per-Click – e tem feito grande diferença na publicidade de grandes empresas.

Isso porque através do sistema é possível que os anúncios cheguem a um público que é a cara do seu negócio, então você perde investimento de tempo e nem dinheiro com pessoas que não possuem grandes chances de se tornarem clientes de verdade.

Em resumo, você delimita com quem falar, a frequência e em quais condições quer que seu público receba anúncios relacionados ao seu serviço ou produto.

Como funciona o Google Ads?

Os anúncios do Google Ads podem ser exibidos de diversas maneiras. Isso porque a ferramenta é múltipla: compreende rede de pesquisa, rede de display e vídeos. os anúncios podem ser veículos como:

  • Resultados de pesquisas no buscador, relacionados às palavras-chave utilizadas pelos usuários;
  • Banners em sites específicos direcionados por você;
  • Banners em canais diversos, segmentados pelo interesse do público-alvo;
  • Banners em aplicativos;
  • Banners no Youtube;
  • Vídeos no Youtube.

Um bom anúncio precisa atingir o público ideal e o Google Ads pode ser seu grande aliado, afinal, é possível direcionar, segmentar e também mensurar os resultados das campanhas.

Com o Google Ads, o anunciante tem controle sobre o que foi investido. Você pode configurar os investimentos por dia, mês, ou por toda a campanha.

A cobrança será feita quando o anúncio receber cliques, mil impressões ou, se você houver configurado o objetivo da sua campanha para conversão, quando começarem a ocorrer tais conversões em seu site ou e-commerce.

Assim você possui o controle sobre todo o investimento e não será necessário se preocupar em acabar gastando mais do que o budget estabelecido previamente.

Dica de leitura: Segmentação de Públicos e o Impacto nas suas vendas

Como criar uma campanha no Google Ads?

O Google Ads, antigamente chamado Google Adwords, sempre passa por atualizações para tornar sua usabilidade cada vez mais intuitiva para o usuário.

Com ele, você tem a possibilidade de criar campanhas por níveis e subníveis (grupos de anúncios e os anúncios propriamente ditos). Lá, você vai decidir qual o seu objetivo principal, segmentar para o público ideal e configurar os anúncios.

Para mensurar os resultados obtidos pelas campanhas do ADS, o Google Analytics é a melhor ferramenta para monitorar o tráfego gerado pelos anúncios dentro do site da sua empresa. Dessa forma, você poderá entender o comportamento do usuário dentro da página, isso depois dele clicar no link patrocinado direcionado a ele.

Dessa forma, você possui uma visão 360° de como seus materiais estão impactando o público e quais as formas de otimizar eles, para que a experiência do usuário seja cada vez mais assertiva para conquistar sua conversão para cliente.

Leia também: Gestão da carteira de clientes simples e eficaz

5 Dicas de para começar a investir no Google Ads

Caso você já saiba anunciar, talvez a sua dúvida seja “como melhorar minha campanha no Google Ads?” ou mesmo “quais as melhores estratégias para Google Ads?”. Veja as dicas abaixo:

1. Defina um objetivo

Não adianta nada iniciar uma campanha só com o pensamento “quero vender mais”. É preciso estabelecer uma quantidade, uma proporção, algo plausível para análise de desempenho. Assim, é possível mensurar resultados e quando um objetivo é alcançado.

É preciso também saber em quanto tempo esse “aumento de vendas” pode e deve ser conquistado. Por exemplo, tenho um site que vende meias:

  • Quais resultados eu tenho hoje: uma média de 300 visitas diárias e 2 vendas;
  • Minha meta e prazo para atingir: 3.000 visitas ao dia em 4 meses.

Esse tipo de planejamento é o que irá ditar quanto será necessário investir. Lembre-se: não adianta criar grandes metas, se não houver chance de direcionar investimentos na mesma proporção.

Traçar objetivos é criar estratégias viáveis para poder realizar o que foi planejado no primeiro momento.

2. Coloque em evidência os benefícios dos seus produtos

Para que as pessoas tenham interesse em suas campanhas, é necessário que ela seja muito objetiva e exponha o melhor do seu produto. Identifique precisamente o que seu produto ou serviço oferece e suas maiores qualidades.

Estudando o seu público e entendendo seus hábitos de consumo é possível entender quais as necessidades que eles buscam atender ao adquirir produtos. Ao verificar que sua audiência busca conforto e praticidade, encontre como isso se enquadra com o que você oferece!

Em seu site de meias, por exemplo, não vou vender meias de seda ou algodão, dizendo que elas são as melhores escolhas para o verão.

3. Estude o público e crie um bom planejamento

Recolha o maior número possível de informações sobre a sua situação atual. Com o Google Analytics, você pode obter informações como:

  • Quantas visitas você possui atualmente, de onde elas vêm;
  • Quanto tempo ficam no site, pelo que mais procuram;
  • Por onde entram no seu site;
  • Quanto cada cliente gasta em média.

Quanto mais dados você conseguir reunir, melhor! Como dito anteriormente, dessa maneira será possível dizer aquilo que seu público quer ouvir.

4. Conheça os seus concorrentes diretos e indiretos

Seu site pode ser muito bom e seu produto de muita qualidade e, mesmo assim, não conseguir os clientes que queria. O problema pode ser a concorrência. Recolha informações, tais como:

  • Quem são seus concorrentes no Google?
  • O que, como e quando anunciam?
  • Onde se posicionam?
  • Os anúncios são sempre os mesmos ou mudam?
  • Onde levam os anúncios?

A partir do momento que possui conhecimento de quem são seus concorrentes, comece a monitorar as ações deles e incorpore isso dentro de suas estratégias, entenda os pontos fortes e as oportunidades de se destacar analisando o que está sendo feito em outras campanhas.

5. Indique as palavras-chave negativas

O Google Ads permite que você adicione palavras-chave negativas na sua segmentação, ou seja, termos que devem ser excluídos dos resultados de busca na campanha em que você está veiculando.

Ao adicionar essa lista de palavras negativas, seus recursos são otimizados, já que seus anúncios não serão exibidos para pessoas que buscam por esses termos ou acessam sites que os contenham.

Por exemplo: seus anúncios podem ser de bateria (instrumento musical) e você pode negativar palavras como celular, relógio, iPhone, entre outros termos que poderiam confundir a busca do usuário e acabar desperdiçando os seus investimentos com cliques de públicos não qualificados.

Agora que você já sabe das principais dicas para fazer investir no Google Ads, você não pode deixar de ter um software CRM para fazer toda a gestão dos seus dados e das suas vendas.

Afinal, você verá que com o aumento das suas vendas será necessário um sistema de CRM completo que dê conta de organizar todas as informações disponíveis sobre os seus clientes e vendedores.

O Customer Relationship Management é o software que vai te ajudar a identificar os possíveis gargalos que possam atrapalhar suas vendas e ainda emitir relatórios diários, os benefícios do CRM de Vendas são inúmeros!

Continua a leitura: 7 perguntas sobre CRM de Vendas

E-books

Video Bônus – Hábitos de Sucesso em Vendas

Compartilhe

As Redes Sociais

Assine a Newsletter

O Papo é Vendas!

Assinar no LinkedIn