Não Sei Vender! Tem como Aprender?

Não Sei Vender

Não sei vender! Esse é um dos grandes temores dos empreendedores, e pior, é não encontrar vendedores capacitados o suficiente para venderem seus produtos ou serviços.

Essa preocupação acontece, pois há um mundo de pessoas que tentam convencer você de que o ramo das vendas é um dom que simplesmente a pessoa nasce ou não.

Tal pensamento é tão equivocado quanto acreditar que somente anos de experiência vão te trazer os aprendizados necessários.

Acima de tudo, o que mais importa é, assim como em qualquer outra profissão, é o quanto você gosta e deseja trabalhar.

Caso você tenha o sonho de aprender a vender, nós vamos te ajudar!

Confira algumas das dicas que separamos:

  • Por que eu penso que não sei vender?
  • Entenda por onde começar
  • CRM: o software que vai te ajudar a vender

Por que eu penso que não sei vender?

Antes de começar a entender mais sobre o mundo das vendas é necessário que seja feita uma autoanálise sobre você mesmo, afinal, a sua principal ferramenta de trabalho é VOCÊ!

Acompanhe a seguir os dois principais pontos a serem observados:

  1. Falta de conhecimento das técnicas básicas sobre as etapas de venda

Algumas pessoas podem até conhecer minimamente sobre as técnicas, porém por vezes essas técnicas estão ultrapassadas e por isso não funcionam mais no mercado atual ou não se encaixam ao perfil do seu cliente.

Lembre-se que vivemos em um mundo dominado pelas redes sociais, as quais tornaram-se excelentes meios para conversar e prospectar novos clientes, perceba o enorme potencial que as redes sociais nos oferecem.

Por isso, é preciso ler mais sobre livros de vendas. Tais como:

  • Como ser um grande vendedor – Tom Hopkins
  • Rumo ao topo – Cathie Black
  • A bíblia de vendas – Jeffrey Gitomer
  • O poder sem limites – Tony Robbins
  • O maior vendedor do mundo – Og Mandino
  1. Não sei vender é falta de motivação

A falta de motivação é um assunto importante, já que precisamos entender como as pessoas conseguem superar seus medos, sem nenhuma motivação.

Há uma elevada quantia de gerentes que desmotivam seus colaboradores, sem o mínimo trato pessoal, que onde entram são capazes de estagnar completamente o crescimento da empresa.

Ninguém nasce 100% motivado e nem permanece ao longo do dia.

É nosso dever nos motivarmos antes mesmo de vender, pois isso faz total diferença na hora de apresentar o seu produto ou serviço para seu cliente potencial.

Escute uma música especial, relembre momentos de sucesso em sua vida, ponha em mente aquela casa ou carro que você tanto deseja comprar…

Descubra como se automotivar, para que então sua receita em vendas cresça.

Tenha como motivação três chaves:

  • Tenha uma lista por escrito de suas metas;
  • Procure sempre trocar ideias com pessoas motivadas;
  • Afaste-se de pessoas negativas e pessimistas.

Ler mais: Filme motivacional: A grande virada

Entenda por onde começar

Assim como em qualquer outra profissão, carisma pessoal e simpatia, são grandes facilitadores, pois essas características cativam as pessoas que estão ao redor.

Entretanto, não é qualquer pessoa que naturalmente é desinibida, sorridente ou tem facilidade em socializar com o próximo.

É preciso ter vontade de aprender e determinação para se dedicar à árdua tarefa de se disciplinar a falar e ouvir pessoas.

A vontade de fazer algo já é um grande começo, mas para se destacar você precisa de mais.

  1. Aprimore suas competências técnicas

Talvez esse ponto pareça básico demais, porém é de suma importância conhecer a fundo aquilo que você está vendendo. Quando não se sabe fica a sensação de… Não sei vender!

Saiba o máximo de especificações da sua linha de produtos, as vantagens, benefícios, situações de uso e quais problemas você pode ajudar a resolver.

Muitos vendedores possuem uma longa linha de produtos em seu mix de produtos, e claro, saber tudo pode parecer uma tarefa impossível, mas quanto mais você conseguir absorver de informações, melhor! Quer saber o motivo disso tudo?

Simplesmente porque as pessoas gostam de comprar produtos diretamente com especialistas naquele assunto. Comprar produtos com quem entende nos traz uma maior relação de confiança e cria uma segurança naquela hora.

Continuando no assunto de competências técnicas, é preciso considerar o aprendizado em técnicas de vendas, tais como: prospecção, levantamento das necessidades, abordagem, fechamento, follow up, pós vendas e técnicas de negociação avançadas. TODOS esses assuntos serão a base do seu conhecimento.

Saber sobre o nicho de mercado em que atua, comportamento do consumidor e estar super bem informado sobre as tendências relativas ao seu setor também são pontos que te dão destaque dentre os demais.

  1. Deixe a preguiça de lado!

Esqueça a preguiça e ponha foco em criar uma rotina de estudos com temas relacionados a vendas e entenda de uma vez por todas que a sua carreira tem por necessidade o seu autodesenvolvimento constante e não só os treinamentos que sua empresa oferece.

Depois de colocar em foco o aprimoramento de suas competências comportamentais, é hora do autoconhecimento.

  1. Descubra seus pontos fortes e os nem tão fortes assim

Não é nada fácil mudar hábitos e crenças que já estão enraizados em nosso jeito de ser.

Algumas competências são mais valorizadas, como por exemplos, criatividade, trabalho em equipe, empatia com o próximo, fazer parte das soluções e não do problema, boa oratória em público e não se curvar diante os desafios.

Em relação às competências comportamentais é sempre bom ter uma pessoa de confiança ao seu lado para lhe dar um feedback sobre seu jeito de ser e agir. Afinal, muitas vezes a forma como nos vemos é totalmente diferente da forma que os que estão do outro lado veem.

Não deixe de ler: 5 dicas para a gestão do tempo do vendedor

  1. Como aprender as competências técnicas e as comportamentais

Vivemos em uma Era em que o fácil acesso às informações deveria ser tido como uma dádiva da humanidade.

Hoje o que não falta na internet são as informações disponíveis a qualquer momento do dia.

Além dos cursos de graduação, pós graduação, mestrado e doutorado, tem-se opções rápidas, mas muito eficientes.

Atente-se aos cursos de extensão de curta ou média duração, cursos online, comprar e estudar um bom livro, vídeos específicos sobre o tema, e-books, ou se quiser saber ainda mais sobre um tema, vá atrás de um mentor ou até mesmo um coach, tendo como objetivo aprimorar as competências comportamentais.

Dica de leitura: Tem como aprender a vender

Aprender a aprimorar suas competências técnicas ou comportamentais é uma questão de VONTADE e ATITUDE.

A chave do sucesso está em se dedicar, focar e se organizar!

E aí, gostou das nossas dicas sobre como aprender a vender?

Você sabia que para vender, além de saber as competências técnicas e comportamentais é preciso também ter um bom software de gestão? Pois é!

Conheça o sistema CRM, o sistema capaz de otimizar suas vendas!

CRM de vendas: o software que vai te ajudar a vender

Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Clienteé na prática um software que te ajuda na gestão de clientes da sua empresa. Simples assim – mas capaz de trazer consigo inúmeros benefícios para o seu negócio.

O CRM software vai organizar seus dados ajudando você a encontrar os gargalos que impedem que suas vendas cresçam de forma exponencial e a controlar a gestão da carteira de clientes! Tenha o controle total das suas vendas!

Vem conferir mais sobre essa ferramenta de gestão que muda a vida de muitos empreendedores!

Ler mais: O que é CRM?

E-books

Vídeo Bônus – Não sei vender? Tem como Aprender?

Compartilhe

As Redes Sociais

Assine a Newsletter

O Papo é Vendas!

Assinar no LinkedIn