Como se Tornar um Especialista em Vendas

Como se Tornar um Especialista em Vendas

Sabemos que o mundo dos negócios é uma fonte inesgotável de oportunidades, porém é de suma importância tornar-se um especialista em vendas para ter uma boa performance no setor.

Tal iniciativa deve ser tomada pois, o mundo das vendas é extremamente competitivo. Para você ter uma noção, em 2016, só o setor de vendas diretas contava com mais de 4 milhões de agentes de vendas ávidos por novos negócios, de acordo com uma matéria publicada pela Gazeta do Povo.

Durante a pandemia de Covid-19, em 2020, a expectativa previa crescimento de 40% nas abordagens de vendas, especialmente via redes sociais.

Diante de números como esses, entender como se especializar em vendas pode te ajudar a encontrar um lugar ao sol e se diferenciar, mesmo em um cenário tão complexo.

Ao longo deste artigo, vamos apresentar 5 dicas para se tornar um especialista em vendas. Mas antes disso, acompanhe os tópicos que separamos para te ajudar a entender melhor todo o contexto por trás de um especialista em vendas.

  • Motivos para se tornar um especialista em vendas
  • Como se tornar um especialista em vendas?

Motivos para se tornar um especialista em vendas

Como já dito anteriormente, entender como se especializar em vendas pode ajudar a diferenciar vendedores de bons vendedores.

Isso porque, quanto mais conhecimento acerca de um determinado assunto, maior é a confiança do profissional em suas atitudes e a autonomia em tomar decisões sem o apoio constante do gestor comercial (mesmo no caso de lideranças que geram equipes a distância – como acontece com os vendedores externos).

O que diferencia o especialista em vendas do vendedor?

1. Prospecções mais eficientes

Primeiramente, um vendedor especializado é capaz de otimizar suas prospecções – isso significa muito para os processos organizacionais comerciais.

Uma prospecção assertiva é o primeiro passo para uma conversão de sucesso. E tudo começa com o trabalho do vendedor.

É necessário conhecer a fundo o buyer persona do negócio, e mais do que isso, saber como identificá-la no vasto mar de prospects.

Podemos dizer, portanto, que um vendedor especializado conhece as técnicas adequadas para diferenciar clientes potenciais e saber utilizar as melhores abordagens para inseri-los no funil de vendas da empresa.

2. Relacionamentos mais fluídos

Em um mundo marcado pela humanização e pela experiência do cliente, saber criar relacionamentos que dão frutos desde o início da prospecção de vendas pode ser um grande diferencial competitivo.

E um profissional que busca entender como se especializar em vendas certamente será capaz de atuar dessa forma.

Estabelecer um relacionamento duradouro com o cliente precisa ser o objetivo dos vendedores desde a primeira abordagem.

Um bom pitch de vendas é aquele pensado de maneira personalizada para atender às necessidades do prospect. Da mesma forma, o vendedor especializado também é capaz de tornar seu roteiro de vendas fluido e adaptado ao ritmo da conversa que desenvolve com seu potencial cliente.

Tudo isso contribui para uma boa experiência do cliente, o que leva, em consequência, ao fechamento de vendas e à fidelização.

3. Jornada de compra mais ágil

Outra vantagem de saber como se especializar em vendas é a possibilidade de otimizar jornadas de compra. Jornada de compra é o nome dado ao caminho trilhado pelo cliente desde o primeiro contato com a empresa até o pós-venda e sucesso do cliente.

4. Empregadores (e clientes) mais satisfeitos

Por fim, mas não menos importante, é preciso destacar que um vendedor especializado sabe exatamente como gerar valor para o cliente, seja por meio de bons argumentos de vendas, seja por um atendimento humanizado e personalizado, seja pela agilidade do atendimento. 

E isso é o que torna empregadores e gestores comerciais satisfeitos. Ter um time de vendedores alerta às necessidades do cliente e às melhores formas de potencializar uma experiência de compra é o sonho de todo empreendedor ou líder de setor.

Dica de leitura: Como medir a satisfação do cliente?

Como se tornar um especialista em vendas?

Depois de entender melhor como um vendedor especializado em vendas pode ser diferenciado dos demais, está mais do que na hora de entender a parte prática do processo.

Veja as dicas abaixo e saiba como se especializar em vendas!

1. Entenda o setor comercial

A primeira etapa para entender como se especializar em vendas é dissecar a ciência de vendas, em outras palavras, entender a fundo o setor comercial.

Por isso, antes mesmo de ingressar na profissão, estude o setor. Isso pode ser feito de diferentes formas:

  • Benchmarkings com empresas e vendedores de sucesso;
  • Leitura de reports e relatórios comerciais de grandes empresas ou de negócios em seu setor de interesse;
  • Pesquisa de tendências e modelos de negócios com abordagens de vendas diferenciadas e inspiradoras.

2. Seja aberto a novos aprendizados

Outro diferencial de um especialista em vendas é a sua mente aberta para aprender sempre. O setor comercial está em constante transformação. Ele é influenciado por muitos fatores, tais como mudanças legislativas, avanços tecnológicos, cenários mercadológicos, crises, etc.

Manter a disposição para adaptar a abordagem e o método de trabalho a estas condições é uma das formas de se tornar um especialista em vendas cada vez mais capacitado.

3. Consuma conteúdo relacionado ao setor

Manter a mente aberta também tem relação com consumir conteúdo relevante sempre! Por isso, para entender como se especializar em vendas, é preciso agregar à rotina novos hábitos, tais como:

  • Leitura de blogs sobre o setor;
  • Atualização diária nos principais veículos de notícias do país e do mundo.

Dica: podcasts e formatos alternativos de conteúdos podem ajudar a manter a frequência do consumo de informações mesmo em meio a uma rotina corrida.

4. Desenvolva Soft Skills estratégicas

Não basta se preocupar apenas com conhecimento técnico, vendedores de sucesso sabem a importância de desenvolver soft skills (habilidades pessoais) estratégicas.

Para tornar-se um especialista em vendas, o caminho é semelhante. Além de conhecer o mercado e dominar a operacionalização do processo de vendas, é preciso apostar em características-chave para vender mais e melhor.

Algumas delas são:

  • Oratória;
  • Capacidade de improviso;
  • Organização;
  • Senso crítico;
  • Inteligência emocional;
  • Empatia;
  • Busque as melhores formações no mercado.

Por fim, mas nem de longe a menos importante, mencionamos a formação. Ainda que cumpra todos os passos listados acima, se você está em busca de entender como se especializar em vendas, precisa considerar bons cursos de formação.

Esta oportunidade de aprender e trocar com verdadeiros mestres em vendas, atentos às tendências do mercado e a técnicas que já foram testadas, aprovadas e consolidadas ao longo dos anos.

Felizmente, realizar cursos e formações se tornou mais fácil e acessível com a ajuda da tecnologia. Nos dias atuais, é possível estudar a distância, consumindo conteúdos nos dispositivos móveis a qualquer hora e lugar.

Leia também: Como criar equipes com alto desempenho em vendas

Depois de entender mais e melhor sobre como se tornar um especialista em vendas, é preciso atentar-se às transformações e inovações do mercado, afinal, quem não se atualiza fica para trás em relação à concorrência.

Para estar sempre à frente da concorrência é de suma importância conhecer o software CRM, pois é ele quem está revolucionando o mercado de vendas, uma vez que esse sistema é capaz de armazenar todos os dados da sua empresa, dos seus clientes e vendedores, além de identificar os gargalos que impedem que suas vendas alavanquem.

Um sistema de CRM simples revoluciona as vendas daqueles que sabem utilizá-lo com maestria, já que com ele é possível automatizar processos permitindo que você e sua equipe foque no que há de mais importante: a experiência do consumidor e a venda com excelência!

Não perca mais tempo e saiba mais sobre o software que está ganhando o coração dos vendedores!

Continue a leitura: CRM no Brasil – História e os mais conhecidos

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