Como criar equipes com alto desempenho em vendas

imagem de uma equipe com alto desempenho

O software de CRM é a ferramenta ideal para criar e avaliar equipes com alto desempenho.

O CRM mostra o caminho a ser percorrido para combater os gargalos que afetam os bons resultados.

Sonho de onze em cada dez empresários, posso garantir, que desenvolver e manter uma equipe com alto desempenho é a mais árdua tarefa de qualquer gestor comercial.

Primeiro, por que as pessoas são diferentes, sendo assim por mais que você dê a elas o mesmo treinamento cada uma irá captar a informação de uma forma.

Consequentemente a sua execução deve variar de vendedor para vendedor.

É bom que seja assim, senão seríamos todos robôs e a criatividade uma palavra em extinção no dicionário corporativo.

Mas como um software de CRM Online pode ajudar a desenvolver a sua equipe a ter excelente resultados.

Nesse post vamos discutir:

  1. Foco não é algo natural do Ser Humano.
  2. Software de CRM Online ajuda a mapear as competências técnicas e comportamentais.

1. Foco não é algo natural do Ser Humano.

Na obra – Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar o autor Daniel Kahneman enfatiza que o ser Humano não tem tendência ao foco e ao simples.

Quantas e quantas vezes complicamos o fácil e mergulhados no caos deixamos de fazer o que realmente importa?

Milhares de vezes na vida, não é mesmo?

A primeira missão do sistema de CRM é justamente criar indicadores simples, precisos e visíveis para que o seu vendedor tenha uma clara noção do que fazer para atingir a sua meta.

Leia também – Como definir indicadores de desempenho em vendas

Sem foco não existe equipes com alto desempenho.

2. O CRM ajuda a mapear as competências técnicas e comportamentais.

Equipes com alto desempenho se faz com processos bem definidos, correto?

Mas quem executa os processos?

As pessoas.

E sem pessoas não há equipe.

O software de CRM Online auxilia o gestor comercial a mapear as competências técnicas e as comportamentais que o vendedor precisa ter dentro da cultura organizacional predominante, potencial de investimento e nicho de mercado em que atua.

Veja alguns exemplos de competências comportamentais que o software de CRM Online ajuda a descobrir:

  • Agressividade,
  • Proatividade,
  • Trabalho em Equipe,
  • Criatividade,
  • Capacidade de Negociação,
  • Flexibilidade,
  • Foco nos Resultados, entre outras.

Você perceberá nitidamente se essas qualidades são raras ou se fazem presentes em cada vendedor ao analisar a qualidade dos registros que ele faz no CRM.

Os vendedores que não abraçam a causa podem até vencer uma guerra, mas nunca a batalha.

Com a Síndrome do Lobo Solitário ele acredita que o software de CRM Online não faz diferença no dia a dia e o que conta mesmo é o preço e as condições de pagamento, além do velho e bom papo de vendedor.

Já viu vendedor demitido entregar sua agenda ou caderno de anotações no RH?

Eu nunca vi, por isso a responsabilidade em cobrar os registros no CRM é do gestor.

Por outro lado, os resultados que esse vendedor apresenta darão uma exata noção das competências técnicas que ele precisa adquirir como, por exemplo:

  • Graduação ou pós-graduação acadêmica,
  • Políticas financeiras ou legislação tributária, ambiental, entre outras,
  • Marketing digital e redes sociais,
  • Técnicas de vendas,
  • Conhecimento técnico do produto, suas vantagens e benefícios.

Aqui fica ainda mais fácil mapear com o uso do CRM Online já que o maior indicador é o alcance das metas de vendas.

Claro que o fato de não atingir as metas vez ou outra não torna o vendedor um incompetente.

Mas não atingir sequencialmente é um forte indicativo de que falta algumas competências comportamentais,  técnicas ou a meta está definida de forma errada.

Equipes com alto desempenho se constroem a cada dia, um tijolinho por vez, é uma tarefa constante de aprimoramento e dedicação.

Com um software de CRM Online fica muito mais fácil acompanhar e analisar o que está dando certo e o que está dando errado.

Assista ao treinamento – Como criar equipes com alto desempenho

Compartilhe

As Redes Sociais

Assine a Newsletter

O Papo é Vendas!

Assinar no LinkedIn