Networking – O que É e Como Criar uma Rede de Contatos

networking

Entender o que é networking e para o que ele serve é essencial para conquistar mais oportunidades e evoluir na sua carreira profissional. É a partir disso, que podemos encontrar novos colaboradores, parceiros e clientes.

Essa técnica ajuda a aumentar a sua empregabilidade, contanto que você tome alguns cuidados para não parecer interesseiro ou chato na visão de outras pessoas!

Nesse artigo falaremos a respeito dos seguintes tópicos, confira:

  • Networking: o que é?
  • Qual a sua importância e para o que serve?
  • Veja alguns benefícios do networking
  • Dicas para criar sua rede de contatos
  • Não desista, esse é um trabalho contínuo!

Ficou interessado em aprender mais sobre esse tema tão importante e valorizado no mercado de trabalho? Então, separe 5 minutos do seu dia e boa leitura!

Networking: o que é? 

Networking significa atuar sobre uma base de contatos com o objetivo de realizar trocas de informações, compartilhar conhecimento e colaborar de alguma maneira com o próximo baseado na colaboração mútua.

Lembre-se que o networking não proporciona resultados imediatos, a prática exige constância e dedicação, para manter e estreitar os laços ao longo do tempo.

Ela é muito utilizada no contexto empresarial e colabora para ampliar as oportunidades de sucesso, visto que, você será lembrado quando surgirem novas possibilidades empresariais.

Você sabia que existem alguns tipos de networking que você pode praticar diariamente? Separamos os principais. Veja quais são eles:

  • Agradecimento;
  • Cumprimentos;
  • Feedback;
  • Novidade;
  • Oferecer um contato;
  • Outros.

Dica de leitura: Customer experience: tudo o que você precisa saber

Curiosidade: network ou networking

Ambos os termos são provenientes da língua inglesa e possuem significados parecidos, porém existe uma diferença entre eles e nós vamos te contar agora. Veja abaixo:

  • Network: esse termo é usado para descrever uma rede – ou grupo de pessoas que estão conectadas – com os mesmos interesses profissionais, e quando traduzido da língua inglesa, significa rede de contatos.
  • Networking: aqui estamos falando sobre um trabalho que é realizado na rede, mediante movimentos ou ações, com o objetivo de aperfeiçoar as conexões já existentes. Portanto, estamos falando da capacidade de estabelecer uma rede de contatos estratégica com pessoas que possuem os mesmos interesses que você.

O que não é? 

A grande maioria dos profissionais acham que o networking é apenas o fato de conhecer pessoas que vão te dar algo ou proporcionar algum favor, mas não é bem assim. Você deve manter uma relação sincera com a outra pessoa e não apenas baseada em interesses.

Também é essencial que você amplie sua visão e considere viagens, momentos de lazer, participar de eventos profissionais e familiares como uma ótima maneira de praticar o networking também!

Reflexão: ”Ninguém nunca terá sucesso sem ajudar os outros’’ Jay Abraham

Qual a sua importância e para o que serve?

O networking é utilizado para construir e estreitar os relacionamentos que, futuramente, podem oferecer o suporte necessário para determinadas demandas.

Já ouviu falar no ditado ‘’quem é visto não é lembrado’’? Ele faz total sentido em diversas ocasiões, por isso é essencial se destacar em meio a tantas pessoas.

Afinal, será a partir dessa prática que você poderá ter acesso a vagas de trabalho, promoções e entrar em contato com potenciais clientes para o seu negócio.

Curiosidade: De acordo com uma pesquisa divulgada pela consultoria The Adler Group, os dados mostram que mais de 85% das oportunidades no mercado de trabalho são preenchidas a partir de indicações.

Veja alguns benefícios do networking  

A lista de benefícios de quem aplica o networking constantemente em seu cotidiano é enorme! Por esse motivo, listamos as principais para que você entenda a proporção que essa prática possui:

  • Crescimento profissional;
  • Facilidade no acesso a vagas de trabalho;
  • Maiores chances de conhecer pessoas de relevantes;
  • Expandir os conhecimentos profissionais;
  • Suporte para tirar dúvidas e compartilhar conhecimento;
  • Maior visibilidade perante as lideranças e profissionais do mercado;
  • Ajuda a construir uma boa reputação no mercado de trabalho;
  • Proporciona oportunidades de negócio com novas parcerias e clientes;
  • Colabora com o recrutamento de profissionais qualificados;
  • Permite um benchmark que tem o objetivo de melhorar o desempenho da empresa;
  • Aumenta as chances de expandir seu empreendimento;
  • Mantém o empreendedor atualizado sobre mercado de atuação.

Agora que você já viu diversos benefícios que essa prática pode proporcionar, continue lendo e aprenda algumas dicas para colocá-la em ação.

Leia mais tarde: CRM de Vendas: O que é e para que serve?

Dicas para criar sua rede de contatos

Em primeiro lugar, antes de começar a trabalhar o networking, é essencial que você identifique a relevância dessa prática e veja os diferenciais que ela pode proporcionar para a sua carreira.

Um bom networking deve ser praticado de maneira cuidadosa, para que os outros profissionais lembrem de você de modo positivo.

Existem diversas estratégias para ampliá-lo, separamos algumas delas para que você aprenda e coloque-as em prática. Continue lendo para saber mais:

  • Investir no seu perfil: lembre-se que a primeira impressão é a que fica, portanto, pense bem na impressão que você gostaria de passar, faça uma boa apresentação pessoal para agregar valor a sua imagem.
  • Estabeleça boas conexões: comece pelas conexões mais próximas, como familiares e amigos do trabalho ou faculdade, por exemplo.

Em seguida, expanda suas fronteiras e comece a interagir com pessoas da sua área profissional, influenciadores e pessoas com os mesmos interesses que os seus.

Você pode começar suas conexões por pessoas que já passaram em algum momento da sua vida, para isso, utilize as redes sociais a seu favor.

  • Linkedin: se você ainda não tem um perfil nessa rede social, você precisa criá-lo agora mesmo!

Personalize sempre que possível os convites enviados, agradeça a conexão e deixe uma abertura para futuros contatos.

  • Participe de eventos corporativos: os eventos voltados a sua área são grandes oportunidades de conhecer contatos e praticar networking.

Selecione os encontros mais relevantes para você e aproveite cada segundo desse encontro, a partir disso, mantenha sua lista de contatos atualizada e faça contatos periódicos para manter a proximidade.

Afinal, de nada adianta possuir uma ampla carteira de contatos dos quais você nem conversa, não é mesmo? Ah, e lembre-se de mesclar com outros eventos também, como almoços, momentos de lazer e outras ocasiões que possam estreitar os laços dessa relação.

  • Mantenha a comunicação assertiva: o networking só terá o efeito correto se a sua comunicação for adequada, portanto, é essencial que você seja respeitoso e cordial ao falar com os outros indivíduos.
  • Mescle o formato online e offline: A vida não acontece apenas na internet, sendo assim, indicamos que você mescle as duas modalidades (online e offline) para aumentar ainda mais sua rede de contatos.

Os encontros presenciais são capazes de gerar conexões mais profundas, mas leve em consideração o que a outra parte prefere e adapte sua abordagem conforme a necessidade.

Não desista, esse é um trabalho contínuo! 

O networking é fundamental para alavancar suas conquistas profissionais, além de ser capaz de aumentar o acesso ao conhecimento e novas oportunidades, com o passar do tempo a sua rede de contatos estará cada vez maior e mais completa.

As técnicas que trouxemos hoje são imprescindíveis para o ambiente corporativo, e agora é o momento de você colocar em prática tudo que aprendeu no decorrer desse texto. Vamos lá?

E-books

Video bônus – O que é networking?

Compartilhe

As Redes Sociais

Assine a Newsletter

O Papo é Vendas!

Assinar no LinkedIn