Social selling: crie seu perfil no LinkedIn

Social selling: como vender com o seu perfil no LinkedIn

À princípio, o termo social selling pode soar estranho para algumas pessoas, mas sua definição é bem simples: vender nas redes sociais.

As vendas em redes sociais como o Facebook e o Instagram são bem corriqueiras na rotina das pessoas.

Sejam em postagens patrocinadas (pagas) ou até de forma mais indireta por meio da publicação de conteúdo.

Neste artigo falaremos sobre uma rede social específica e que nem sempre é vista como uma plataforma para vendas: o LinkedIn.

O LinkedIn é uma rede social mais B2B, ou seja, de empresa para empresa, o que é excelente se você atua neste segmento e tem empresas como clientes.

Afinal, lá estão CEOs, gerentes, diretores e outros tomadores de decisão.

Mas caso você venda diretamente para pessoas também não há problema, já que o LinkedIn também reúne uma boa base de pessoas em geral que utiliza a rede para fazer contatos.

Portanto, neste artigo vamos dar algumas dicas importantes para você preparar o seu perfil no LinkedIn e aumentar as suas vendas.

O que você vai encontrar aqui:

  1. Saiba como prospectar clientes no LinkedIn.
  2. Saiba como fazer o primeiro contato.
  3. Seja ativo no LinkedIn para fazer social selling.
  4. Social selling: colha recomendações de seus contatos/clientes.

1. Saiba como prospectar clientes no LinkedIn

Existem basicamente duas formas de você prospectar no LinkedIn: construindo o seu networking e pesquisando de forma segmentada no sistema de buscas da plataforma.

É interessante você colocar as duas maneiras em prática, pois quanto mais conexões qualificadas você tiver em seu perfil, mais chances terá de vender.

Bom, antes de mais nada, você precisa rever o seu perfil.

Ele deve ser otimizado com as informações importantes para que as pessoas saibam quem é você e o que você faz na rede.

Uma dica é incluir palavras-chave na descrição e no título abaixo do seu nome, relacionadas ao produto ou serviço que você vende, de modo que quem pesquisar por elas no LinkedIn vai se deparar com o seu perfil.

Ao pesquisar por prospects, saiba que o LinkedIn mostra os resultados relacionados ao seu círculo de contatos – conexões de níveis 1, 2 e 3, além de membros dos mesmos grupos.

Por isso é tão importante saber se conectar com as pessoas certas.

Utilize o sistema avançado de buscas para encontrar contatos que você sabe que podem gerar várias conexões de clientes em potencial. Segmente por localidade, setor, empresa, etc.

2. Saiba como fazer o primeiro contato

À medida que você for encontrando prospects, é preciso solicitar a conexão.

Nessa hora, você pode enviar uma mensagem (máximo de 300 caracteres) se apresentando e dizendo o porquê da conexão.

Crie uma mensagem bem personalizada, porque nessa primeira parte do social selling do LinkedIn, a pessoa pode simplesmente não aceitar o seu convite e até mesmo ignorá-lo.

Por isso é tão importante você se conectar com pessoas segmentadas, que tenham interesse em sua área de atuação.

Cumprimente, explique o porquê da conexão e coloque-se à disposição para a troca de informações entre vocês.

Se você perceber que a pessoa está interessada em manter o diálogo, melhor ainda. Pode ser uma boa oportunidade de você fazer o social selling já no início.

3. Seja ativo no LinkedIn para fazer social selling

Uma rede social é feita para interagir, certo?

Então antes de pensar em vender diretamente, é preciso participar ativamente da plataforma para gerar engajamento espontâneo – engajamento são curtidas, comentários e compartilhamentos.

Duas maneiras para você fazer isso são:

  • Publicando conteúdos em sua timeline: compartilhe materiais da sua empresa, fale sobre os produtos e serviços, tire dúvidas. Utilize as hashtags específicas e que permitam que você seja encontrado nas buscas.
  • Participando de grupos: aqui cabe um alerta. Não é prudente participar de grupos e ficar oferecendo os produtos e serviços de forma direta a cada postagem que surgir. Isso é considerado spam e pode causar uma imagem negativa. Se você percebeu que uma pessoa demonstrou um certo interesse ou que pode ser um cliente em potencial, envie uma mensagem diretamente a ela.

Quando você passa a fornecer conteúdos de valor, crescem as chances de você ser bem-sucedido no social selling.

3. Social selling: colha recomendações de seus contatos/clientes

A chamada “prova social” é uma ótima maneira de você dizer a seus clientes potenciais que os seus produtos/serviços são bons e você é um ótimo profissional.

Isso gera mais confiança nas pessoas.

No LinkedIn, você pode utilizar a ferramenta de recomendação para que seus clientes e seus superiores e colegas falem de você e do seu trabalho.

Geralmente ocorre uma troca, ou seja, um recomenda o outro em seus perfis – e isso é o mais comum de ocorrer.

Quanto aos superiores, peça a eles que recomendem você como um ótimo vendedor (desde que você realmente seja um, é claro).

E os seus clientes também podem fazer o mesmo, dizendo a satisfação de fazer negócio com você.

Confira no vídeo abaixo dicas adicionais de como você pode ser um gigante nas vendas – dentro e fora das redes sociais:

Gostou das dicas de social selling no LinkedIn?

Então agora está na hora de aprofundarmos no assunto de prospecção entendo melhor como a segmentação de público ajuda no processo de vendas.

Sara Moreira é jornalista e produtora de conteúdo parceira da Clientar CRM.

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