Insights em Vendas – como criar?

Insights

Para gerarmos bons insights precisamos estruturar dados e definirmos boas estratégias. Um fato que sabemos é que são pouquíssimas as organizações que conseguem essa proeza.

O termo “Big Data” teve seu surgimento em meados da década de 1997, entretanto foi se popularizar pouco mais de dez anos depois, colocando em evidência para o mercado a era da informação que vivemos atualmente.

Nos dias de hoje, é mais do que comum os representantes de empresas saberem a real importância do uso de dados. Todavia, são poucas as organizações capazes de estruturá-los corretamente para gerar insights capazes de definir ações estratégicas.

Veja os tópicos a seguir que separamos para te ajudar a ter bons insights em vendas!

  • O que são insights?
  • O que falta para transformar seus insights em decisões?
  • 5 insights para conquistar novos clientes
  • CRM o otimizador de insights

O que são insights?

Essa palavra possui origem do inglês e significa “capacidade de obter uma compreensão intuitiva precisa e profunda de uma pessoa ou coisa”. Há várias formas de conceituar o ato de ter insights. Acompanhe:

  • Trazer uma ideia do subconsciente para o nível da consciência;
  • É como uma lâmpada que se acende sobre a sua cabeça mostrando algo que está acontecendo ao seu redor e que você não fazia ideia;
  • Um insight é capaz de trazer uma forma totalmente nova de se pensar sobre um determinado tema.

A nossa mente é capaz de processar diariamente milhões de pensamentos em poucos minutos, pense que cada um deles é uma peça de um quebra-cabeça.

Eles ficam andando até que o encaixe aconteça, duas ou mais ideias se conectam, trazendo respostas sobre uma certa questão, isso pode ser nomeado como insight. Ou seja, uma combinação de pensamentos.

Há pessoas que relacionam o insight a uma percepção profunda, porém a verdade é que nem sempre isso acontece dessa maneira. Muitas vezes, acontece como na segunda definição apresentada anteriormente, trazendo uma percepção a respeito de um fato mais simplório, mas, relevante.

Não podemos dizer que existem “insights ruins”, todos possuem sua importância dentro de um contexto que estão inseridos. Inclusive, quanto mais damos valor aos assuntos relacionados às questões que taxamos como simples, mais se fortalece a mente para ter grandes insights, afinal, tudo é uma questão de treino e autoconhecimento!

Leia também: Pensamentos positivos – Como criar?

O que falta para transformar seus insights em decisões?

Para gerar insights que sejam úteis para o desenvolvimento do seu negócio por meio de estratégias criadas com base em análise de dados, é preciso fazer a junção de fatores como dados, ferramentas, talento e cultura. Assim, os insights podem se transformar em decisões e, posteriormente, em ações.

É preciso que se implante na empresa a cultura data-driven, tornando esse o maior desafio, pois os dados são concretos e não dão espaço para decisões pessoais.

A transformação cultural será capaz de definir o timing e engajamento da empresa e seus colaboradores nesta jornada. Há cinco passos para implementar a cultura:

  • Estruturação coletiva da equipe;
  • Levantamento de hipóteses e testes;
  • Acompanhamento de KPIs (Key Performance Indicators);
  • Mapeamento de dados;
  • Ferramentas.

O KPIs surgem como ferramentas vitais na hora de medir o desempenho dos processos, além de serem capazes de orientar o negócio na jornada da busca de seus objetivos estratégicos.

A melhor forma de utilizá-los, é tendo clareza e engajando as pessoas e podemos ainda seguir o passo a passo abaixo para auxiliar na hora da implementação:

  • Definir os objetos de mensuração;
  • Estabelecer metas;
  • Certificar que as metas estejam alinhadas ao planejamento estratégico;
  • Escolher os KPIs com atenção;
  • Definir os responsáveis pelos KPIs;
  • Estabelecer o processo de coleta de dados;
  • Comunicar os KPIs aos envolvidos;
  • Monitorar a evolução dos KPIs
  • Promover a melhoria contínua dos processos.

Leitura complementar: Como definir KPIs

5 insights para conquistar novos clientes

Estamos vivendo um cenário de mercado cada vez mais competitivo e os consumidores estão se tornando cada vez mais exigentes. Para garantir que seus clientes sempre chegarão até a sua marca, acompanhe as 5 dicas que separamos para você!

1. Construa o discurso da sua marca

A primeira dica, e uma das mais importantes, é que você tenha como foco consolidar a sua marca. Antes mesmo de pensar em atrair clientes, a organização deve ter sua identidade e discurso prontos.

O discurso ideal da marca deve responder algumas questões básicas sobre a identidade do negócio.

  • Qual seu propósito?
  • O valor que será gerado e como ele será capaz de resolver as dores e necessidades do seu cliente?
  • O diferencial que sua empresa possui?
  • O posicionamento diante da concorrência?

Essas são algumas das questões importantes para passar valor real para o seu público-alvo e servir de base para construir uma estratégia realmente eficaz para conquistar novos clientes.

2. Conte sua história do jeito correto

Quando determinamos a história e o posicionamento da empresa, precisamos pensar em como contar essa história para o cliente. Devemos elaborar um storytelling com toda informação sobre o seu produto, seu valor e o que ele vai mudar na vida daquele cliente.

Toda informação deve ser passada da maneira correta, pois só assim o cliente entenderá que sua organização tem o potencial para fazer a diferença e impactar de uma maneira positiva na vida dele.

3. Use os melhores canais e formatos para transmitir sua mensagem

É dever de toda empresa conhecer o seu consumidor ideal e suas expectativas quando vai escolher a empresa de quem comprar. É preciso saber abordar e falar com ele.

Descubra em quais redes sociais seus clientes estão, se preferem conteúdos em vídeos ou textos, em qual momento da jornada de compras eles estão. Todas essas perguntas importam.

É necessário conhecer o melhor meio para se comunicar com o seu público.

4. Use a tecnologia a seu favor na hora de conquistar novos clientes. 

A tecnologia é um meio de otimizar e facilitar várias tarefas no nosso cotidiano. Quando falamos em jornada para conquistar novos clientes essa tendência não é diferente.

Procure sempre estar inteirado com relação às novas ferramentas digitais e softwares que podem te ajudar a impulsionar sua estratégia de vendas.

Ferramentas de automação de marketing de campanhas de email vão fazer a diferença na hora de automatizar os processos. Trabalhe para oferecer conteúdos de qualidade, estabelecer presença digital e mostrar expertise na sua área.

5. Monitore todo o trabalho

Todo profissional que almeja conquistar novos clientes tem a obrigação de entender que o marketing precisa ser mensurado e acompanhado de perto.

Com base no que descobrir durante o monitoramento, será possível – e necessário – continuar agindo. Será a partir dos resultados que a estratégia de atração dos seus clientes que você poderá ampliar sua rede otimizando as ações e adequando aos objetivos sempre que necessário.

Viu como não é tão difícil ter insights em vendas? Percebeu que grande parte dos insights vem através de um desencadear de ideias que precisam ser rapidamente organizados para que nenhum detalhe se perca?

Hoje ficou mais fácil organizar seus dados e suas metas, afinal, o software CRM está cada vez mais sendo utilizado por grandes empresas.

Software de CRM – otimizador de insights

O Customer Relationship Management, será o novo responsável por gerir seus dados de forma completa e organizada, otimizando ainda mais seus insights, afinal, você terá ao seu alcance todos os dados que irá precisar.

Além disso, o sistema de CRM é capaz de monitorar o trabalho dos seus vendedores e ainda localizar os gargalos que impedem que suas vendas alavanquem! Descubra todos os benefícios e o funcionamento que essa ferramenta de CRM pode te proporcionar.

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Vídeo Bônus – O que são insights?

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