Ferramentas digitais para prospecção de clientes

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Utilizar ferramentas digitais para prospecção de clientes deveria ser um investimento de toda empresa que queira crescer.

Aliás, os dados comprovam isso.

Uma pesquisa feita pela startup Ramper com 200 empresas de diferentes segmentos constatou que 75% dos negócios que utilizaram essas ferramentas registraram um crescimento nas vendas.

Além disso, o tempo médio que foi eliminado na realização de algumas tarefas foi de 32%.

Essas já são duas boas razões para implementar a tecnologia de prospecção, não é mesmo?

Entenda melhor sobre este assunto no post de hoje.

Quais as vantagens do uso de ferramentas digitais para prospecção de clientes?

Já falamos na introdução que o aumento das vendas e da produtividade da equipe são duas das principais vantagens do uso de ferramentas digitais para prospecção de clientes.

Mas como isso é possível?

A prospecção é uma etapa importante do funil de vendas e ela é feita durante algumas etapas desse funil, tarefa essa conhecida como qualificação de leads.

Somente depois de devidamente preparados, esses clientes são entregues aos vendedores para a etapa do fechamento (ou seja, da venda propriamente dita).

Quando utilizamos ferramentas digitais para prospecção de clientes, algo libertador acontece: algumas tarefas repetitivas podem ser automatizadas, o que faz a equipe economizar muito tempo e ser mais produtiva.

Mas quais tarefas da prospecção de clientes podem ser automatizadas? Exemplos:

  • atualização de dados de contato;
  • geração de relatórios;
  • análise da carteira de clientes;
  • busca por novos perfis para introduzi-los no funil de vendas.

Viu só? Então vamos para a prática.

A seguir separamos alguns exemplos de ferramentas para você avaliar quais se encaixam às demandas do seu negócio.

Exemplos de ferramentas digitais para prospecção de clientes

Ramper

A Ramper é uma ferramenta digital específica para capturar contatos profissionais em redes sociais, de acordo com a segmentação definida por você.

Na prática, a prospecção por meio dessa plataforma descobre os profissionais que trabalham em empresas, de acordo com o ramo de atuação que você segmentou.

Isso ajuda a criar listas de e-mails que a equipe de vendas pode acompanhar.

Neoway

Esta é uma das ferramentas digitais para prospecção de clientes que trabalha diretamente com o Big Data, que é a coleta e a análise de dados para transformá-los em informações relevantes para as empresas.

Nesse caso, a ferramenta coleta dados de muitas fontes, de acordo com a segmentação que você configurar, e oferece relatórios chamados Data Driven Decision.

Reev

Esta ferramenta trabalha tanto com a prospecção de clientes quanto com o chamado Sales Engagement, que aumenta o engajamento dos potenciais clientes ao longo das etapas do funil de vendas.

Ferramentas como o acompanhamento de dados e estatísticas, bem como a personalização e o gerenciamento de e-mails fazem parte do pacote da plataforma Reev.

Saiba mais: Vale a pena criar especialistas nas etapas de vendas?

Clientar CRM

Não poderíamos deixar de falar sobre o CRM aqui da Clientar.

Aliás, saiba que o CRM é uma das mais importantes ferramentas digitais para prospecção de clientes.

A explicação é simples: ter um CRM significa ter posse de todos os dados dos clientes reunidos em um único local.

Esses dados também contêm o histórico de todas as interações feitas com eles, além de relatórios gerenciais – e isso é perfeito na hora de montar suas personas ideais.

Montando as personas ideais, fica bem mais fácil criar estratégias de marketing para atrair esses perfis específicos que têm mais chances de se interessarem pelo seu negócio. Ou seja, isso ajuda na busca por leads mais qualificados.

Bom, o CRM da Clientar tem o melhor custo-benefício do mercado e tem um método diferente dos demais – batizado de “Método Clientar”, que é baseado no follow up adequado de três tipos de clientes:

  • Clientes ativos: vender mais para quem já é cliente da empresa;
  • Clientes inativos: voltar a vender para quem deixou de comprar da empresa;
  • Prospects: vender para que nunca comprou da empresa.

Existem muitas outras ferramentas com funcionalidades semelhantes, por isso é muito importante fazer uma pesquisa já definido quais os seus objetivos para não se frustrar e acabar usando diversos softwares que podem não atender a sua expectativa.

Quer entender melhor sobre as funcionalidades do CRM Clientar?

Leia o artigo – Software de CRM e o Método Clientar.

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