Ramp Up em Vendas – O que é?

ramp up

Quando traduzimos de forma literal o termo “ramp up” obtemos como significado “aumento”, “aceleração” ou “alavancagem”.

Já no mundo dos negócios vendas, ramp up significa aumento rápido e significativo das vendas.

Sabemos que a rotatividade nas equipes das empresas é uma realidade cada vez mais crescente no cenário dos negócios, por vezes todos trabalham para que as taxas de turnover caiam, a sua organização também precisa investir no ramp up.

Afinal, é por meio dele que sua empresa vai conseguir reduzir os impactos decorrentes das renovações necessárias na equipe. Esse procedimento pode acelerar a entrega de resultados de novos vendedores e fazer com que o seu funcionário mantenha o fluxo de receitas durante esse período de remanejamento de equipe.

Tem interesse em saber mais sobre o Ramp Up? Confira os tópicos que separamos para deixar você e sua equipe inteirados sobre essa tendência de mercado!

  • O que é ramp up de vendas?
  • Ramp Up Time: o que é e para que serve?
  • 5 etapas para implementar um ramp up de sucesso
  • CRM de Vendas: o aliado nº1 dos empresários

O que é ramp up de vendas?

Como já definido acima, o ramp up, basicamente é um termo que designa a quantidade de produto ou serviço que aquele seu funcionário novo está vendendo. E mais, essa técnica faz parte da gestão de recursos humanos e é muito utilizada para treinar equipes comerciais, com ênfase nos novos vendedores.

O objetivo maior é que os membros recém chegados da equipe consigam atingir os resultados comerciais da forma mais rápida possível.

É através do ramp up de vendas que um vendedor deve atingir as metas planejadas, as quais irão escalar ao longo dos seus meses iniciais de trabalho.

E mais, podemos considerar que o processo de ramp up está concluído quando um vendedor novo já estiver atingindo as metas individuais que foram estabelecidas também para a outra parte da equipe ao menos três meses seguidos.

Quando falamos em ramp up de vendas bem-sucedido, é necessário continuar capacitando os novos vendedores, fazendo com que eles assimilem tudo sobre o produto e o mercado de atuação, além de garantir que aprendam as melhores técnicas de vendas. 

Leia também: Técnicas de vendas ou atitudes?

Ramp Up Time: o que é e para que serve?

O ramp up time é uma métrica trivial no mundo das vendas, pode ser conhecida como “tempo de rampagem”. É por meio dessa métrica que sua empresa saberá o quão rápido ela consegue repor um time de vendas sem perder a lucratividade.

No mundo ideal, o ramp up time deve ser curto, para que o fluxo de caixa do seu negócio não sofra prejuízos. Mas, ele pode durar de 4 a 9 meses, isso dependerá de vários motivos.

Entre os fatores que interferem nesse tempo, temos:

  • O ramo de atuação do seu negócio;
  • A tempo médio do ciclo de vendas do negócio;
  • O tipo de vendas que a empresa realiza;
  • O tipo de produto ou serviço disponibilizado;
  • A experiência do novo vendedor;
  • A senioridade do profissional, se é um vendedor tradicional, um consultor de vendas ou um Sales Development Representative (SDR);
  • A quantidade de leads da empresa;
  • O número de atividades do vendedor;
  • O estágio do negócio.

Assim, nota-se que é de suma importância planejar e entender as necessidades da equipe comercial.

O percentual da meta a ser batido a cada mês pelos novos vendedores também depende de todos os fatores apresentados acima. Entre os modelos de escalonamento das metas que podem ser utilizadas durante o período de ramp up de vendas, temos:

  • 1º mês: de 10% a 25%;
  • 2º mês: de 30% a 50%;
  • 3º mês: de 70% a 80%;
  • 4º mês: 100%;

Ao final do tempo estabelecido, o vendedor precisa estar totalmente incorporado à empresa e à sua equipe e deve ter a capacidade de atingir as metas estabelecidas para todos.

Leia também: Ciclo de vendas de propostas comerciais

5 etapas para implementar um ramp up de sucesso

Para colocar um ramp up de vendas de sucesso em ação e que acima de tudo seja sustentável financeiramente para a empresa, é necessário seguir 5 passos, confira!

1. Escolha bem os novos funcionários

Contratar pessoas que estejam de acordo com os valores e a missão da sua empresa e que possuam um bom potencial para somar ao time de vendedores é muito importante para ter um ramp up de vendas bem sucedido!

Ademais, é necessário estar preparado para as possíveis quedas no time de vendas. Assim, é essencial estar sempre atualizado nas mudanças de mercado e conversas com potenciais interessados na vaga, ainda que não exista uma em aberto.

Dica: deixe sempre um espaço para cadastramento de currículos de pessoas em seu site.

2. Investir no onboarding de novos vendedores

O onboarding é a etapa responsável pela incorporação, treinamento e capacitação de novos colaboradores. Além disso, as empresas que possuem um bom processo de onboarding elevam a retenção dos seus funcionários em 82% e a produtividade em 70%.

Um treinamento efetivo e que tenha as metas escalonadas bem definidas vai ser capaz de fazer com que os novos vendedores entreguem resultados desde o princípio.

É dever da empresa ensinar tudo que seja essencial para o trabalho e gestão da equipe de vendas:

  • Técnicas de vendas;
  • Tudo sobre o produto ou serviço oferecido;
  • Discursos de vendas;
  • Missão, visão e valores da organização;
  • Softwares utilizados pela equipe de vendas.

Vale lembrar que para ser um vendedor de sucesso e eficiente é preciso que o processo de onboarding seja planejado, padronizado e esteja em constante aperfeiçoamento. Não podemos manter sempre o mesmo modelo de apresentação, visto que, tudo no mundo dos negócios sofre atualizações e transformações periódicas.

3. Alinhamento de expectativas

Sempre deixe muito claro sobre o que é esperado daquele profissional e informe o período ideal determinado pela empresa para trazer um retorno e todos os processos necessários para isso acontecer. Realize essas observações durante o onboarding, em conversas, reuniões e por meio da comunicação interna (intranet).

As metas progressivas de vendas planejadas devem ser bem explicadas, e para isso, é preciso considerar o ramp up médio do seu negócio.

4. Avaliação do ramp up time e outras métricas importantes

Com a finalidade de sempre aperfeiçoar os processos dentro da sua empresa, o ramp up de vendas deve ter seus dados estruturados, em especial o ramp up time.

Procure avaliar também:

  • A quantidade de oportunidades trabalhadas pelo novo vendedor;
  • A quantidade de atividades;
  • Fazer uma análise quantitativa para perceber se o discurso de vendas está melhor;
  • Observar quantas vendas fez a partir dos leads qualificados.

Atenção, é preciso entender o desempenho de diferentes vendedores e perceber:

  • Os gargalos que os fazem deixar de vender;
  • O que eles fazem que não está gerando resultados;
  • Quais são as possíveis novas ações para o treinamento?

Será por meio de todos esses dados coletados e estruturados que o seu ramp up de vendas será aperfeiçoado.

5. Acompanhar os novos vendedores e fornecer um treinamento contínuo

Posteriormente ao final do período de ramp up de vendas, é necessário continuar acompanhando o desempenho dos novos vendedores e treiná-los de acordo com as novas atualizações que forem sendo incorporadas ao negócio (novos serviços e produtos, por exemplo).

Use cases de sucesso como uma maneira de incentivar os vendedores, criando recursos curtos e mais focados em aspectos específicos, além de montar treinamentos atualizados sobre vendas.

Leitura complementar: Como montar uma equipe de vendas vencedora

E aí, gostou de saber um pouquinho mais sobre ramp up? Percebeu que a base de um ramp up de sucesso é a organização e o repasse de informações de forma atualização?

Hoje o mercado dos negócios conta com o software CRM, o qual é capaz de fazer a gestão dos dados da sua empresa de uma maneira muito eficiente e organizada.

Plataforma de CRM de Vendas: o aliado nº 1 dos empresários

Para aqueles que não conhecem, o Customer Relationship Management é uma ferramenta de gestão capaz de organizar todos os seus dados de forma rápida, fácil e acessível a qualquer momento.

Além disso, esse sistema de CRM te ajuda a localizar os gargalos que impedem que suas vendas alavanquem de uma vez por todas! Afinal, ele emite relatórios que apontam onde estão os erros e falhas.

Não perca mais tempo e saiba agora tudo sobre o CRM de Vendas, o aliado número 1 dos empresários de sucesso!

E-books

Vídeo Bônus – Outside Sales – O que é?

Compartilhe

As Redes Sociais

Assine a Newsletter

O Papo é Vendas!

Assinar no LinkedIn