LinkedIn Sales Navigator: O que é e como usar?

linkedIn sales navigator

O Linkedin Sales Navigator é uma ferramenta que é disponibilizada pelo próprio Linkedin, e que é ideal para empresas B2B. É um recurso para buscar oportunidades de fechar negócios.

Em outras palavras, é uma ferramenta ideal para gerar leads para as empresas. Muito semelhante ao CRM, o Linkedin Sales Navigator tem como principais funções filtrar, identificar e monitorar leads, além de incentivar um maior relacionamento contínuo dentro da própria rede.

Na verdade, o Sales Navigator foi criado para se integrar ao fluxo de trabalho diário de vendas e relacionamento da equipe de vendas. Com layout simples, ele pode ser integrado e sincronizado ao CRM, o que permite transferir informações de leads e contas do CRM para o Sales Navigator.

Neste artigo, vamos descobrir o que é o Linkedin Sales Navigator e tirar suas principais dúvidas sobre essa ferramenta. Confira a seguir:

  • O que é Linkedin Sales Navigator?
  • Sales Navigator: como funciona?
  • Conheça os principais recursos;
  • Vantagens ao utilizar o Sales Navigator.

O que é o Linkedin Sales Navigator?

O Linkedin é a rede social hoje mais corporativa que existe, tornando-se para diversos profissionais, especialmente para a área de recursos humanos, uma ferramenta de trabalho obrigatória.

Ela é tão indispensável porque permite que você filtre as buscas de usuários por empresa, setor, cargos, localidade, entre outros, o que possibilita uma maior assertividade, rapidez e eficiência. É uma rede imprescindível para quem quer fazer networking. Com o Linkedin, fica muito mais fácil criar conexões reais com clientes e parceiros.

Além disso, a rede social oferece para seus usuários diversos recursos gratuitamente. E para aqueles que possuem uma empresa, a rede disponibiliza soluções premium para aqueles profissionais que querem ir além.

Entre essas soluções premium, temos o Sales Navigator. É uma ferramenta muito legal e útil para quem quer procurar novas oportunidades para fechar mais negócios.

A ferramenta, que é paga, serve para potencializar a busca por oportunidades de negócios. Ou seja, é uma forma de reunir em um só clique as empresas e tomadores de decisão de mais potencial, além de monitorar insights de atividades nas redes sociais e também interagir com o público de forma efetiva.

Bastante utilizada por empresas B2B, é uma ferramenta que faz parte das estratégias de Social Selling. Sendo assim, ela é uma ótima aposta para quem quer criar e manter um relacionamento com possíveis clientes e gerar vendas.

A seguir, entenda como a ferramenta funciona!

Sales Navigator: como funciona?

Já sabemos que o Linkedin Sales Navigator serve para potencializar a busca por oportunidades de negócios. Sendo assim, a ferramenta mostra informações sobre os usuários que batem com o perfil da sua persona.

Tudo isso utilizando os algoritmos do Linkedin, já que a rede possui os dados que são oferecidos pelas próprias empresas que utilizam a rede.

Uma vez que as pessoas utilizam o Linkedin como um currículo online, mostrando sua carreira profissional, experiências, especializações, entre outras informações.

A rede guarda esses dados (super valiosos) e isso serve de inteligência ao Sales Navigator.

Através dessa plataforma, é possível fazer buscas de usuários e contas com maior potencial para sua empresa, e a partir disso salvar listas para conseguir monitorar leads. Dessa forma, você terá uma arsenal de insights sobre seus clientes em potencial.

Leia também: Taxa de conversão – qual sua importância em vendas?

Conheça os principais recursos

Está em dúvida em como o Linkedin Sales Navigator pode auxiliar você? Então vamos conhecer seus principais recursos e funcionalidades, para que assim você tenha uma visão melhor de como a ferramenta pode te ajudar. Vamos lá?

Pesquisa avançada

Essa é uma funcionalidade de pesquisa inteligente, que tem como objetivo auxiliar os vendedores a encontrarem novos leads para que comecem uma prospecção. Você pode usar esse recurso de pesquisa avançada para:

  1. Analisar pessoas/empresas que publicaram no Linkedin nos últimos 30 dias;
  2. Ver quem foi mencionado nas notícias;
  3. Saber quem tem conexões em comum;
  4. Ver quem mudou de emprego;
  5. Mostrar leads que seguem sua empresa.

Tudo isso facilita localizar as conexões que possam se interessar pelo seu produto/negócio, e o melhor: encurtam o ciclo de vendas.

Através da Pesquisa Avançada, temos a ajuda dos filtros que segmentam as buscas por empresa, cargo, ensino, região, setor, nível de experiência, entre outros.

Não deixe de ler: Linkedin para vendedores

InMail

Quando criamos uma conta gratuita no Linkedin, podemos enviar mensagens apenas para quem é sua conexão, ou seja, aqueles que fazem parte da sua rede de contatos. Mas, com o InMail, é possível contatar qualquer usuário por mensagem de texto curta. Nessa modalidade, as mensagens não ultrapassam 1900 caracteres.

Essa pode ser uma boa estratégia para se comunicar com os seus leads, uma vez que a caixa de entrada no Linkedin não costuma ficar cheia quando comparamos com nossos e-mails corporativos, por exemplo.

Uma dica: antes de entrar em contato com o lead, dê uma olhada no perfil dele e suas atividades recentes, dessa forma você pode aproveitar para fazer um comentário legal sobre alguma postagem em específico.

Painel de informações em tempo real

Através da página inicial do Linkedin Sales Navigator você recebe um painel de vendas e potenciais clientes.

Esse painel é atualizado em tempo real com as mudanças/informações mais importantes que aconteceram nas organizações ou na função de seus líderes. Ou seja, você sempre será notificado quando alguém troca de emprego, é promovido, anúncio de empresas, entre outros.

Também é possível ver o que os leads estão publicando na rede, aniversários, e demais informações, mesmo se elas não fazem parte das suas conexões no Linkedin. O painel de informações pode ser visto assim que você salva leads e contas, e define suas prioridades de vendas.

Apresentações do Smart Link

Segundo o próprio Linkedin, com essa ferramenta você pode criar e compartilhar conteúdos de vendas de um modo prático tanto para o comprador como para o vendedor. Cada conteúdo poderá ser visualizado mesmo sem ser baixado, e você poderá acompanhar quem os visualizou.

Integração com CRM

Já aqui, é possível salvar automaticamente os leads e as contas para os quais você está vendendo, além de poder registrar as atividades do Sales Navigator no seu CRM com um único clique.

Leitura complementar: Sistema CRM: O que é e para que serve?

Vantagens ao utilizar o Sales Navigator

Já sabemos que o Linkedin é uma rede social bem interessante e poderosa para gerar leads. Quando adicionamos o Sales Navigator, os resultados são surpreendentes. Isso por si só já é uma das maiores vantagens da ferramenta.

Os recursos que citamos anteriormente neste artigo só evidenciam como o Sales Navigator é excelente para ajudar vendedores a encontrarem prospects ideais.

A ferramenta também ajuda a entender melhor as necessidades dos clientes, além de oferecer interação personalizada, criando um relacionamento com os clientes. O resultado disso é o aumento de vendas na empresa.

Segundo o próprio Linkedin, as empresas que utilizam o Sales Navigator conseguem:

  • Aumentar 15% no pipeline ao utilizar o Sales Navigator para encontrar clientes;
  • Fechar 17% mais negócios ao salvar leads no Sales Navigator;
  • Fechar negócios 42% maiores ao utilizar o Sales Navigator para conectar-se com decisores.

Isso acontece porque o mapeamento e análise de contatos e de empresas é feito com mais precisão, para que o Sales Navigator possa ter um contato mais seguro com os decisores.

Pronto, agora que você já conhece o Linkedin Sales Navigator, que tal considerá-lo como uma ferramenta para o seu negócio? Potencialize seus resultados com os recursos dessa ferramenta!

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Vídeo Bônus – LinkedIn Sales Navigator: o que é, como funciona e porque usar!

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