Como Ser um Vendedor Persistente

persistente

Um vendedor persistente pode ser taxado como comprometido com seu trabalho ou como uma pessoa chata! Por isso, é preciso ter bastante cuidado, afinal, é muito fácil um vendedor persistente se tornar chato.

Para que essa inversão de adjetivos não aconteça, separamos algumas dicas para que seus vendedores sejam vistos de fato como persistentes e comprometidos com suas vendas e com a sua organização.

Neste post veremos:

  • Qual o perfil do vendedor persistente
  • Como se tornar um vendedor persistente bem sucedido
  • 3 erros que o vendedor persistente não pode cometer

Qual o perfil do vendedor persistente

Listamos algumas características que se adequam ao perfil de um vendedor persistente, confira a seguir:

Tem capacidade de negociação

Um vendedor persistente só é taxado como persistente, pois ele consegue atrair a atenção do consumidor na hora da negociação, já que o cliente pondera se acredita ser uma boa proposta ou não que está recebendo naquele momento.

Não podemos deixar de mencionar que ser vendedor vai além de apenas vender um produto ou serviço para um novo cliente, é preciso também fazer um follow up, resgatar aqueles clientes que deixaram de comprar da marca, ouvir reclamações, dentre tantas outras situações.

Dessa forma, saber a maneira certa de como negociar em diferentes momentos faz toda a diferença na hora de ser persistente.

Sabe a hora certa de tomar decisões estratégicas

Um vendedor persistente para não se tornar chato deve saber a hora de tomar certas decisões para o cliente e para a empresa.  Ou seja, ele precisa reconhecer o momento certo de compra do cliente e aproveitá-lo para oferecer soluções que mudem a percepção do consumidor em relação àquela compra.

O persistente adota uma postura adequada perante seus consumidores

A linguagem corporal é capaz de dizer muito a respeito de como estamos nos sentindo em determinado momento e ela também pode ajudar a mudar o nosso comportamento.

É proativo e motivado

Nada melhor para um vendedor persistente do que ser proativo em suas abordagens e sempre se mostrar muito motivado, afinal, se ele está ali oferecendo um produto ou serviço insistentemente para o consumidor é porque ele acredita no potencial do produto em questão.

É resiliente e criativo

Nada melhor na hora da compra do que ser resiliente, ou seja, se pôr no lugar do consumidor e entender se de fato aquilo que está sendo oferecido tem potencial de ser comprado.

Além disso, é preciso ser sempre criativo e inovar nas abordagens utilizadas para não parecer chato e repetitivo quando vai oferecer seu produto.

Tem inteligência emocional

No mundo das vendas, é muito comum encontrar clientes que não desejam nem sequer ouvir os benefícios ou vantagens daquele produto que você está oferecendo.

É importante não se aborrecer quando se depara com esse tipo de situação, visto que nem sempre as pessoas estão abertas para escutarem o que temos para falar, e tá tudo bem!

Siga em frente e dê o melhor de si para o próximo consumidor que virá até você, trabalhe constantemente sua inteligência emocional.

Saiba mais: Inteligência Emocional em vendas – Como desenvolver?

Como se tornar um vendedor persistente bem sucedido

Para se tornar um vendedor persistente bem sucedido é preciso adotar algumas atitudes que farão total diferença para a sua carreira, veja a seguir:

1. Estabeleça suas metas periodicamente

Para ser um vendedor persistente é preciso estabelecer metas que serão as responsáveis por nortear suas atitudes, definindo o caminho ideal a ser seguido e ainda identificando as melhores estratégias para alcançar bons resultados.

2. Seja persistente, mas não insistente!

Não podemos negar que existe sim uma linha tênue entre a persistência em uma potencial venda e a insistência a ponto de virar inconveniente para o cliente.

É importante desenvolver o feeling para conseguir detectar quando ainda existe um interesse e o consumidor precisa apenas estar maduro para a compra, ou se realmente não existe mais uma oportunidade e chegou o momento de parar.

3. Apresente a melhor experiência para o consumidor

A experiência do cliente é um fator determinante e decisivo para o total sucesso de qualquer negócio. De acordo com o Blog da Zendesk, 75% dos clientes estão dispostos a gastar mais quando são bem atendidos e passam por uma boa experiência de compra.

Além de aumentar seus lucros, quando estabelecemos um processo de compra com foco total no cliente fortalecemos laços, ajudando a construir memórias positivas e fidelizar o cliente.

4. Cultive bons relacionamentos

Muitas pessoas acreditam que exista uma “fórmula” ou uma “receita de bolo” que dê certo com todos os clientes, já que cada consumidor está em um momento diferente de compra, e possui uma necessidade e um perfil diferente.

Pensando nisso, concluímos que é de vital importância construir um relacionamento verdadeiro com cada cliente para realizar boas vendas e tornar-se um vendedor insistente de sucesso.

Leia também: Gestão de relacionamento com o cliente

3 erros que o vendedor persistente não pode cometer

Para não se tornar um vendedor persistente chato, há alguns erros que devemos evitar ao máximo no momento em que estamos planejando ou realizando uma venda, veja:

1. Não deixar o cliente falar sobre suas questões

Aqueles vendedores que só querem falar sem parar e não permitem que os clientes falem sobre suas dúvidas, anseios e expectativas poderá se por em uma situação desagradável.

Afinal, como conquistar a confiança e o carisma de um cliente se o foco daquele debate está em você e não no cliente?

Saber ouvir é prestar atenção ao que o consumidor deseja e ainda captar oportunidades para as próximas vendas.

2.  Vender apenas para ganhar sua comissão

Quando um vendedor deseja vender seus produtos visando somente a comissão que receberá, ele não está interessado naquilo que o cliente precisa. O foco ali está apenas no fechamento de mais uma venda, independente do produto, se o valor dele for alto está tudo “bem”.

Um vendedor persistente deve evitar ao máximo fazer isso, pois se a venda foi feita sem pensar na solução que o cliente precisava, é certo que ele retornará à loja para reclamar com você que vendeu um produto que ele não precisava.

É nesse momento que você perde a chance de fidelizar e cativar um bom relacionamento com o cliente e não poderá mais oferecer nada para ele, afinal, ele já não acredita mais nas suas dicas e ofertas.

3. Não organizar sua rotina e informações

Vendedores que querem acrescentar ao seu currículo a persistência, não podem de maneira alguma ser desorganizados, afinal, lidamos com muitos clientes no nosso cotidiano e não queremos insistir em um mesmo produto para um mesmo cliente infinitas vezes.

Organize suas vendas e veja como elas terão mais foco e mais chances de chegarem até o final do funil de vendas.

Para te ajudar na hora da gestão dos dados de vendas, não deixe de investir em um bom software de CRM, o qual é capaz de organizar todos os dados relacionados às suas vendas, monitorar resultados e ainda ser um suporte para os que precisam monitorar a etapa em que cada venda está.

Seja um vendedor persistente diferente e use um CRM de Vendas e veja com seus próprios olhos como a gestão inteligente dos seus dados faz toda a diferença na hora de vender.

E os benefícios do CRM não param por aí, o Customer Relationship Management ajuda você a proporcionar um atendimento mais eficiente, visto que com ele é possível manter todo o histórico de compras atualizado, evitando que você perca clientes.

Entenda tudo sobre o que é CRM e aproveite!

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