Henry Ford – Biografia e Legado

Henry Ford nasceu em 30 de julho de 1863 em uma fazenda em Dearborn, no Estado do Michigan, Estados Unidos. Seu pai foi da Irlanda para os Estados Unidos, mas fugiu da Grande Fome da Irlanda, ocorrida entre 1845 e 1849 por uma doença que disseminou as batatas no país, eliminando boa parte da população.

Já sua mãe, filha de belgas, já nascera nos Estados Unidos. Quando sua mãe morreu, em 1876, ele contrariou os desejos do seu pai, e não quis herdar a fazenda. Em 1978 ele fugiu para Detroit e conseguiu um emprego em uma fábrica de bondes, mas logo foi demitido. Entre outros diversos trabalhos, dia e noite para conseguir pagar o seu aluguel, Ford permaneceu na cidade.

Ford foi autor dos livros “Minha filosofia de indústria” e “Minha vida e minha obra”, além disso, ele foi o primeiro empresário a aplicar a montagem em série de forma a produzir em massa automóveis em menos tempo e a um menor custo. 

Como único dono da Ford Company, ele se tornou um dos homens mais ricos e conhecidos do mundo. No dia 16 de junho de 1903, dia da fundação da Ford Motor Company, foi investido um capital de US$150.000 (em valores equivalentes na época), de 12 sócios, sendo que US$28.000 foram investidos pelo próprio Ford, com então 40 anos na época.

Em 1885 conheceu sua esposa, e casaram-se em 1888. Nessa época, ele cursou caligrafia, contabilidade, práticas comerciais e desenho mecânico na Goldsmith, Bryant & Stratton Business University.

Em 1891 ele ingressou na Edison Illuminating Company, uma das empresas de Thomas Edison, e em 1893 já se tornou engenheiro-chefe. Em 1986, com o conhecimento que adquiriu, construiu uma “carruagem sem cavalo”, e a chamou de quadriciclo. Ele, então, vendeu sua criação para financiar um modelo mais complexo.

Finalmente, em 1903 surge a Ford Motor Company, com o sonho de Ford criar um carro que todos pudessem comprar. Ele o conseguiu através do famoso Modelo T e de seu princípio industrial: o fordismo.

Posteriormente, eles atuaram em inúmeras outras áreas, o que inclui até mesmo a aviação.

O intenso empenho de Henry Ford para baixar os custos resultou em muitas inovações técnicas e de negócios, incluindo o sistema de franquias que instalou na concessionária em cada cidade da América do Norte, e nas maiores cidades em seis continentes.

Ford deixou a maior parte de sua grande fortuna para a Fundação Ford, mas providenciou para que sua família pudesse controlar a companhia permanentemente.

Ford foi resguardado como um pacifista durante boa parte da Primeira Guerra Mundial e na década seguinte ficou conhecido como notório antissemita, publicando uma série de quatro livros chamados “O Judeu Internacional”.

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Henry Ford – Legado 

Henry Ford deixou um legado muito grande para a indústria ao instaurar o modelo de produção fordista.

Tudo se iniciou com o Taylorismo. Frederick Taylor foi o pioneiro da sistematização na administração e na produção das indústrias. Ele defendia uma padronização e uma grande disciplina, visando uma maior eficiência.

A filosofia do Taylorismo, então, influenciou fortemente Henry Ford. O princípio básico do fordismo é simples: criar uma linha de produção em massa o mais automatizada e padronizada possível. É aquela clássica imagem que temos de uma linha de produção.

É o auge do que os filósofos costumam chamar de “alienação do trabalhador”.

Assim, a importância de Henry Ford para a indústria existe até os dias de hoje. O Fordismo só foi superado em partes pelo Toyotismo, criado dentro da Toyota sob liderança de Taiichi Ohno.

O modelo Toyotista se espalhou pelo mundo em meados dos anos 1960 e 1970. Enquanto Ford gostava de um padrão não só na indústria, mas nos produtos, o Toyotismo partia para uma maior personalização (mas ainda em escala industrial).

A ideia é uma produção mais flexível, mas feita apenas sob demanda. Dessa forma, há uma diversidade ao mesmo tempo que o estoque não permanece parado e não há desperdícios.

Por volta de 1926, o enfraquecimento das vendas do Modelo T finalmente convenceu Henry a fazer um novo modelo de automóvel. Ele desempenhou o projeto com um grande número de técnicos especializados no projeto de motor, chassi, mecânica e outras necessidades, deixando o desenho da carroceria para seu filho.

Edsel conseguiu por vezes prevalecer sobre seu pai na oposição inicial desde a inclusão de um sistema de mudança de transmissão deslizante. O resultado foi o sucesso do Ford Model A, introduzido em dezembro de 1927 e produzido até 1931, com uma produção total de mais de quatro milhões de automóveis.

Posteriormente, a empresa adotou um sistema de mudança anual de modelo, semelhante ao que é utilizado pelos fabricantes de automóveis de hoje. Não antes de 1930, Henry superou sua oposição contra as companhias de financiamento.

No entanto, após isso, a Universal Credit Corporation, de Ford, tornou-se a principal financiadora de veículos.

Não podemos deixar de mencionar que Henry Ford foi um pioneiro do “Capitalismo do bem-estar socialconcebido para melhorar a situação dos seus trabalhadores e especialmente para reduzir a grande rotação de empregados de muitos departamentos, que contratavam 300 homens por ano para preencher 100 vagas.

Eficiência significava contratar e manter os melhores trabalhadores. Em 5 de janeiro de 1914, Ford anunciou seu programa “cinco dólares por dia”. O programa revolucionário e sistemático incluía uma redução da duração do dia de trabalho de 9 para 8 horas, 5 dias de trabalho por semana, e um aumento no salário-mínimo diário de US$2,34 para US$5 para trabalhadores qualificados.

Outra inovação para o período foi a repartição com seus empregados de uma parte do controle acionário.

As ideias de Henry Ford modificaram todo o pensamento da época, foi através delas que se desenvolveu a mecanização do trabalho, produção em massa, padronização do maquinário e do equipamento e por consequência dos produtos, forte segmentação do trabalho manual em relação ao trabalho braçal, afinal, o trabalhador não precisava apenas pensar em como fazer seu trabalho, mas também efetuá-lo com o mínimo de movimentação possível.

Ele também implementou política de metas, mesmo não possuindo esse nome, afirmando que X carros deveriam ser produzidos em Y dias. Além disso, ele revolucionou o tratamento dispensado aos trabalhadores, pois melhorou o salário substancial para aqueles que trabalhavam com a produção e a distribuição, ocorria o aumento de poder de compra, proporcionalmente, criando um movimento econômico cíclico.

Por esses motivos pode-se dizer que Henry Ford tornou-se um grande marco, sendo hoje muito estudado nas áreas de administração.

E aí, gostou de saber mais sobre a vida e legado do revolucionário Henry Ford? Não deixe de conferir também outras biografias inspiradoras, como a de Luiza Trajano, responsável por inovar e diversificar a rede varejista Magazine Luiza!

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