Instagram Ads: Vale a Pena Investir?

Instagram Ads: Vale a Pena Investir?

Investir no Instagram Ads vai ajudar você a aumentar a confiança no negócio, sem falar na diferença que a publicação de materiais de qualidade trará para a autoridade da organização no mercado.

Porém, se você desejar ver seus resultados no curto prazo, uma opção é usar anúncios pagos em redes sociais, afinal, eles contam com excelentes ferramentas para segmentar suas ofertas e atingir uma audiência mais favorável a ter afinidade com seus produtos e serviços.

Então, nada melhor que escolher uma mídia que tenha um volume considerável de usuários ativos e alta taxa de engajamento – características que combinam perfeitamente com o Instagram.

Veja a seguir os tópicos que separamos para te ajudar nesse tema!

  • O que é Instagram Ads?
  • Motivos para anunciar no Instagram Ads
  • Quem pode anunciar no Instagram?
  • Como criar anúncios via Instagram?

O que é Instagram Ads?

O Instagram Ads nada mais é do que uma forma de veicular anúncios em feed, Stories, Reels, Explore, vídeos e demais plataformas da rede social. Esses anúncios são veiculados nos formatos de fotos, vídeos e carrossel.

A ferramenta pode ser usada para gerar cliques, conversões, vendas, instalações de aplicativos e visualizações de vídeos.

Vale lembrar que o Instagram possui uma das maiores audiências na internet, com mais de 1,45 bilhão de usuários. O Brasil tem uma presença considerável nessa rede, contabilizando mais de 122 milhões de pessoas em 2022.Tais números nos apontam que a rede é uma excelente oportunidade de investimento.

Criar anúncios no Instagram traz visibilidade, atração e reconhecimento da marca para sua empresa. Os vídeos curtos, as fotos e as imagens em carrossel são ótimos para ajudar na educação de uso de produtos e serviços.

Os anúncios criados no Instagram possuem o formato típico de fotos ou vídeos do aplicativo e, a partir deles, as empresas podem investir cada vez mais em um contato direto com clientes e possíveis clientes.

A única diferença entre uma foto ou vídeo comum e uma foto ou vídeo patrocinado é a tag “patrocinado” que virá logo em cima da fotografia, a fim de distingui-la.

Ademais, outra interação possível é feita por meio de CTAs, que podem redirecionar o usuário para algum link e até mesmo para lojas de aplicativos, por exemplo.

No começo, a ferramenta deixou claro que os anúncios precisam buscar aprimorar a experiência do usuário, garantindo assim que ele possa continuar recebendo conteúdo de qualidade em sua timeline. Assim, o usuário pode fornecer feedback a respeito dos anúncios.

Quando o usuário não possui interesse no anúncio ele só precisa clicar em “Patrocinado” na parte superior direita do anúncio e, depois, em “Ocultar isso”. Em seguida, o aplicativo fornecerá algumas opções para que o usuário justifique a escolha.

Tal feedback é importante para melhorar o algoritmo do aplicativo de modo que, no fundo, ele saiba reconhecer e segmentar cada vez melhor os anúncios mais relevantes para cada usuário.

Leia mais: 6 dicas para aumentar o tráfego do site

Motivos para anunciar no Instagram Ads

Os objetivos de aumento de visibilidade e reconhecimento foram apenas exemplos de finalidade de uso do Instagram Ads. Também é possível usar a ferramenta para conseguir mais cliques para o site institucional, aumentar as vendas, incentivar a instalação de um aplicativo e muito mais.

Os motivos que nos levam a anunciar no Instagram são seus números surpreendentes.

Em 2016, a rede de compartilhamento de fotos e vídeo cresce muito, a cada ano, cerca de 200 milhões de usuários ativos mensais. Em 2018, esse número alcançou a incrível marca de 1 bilhão de usuários.

O motivo desses números é a equipe por trás dessa rede social que está inovando constantemente, desenvolvendo novas funcionalidades com frequência e se esforçando para melhorar o desempenho do aplicativo.

Saiba mais: Quais são as Redes Sociais mais Populares?

Quem pode anunciar no Instagram? 

Logo no início, apenas grandes marcas e anunciantes tinham a possibilidade de criar anúncios de todos os tipos para atingir grandes parcelas de públicos.

Mas o objetivo do Instagram era fazer com que os anúncios com fotos e vídeos, produzidos por pequenas e médias empresas, também pudessem atingir os usuários. 

Dessa forma, desde setembro de 2015, a exclusividade das grandes marcas acabou e qualquer empresa pode pagar para anunciar no Instagram. Por isso, é essencial que você entregue anúncios criativos e com conteúdo bem trabalhado para todos os usuários da rede.

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Como criar anúncios via Instagram?

Veja a seguir o passo a passo para criar anúncios e gerar resultados com eles:

1. Instagram para negócios

Caso você ainda não possua o Instagram para negócios, o primeiro passo é criar uma conta para a sua empresa no Instagram. O processo é simples, bastando seguir as instruções do app.

Em seguida, para que as opções de criar propagandas apareçam, é necessário configurar um perfil comercial  – lembrando que você vai precisar ter uma página do negócio no Facebook para fazer a sincronização.

2. Promoções no Instagram Ads

Após o seu perfil comercial estar habilitado, perceba que aparece um botão ‘Promoção’ ao lado de ‘Editar perfil’. Ele permite criar anúncios com mais agilidade se compararmos com as ferramentas do Facebook, mas vale destacar que as opções serão um pouco mais limitadas.

Ainda dentro da função ‘Promoções’, depois de tocar em ‘Criar promoção’, é preciso escolher uma das suas publicações no Instagram para servir como um anúncio, ir em ‘Avançar’ e seguir as 4 etapas abaixo:

  • Destino

Este tópico é preciso selecionar para onde direcionar as pessoas que verão o seu anúncio. As opções são:

  • Seu perfil do Instagram;
  • Seu site;
  • Sua fachada (para o prospect visualizar o endereço da sua empresa ou número de telefone).
  • Público

Você pode escolher entre criar sua própria segmentação, deixar o Instagram fazer isso automaticamente, com base em aspectos dos seus seguidores, ou usar um público que tenha criado anteriormente.

  • Orçamento e duração no Instagram Ads

É preciso definir o orçamento diário (até R$1.000) e a duração da campanha de (1 a 30 dias). O sistema mostrará o alcance estimado, de acordo com os ajustes de ambos os parâmetros.

  • Analisar

O último, mas não menos importante é revisar se todos os elementos do anúncio estão de acordo com o que você deseja.

Para inserir dados de pagamento, você pode utilizar um cartão previamente registrado no Facebook ou ir no seu perfil do Instagram, hamburguer menu, configurações, escolher pagamentos e definir um método da sua escolha.

Agora sim, você está mais do que pronto para utilizar o Instagram Ads! Aproveite e lembre-se, seja qual for sua escolha, procure sempre utilizar os recursos de mensuração de resultados das plataformas para avaliar se a sua publicidade está sendo bem aceita pelo seu público ou se é necessário ajustar.

É sempre possível alterar a segmentação da audiência, modificar o conteúdo das propagandas, experimentar outros formatos… tudo é válido para garantir o sucesso das suas vendas, inclusive fazer uso de um sistema de CRM!

Já que um CRM de Vendas será seu principal aliado na hora de organizar suas vendas e fazer a gestão de todas as suas vendas e de seus funcionários, além de emitir relatórios que te ajudarão a descobrir onde estão os principais gargalos que afetam e impedem que suas vendas alavanquem.

Continue a leitura: O que é uma Plataforma de CRM?

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