Essa ferramenta irá auxiliar durante o gerenciamento da sua empresa, fazendo com que o seu nível de competitividade e seus indicadores de vendas aumentem ainda mais em relação aos concorrentes do seu negócio.
A evolução e o crescimento do mercado fizeram com que novas dores surgissem tanto nos gestores quanto nos consumidores, e consequentemente, a necessidade de novos instrumentos para auxiliar nessa trajetória também se manifestaram.
Durante esse texto que preparamos, você será capaz de entender como a Matriz da Competitividade pode colaborar com as suas metas e descobrir como aplicá-la da maneira ideal.
Confira os tópicos que serão abordados nesse artigo:
- O que é a matriz da competitividade?
- Qual a importância e quais são seus benefícios?
- Quando utilizá-la?
- Aprenda como criar a matriz da competitividade
- Mais foco = melhores resultados
O que é a matriz da competitividade?
A Matriz da Competitividade é uma ferramenta que ajuda a mensurar os pontos competitivos e não competitivos da sua marca ou empresa, facilitando a distribuição dos investimentos e recursos da maneira mais eficaz.
Nada mais é do que um quadrante que divide os pontos fortes e fracos de um nicho específico, e, é a partir daí que torna-se possível pontuar os pontos de melhoria e desenvolver os planos de ação, baseando-se nas atividades de maior importância no momento em questão em que a empresa está inserida.
Essa ferramenta pode ser muito útil para auxiliar a gestão de um negócio, juntamente aos dados do software CRM, tornando possível conquistar resultados ainda melhores e mais satisfatórios.
Dica de leitura: Como definir estratégias de CRM para aumentar as suas vendas
Curiosidade
A palavra ‘’matriz’’ é proveniente do latim, que vem de mater (nos remetendo para mãe) e na Idade Média era sinônimo de útero. Vale considerar também que, metaforicamente, a palavra era utilizada para designar um molde para determinada coisa.
Qual a importância e quais são seus benefícios?
Entender o desempenho do seu negócio em um cenário tão competitivo é uma excelente vantagem quando comparado aos concorrentes.
A matriz da competitividade exibe dados de análise competitiva de mercado em um formato de fácil entendimento, que permite identificar ligeiramente as vantagens e gaps que possam estar presentes no cotidiano. Além de proporcionar ideias claras sobre assuntos, objetivos e metas nas quais os reforços necessitam ser aplicados.
Desenvolver uma Matriz de Competitividade fará com que a empresa se posicione de modo eficaz em relação aos investimentos e proporcionará diversos benefícios em diversos setores da organização.
Listamos alguns deles abaixo:
- É uma ferramenta poderosa, pois permite que você tenha uma visão objetiva de todos os pontos fortes e fracos da empresa;
- Simples e dinâmica, porque a facilidade para confeccionar a matriz proporciona um trabalho rápido e sem dores de cabeça;
- Traz mais foco para os resultados, já que torna possível a visualização de todos os problemas, o que direciona todo o foco dos envolvidos para os pontos essenciais;
- Conquiste uma visão ampla dos pontos positivos e negativos, desse modo, será possível observar todas as fraquezas e forças reunidas em um só lugar;
- Simplifica a análise pela apresentação visual, pois possui uma estrutura visual e simplificada que otimiza os processos do dia a dia;
- Facilita a tomada de decisões e oferece baixo custo;
- Oferece a visão sobre as prioridades para investir recursos;
- Muitos outros.
Quando utilizá-la?
Já passou da hora da sua empresa possuir – e aplicar – uma matriz de competitividade e, caso os negócios estejam passando por um momento difícil, essa ferramenta é a escolha certa para te ajudar a passar por toda turbulência!
Com ela você aprenderá a direcionar melhor os investimentos e ficará sempre por dentro das tendências e mudanças desse mercado tão competitivo em que estamos inseridos. Existem alguns períodos estratégicos para a implementação dessa ferramenta, confira:
1. No início do seu negócio
No início de qualquer negócio é fundamental identificar os pontos positivos e negativos, levando em consideração o mercado e os concorrentes que você possui. Aprenda com os exemplos e com as pessoas que estão ao seu redor, desse modo você irá se espelhar em bons nomes e cases.
Afinal, ninguém nasce sabendo, não é mesmo? Abuse das referências e adquira muito conhecimento, desse modo, você estará preparado para entrar no mundo dos negócios e das vendas.
2. Trimestralmente
Não use uma única matriz ao longo do ano, pois ela ajuda você a rastrear e antecipar tendências de negócios.
Recomendamos que ela seja feita e atualizada de tempos em tempos para conseguir acompanhar todas as mudanças do mercado, colocar essa estratégia em prática a cada 3 meses é fundamental para acompanhar as mudanças e evoluções que estiverem acontecendo.
3. Anualmente
Realizar a matriz da competitividade anualmente é uma oportunidade para você traçar objetivos para o próximo ano, levando em consideração métricas de vendas importantes que podem ajudar a determinar suas metas e propósitos para a sua empresa.
Colher os dados anualmente e acompanhar as evoluções é uma ótima maneira para caminhar em direção ao sucesso, pois, você estará por dentro de todas as mudanças e assuntos sobre o seu negócio.
4. Antes das campanhas de marketing
Aqui, estamos falando de uma matriz de competitividade específica para campanhas de marketing que estão sendo planejadas, essa estratégia é essencial para mensurar o resultado de todo processo.
Podemos concentrar todos os esforços para atingir novos públicos, palavras-chave, indicativos de performance e muitas outras opções. Assim, concentramos os esforços de marketing e distribuímos o orçamento com sabedoria ao longo dos meses.
Leitura complementar: A Estratégia de Marketing Digital no CRM
Aprenda como criar a matriz da competitividade
Existem diversas maneiras para se criar uma matriz de competitividade, mas o essencial é que você entenda que deve mensurar os pontos fortes e fracos do seu negócio.
Lembrando que a sua construção pode variar de acordo com cada necessidade, neste exemplo, utilizamos dois eixos que vão de 0 a 10 e com quadrantes que dividem os pontos competitivos e não competitivos.
Confira a figura abaixo que mostra o nosso modelo da matriz da competitividade.
Fonte: Clientar CRM
Em cada espaço correspondente, você deve preencher com os pontos que achar mais relevantes e que devem ser trabalhados ao longo do tempo. Desse modo, quando a matriz estiver preenchida, você terá uma visão ampla e dinâmica de todos os pontos de melhoria para que assim, estude e estruture estratégias eficazes.
Identifique se o seu indicador está acima ou abaixo da média, lembrando sempre de colocar os pontos em ordem de prioridade.
Mais foco = melhores resultados
Podemos perceber ao longo desse texto que a Matriz da Competitividade possui diversas vantagens e que pode ser utilizada de maneira simples e fácil quando o assunto é identificar as melhorias necessárias para conquistar bons resultados.
Alguns usos dessa matriz são: equipe de vendas, vida pessoal, análise de produtos e serviços, lucros e muitos outros.
Esperamos que você utilize essa ferramenta para melhorar a gestão, conquistar maior foco e gerar resultados ainda mais satisfatórios.
Não poupe curiosidade quando o assunto é adquirir ferramentas e conhecimentos que melhorem o seu negócio. Conte com a gente nessa caminhada!
Dica de leitura – Como aumentar a competitividade nas pequenas empresas
Vídeo bônus – Matriz da Competitividade
Assista abaixo um vídeo exclusivo para complementar ainda mais o aprendizado sobre o tema tratado neste artigo.