Gestão de Leads: o que são e como encontrá-los?

Muito ao contrário do que se pensa, encontrar, nutrir e converter leads não é algo que se aplique somente ao mundo do marketing digital.

Aliás, sob meu ponto e vista, mudam-se termos, mas a aplicação e praticamente a mesma. Leads nada mais é do que uma forma de prospectar.

Mas vamos direto ao que interessa e ajudar a você, leitor, a saber mais sobre os famosos Leads. 

Nesse artigo vamos discutir:

  • O que são leads
  • Como capturar ou onde encontrar leads qualificados
  • Pré-qualificar a base de leads
  • Como transformar o lead em clientes
  • Nutrição e acompanhamento
  • CRM: controle da gestão de leads

O que são leads

Leads são contatos que encontramos ou capturamos de alguma forma e que precisam ser validados pela equipe de vendas. Eles demonstram ou podem demonstrar algum tipo de interesse em seu produto ou serviço.

Normalmente, o lead é capturado por meio de alguma estratégia de marketing digital, mas também existem meios off line de captura.

Tudo depende do seu modelo de negócio e estrutura comercial.

De forma geral para vendas de ciclo rápido e de baixo ticket as ferramentas digitais e pouca interação humana funcionam muito bem, mas o seu contrário, onde a venda exige um atendimento mais técnico e uma venda consultiva a interação humana e a pré-qualificação do lead é essencial.

Como capturar ou onde encontrar leads qualificados

Para criar ou levantar uma lista de leads existem algumas formas. Cito duas:

  1. Capturar via ferramentas digitais
  2. Comprar uma lista de empresas de big data

Capturar via ferramentas digitais

A captura é feita via ferramentas como criação de formulários de landing page, formulário do seu site, anúncios em plataformas como o Google, Instagram, Facebook, LinkedIn, entre outros.

Normalmente o interessado deixa seus dados em troca de algo, como um e-book, o resultado de alguma pesquisa, enfim algum conteúdo relacionado ao seu interesse, o mesmo um contato telefônico, WhatsApp ou por e-mail.

Comprar uma lista de empresas de big data

Nesse caso basta escolher um entre as inúmeras empresas que existem para ter acesso a mais variadas tipos de informações de possíveis clientes.

Posso citar algumas plataformas como o Empresômetro, Econodata, Speedio, Economapas, mas existem muitas delas.

Você pode também conseguir uma lista em associações de classe, feiras e eventos, entre outros exemplos.

Nuca compre lista de procedência duvidosa, além da péssima qualidade dos dados, isso implica em restrições junto a nova Lei Geral de Proteção de Dados e prejudica a imagem da sua marca.

O certo é que é um grande tiro no escuro e um clássico exemplo do barato que pode sair muito caro.

Pré-qualificar a base de leads

Agora vem a principal parte: pré-qualificar sua base de clientes e transformar em Prospects.

No Clientar CRM os clientes são separados em Leads, Prospects, Ativos e Inativos.

Leads são clientes que necessitam de qualificação, primeiro por a maioria dos formulários são preenchido com dados incorretos.

A pessoa deseja o conteúdo e coloca um telefone que não existe ou um e-mail que ela só usa para esse tipo de situação.

A validação, de novo, depende do seu modelo de negócio e estrutura comercial, mas em vendas B2B eu sugiro entrar em contato pelo telefone, validar as informações, levantar necessidades e potencial de compra.

Quando a lista de leads foi comprada de alguma empresa o contato telefônico se faz ainda mais necessário. Contatos iniciais por e-mail também são válidos, mas não espere um alto índice de retorno.

Ao entrar em contato registre em sem CRM todas as informações pertinentes, inclusive, se vale a pena ou não fazer um follow up para futuros contatos.

Dica de leitura: CRM: O que é?

Como transformar o lead em clientes

Uma vez pré-qualificada sua base de leads, você começa a descobrir quais são os que valem a pena ou não dar continuidade ao relacionamento.

O lead qualificado se transforma em cliente prospect e caso ele não queria comprar naquele momento é preciso agendar um follow up para verificar a necessidade de compra dentro de um tempo futuro.

Esse contatos frequentes com clientes com potencial de compra farão com que o vendedor conheça cada vez mais as necessidades e perfil deste prospect e também informações referente ao que ele compra, de quem compra, a quantidade que compra e com que frequência.

Com uma abordagem de vendas efetiva um hora o cliente irá o menos pedir uma cotação ou proposta e aí começam a criar oportunidades reais de compra.

Nessa etapa follow up é a palavra-chave para que esse lead se torne um dia um cliente ativo.

Leitura complementar: O que é e como fazer um bom Follow up

Nutrição e acompanhamento

Na prospecção ativa dificilmente o cliente comprará no primeiro contato.

Porém, não comprar agora, não significa não comprar nunca mais.

Significa apenas que aquele não era o melhor momento ou o timing ideal.

O contato deixando claro que não comprará naquele momento entra em uma etapa que chamamos de nutrição.

A nutrição é diferente do follow up.

O follow up é pessoal, intransferível e deve ter um assunto definido.

A nutrição ocorre quando eu envio ao contato informações e conteúdos relevantes para que ele não se esqueça da nossa marca quando decidir pela compra.

A nutrição não deve ser aquele monte de propagandas e promoções, mas sim algo que agregue a vida pessoal ou profissional do contato.

Deve ser periódica e constante e acima de tudo sem apelação comercial para que o contato não peça para sair da sua base de e-mails.

Vale muito a pena segmentar essa base e enviar conteúdos bem direcionados de acordo com os interesses da pessoa.

CRM: controle da gestão de leads

Agora é a parte onde tudo fica organizado.

O CRM é essencial para que você não se perca em relação a segmentação dos leads, em relação aos leads que se tornaram prospects e aos prospects que se tornaram clientes ativos.

No sistema de CRM você registra todos os contatos que foram realizados junto ao cliente, registra as proposta ganhas, as perdidas e o follow up.

Lá você terá vários relatórios e indicadores, como a taxa de conversão dos leads em cientes ativos.

O maior benefício de usar o CRM está na capacidade de organização das informações, uma vez que com o tempo, a quantidade de leads deve crescer e essa base não pode se perder ou ser esquecida em um canto qualquer.

No CRM você distribui os leads para cada vendedor e acompanha a evolução desse relacionamento e vendas.

Os leads estão no que chamamos de topo de funil de vendas.

Vale a pena aprender um pouco mais sobre esse assunto.

Duas dicas de artigos:

O que é Inbound marketing?

O que é Outbound Marketing?

Com um trabalho contínuo, persistente e qualificado as chances de conquistar novos clientes só aumenta.

Lembre-se sempre que o lead de hoje pode ser o cliente ativo de amanhã!

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