Como elaborar uma proposta comercial?

Como elaborar uma proposta comercial

Elaborar uma proposta comercial é um passo fundamental para você demonstrar profissionalismo e aumentar as chances de fechar negócios.

Estamos falando de um documento que resume informações importantes sobre a empresa, o produto ou serviço e como ele pode ser adquirido pelo cliente.

É um documento que precisa ser personalizado para ir de encontro às demandas dele, de modo que a compra do produto ou serviço seja irresistível.

Por isso, neste artigo você vai conferir dicas importantes para elaborar a melhor proposta comercial personalizada.

As dicas são:

  1. Avalie sua proposta de valor.
  2. Analise seu valor financeiro.
  3. Não tenha medo de perguntar.
  4. Faça sugestões.
  5. Acompanhe a evolução da proposta comercial.

Vamos lá?

1. Avalie sua proposta de valor

O primeiro passo importante é avaliar qual será a proposta de valor que será apresentada ao potencial cliente.

Não estamos falando de valor financeiro (embora ele também faça parte), mas de avaliar o que pode ser feito de diferente para despertar o interesse.

Nessa hora, é importante refletir e colocar no papel o que a empresa tem de melhor para oferecer ao prospect.

Comece relembrando a missão, a visão e os valores da própria empresa, e, a partir daí, lembre-se de como ela de fato pode ajudar a resolver o problema ou atender ao desejo da pessoa.

Avalie, por exemplo:

  • Por que essa pessoa precisa comprar de você e não do concorrente?
  • Qual é o real benefício que ela terá?
  • Quais objeções são quebradas e que fazem com que a pessoa perceba que realmente vale a pena comprar o seu produto?

2. Analise seu valor financeiro

Agora sim estamos falando de valores financeiros, que também precisam ser incluídos na proposta comercial.

Pesquise se o preço cobrado pelo produto ou serviço está dentro dos parâmetros aceitos pelo mercado e concorrentes.

Por mais que as pessoas levem em consideração os diferenciais das empresas, lembre-se que elas também avaliam o preço – pode ser, por exemplo, que a pessoa queira muito comprar de você, mas infelizmente no momento ela não tenha dinheiro suficiente.

Por isso é tão importante construir uma proposta comercial personalizada.

Quanto mais você conhece o seu público, mais fácil saberá se ele está disposto a pagar ou não.

3. Não tenha medo de perguntar

Já que o objetivo é o de personalizar a proposta comercial, antes de elaborá-la você precisa conversar com o seu potencial cliente para entender quais são as suas necessidades e dificuldades.

Dessa forma, o conteúdo será criado com base nessas respostas.

Quebre todas as objeções que ele possa ter, demonstrando que o seu produto ou serviço é a melhor opção para suprir a demanda.

Nessa hora, uma boa dica é incluir depoimentos e/ou cases de clientes que adquiriram o mesmo produto.

A prova social ajuda a quebrar as objeções de compras ao demonstrar exemplos reais de transformações positivas que o seu produto fez para um cliente.

Leia também: 5 palavras de vendas que todo vendedor deve evitar.

4. Faça sugestões

Durante a conversa com o potencial cliente, talvez você possa identificar que mais de um produto ou serviço resolva o problema dele.

Nesse caso, você pode elaborar a proposta comercial oferecendo sugestões ainda mais personalizadas – seja incluindo um item a mais, outra solução diferente, ou, ainda, oferecer garantias extras para ganhar a confiança da pessoa.

Aliás, muitas empresas cometem o erro de não incluir em suas propostas comerciais um breve catálogo dos produtos e serviços oferecidos (ou ao menos um link que leve o prospect a eles).

Se o potencial cliente não tiver ouvido falar da sua empresa antes, pode ser que ele não compre de você apenas por desconhecimento de tudo o que você vende.

Aí se o concorrente mostra a ele todas as opções disponíveis que atendam a sua demanda, ele vai dar preferência a ele.

5. Acompanhe a evolução da proposta comercial

Por fim, é preciso manter o follow up em dia para não deixar a proposta comercial esquecida e desaquecida, fazendo com que você perca o cliente no funil de vendas.

Lembre-se que a maioria das vendas não são fechadas no primeiro contato ou no dia seguinte da apresentação da proposta comercial.

Geralmente elas precisam ser trabalhadas por mais um período até que o potencial cliente tome a decisão.

Na prática, portanto, para acompanhar a evolução da proposta comercial vale a pena investir em um bom sistema de CRM para documentar todas as etapas de envio da proposta e saber qual é o momento certo de realizar uma nova abordagem.

Vamos nos aprofundar neste assunto?

Então confira alguns passos para criar um follow up para que as suas propostas comerciais tenham mais chance de se converterem em vendas.

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