Benefícios da Plataforma de CRM

plataforma de CRM e seus beneficios

Geralmente quando você pensa em adquirir uma plataforma de CRM na empresa, provavelmente tem em mente apenas os benefícios tecnológicos, que realmente são imensos.

Afinal, estamos falando de um sistema que revolucionou o gerenciamento dos clientes, da equipe de vendas e das próprias vendas nos negócios, reunindo em um só lugar todas as informações importantes para a tomada de decisão.

Mas neste artigo, vamos te propor enxergar mais além. Existem outros benefícios da plataforma de CRM na empresa que vão além do uso de um software e que ajudam a reforçar ainda mais a sua necessidade.

Esses benefícios são:

  1. A plataforma de CRM na empresa transforma a cultura do negócio;
  2. O sistema de CRM na empresa ajuda na profissionalização da equipe de vendas;
  3. O CRM na empresa cria um relacionamento duradouro e permanente com o cliente;
  4. A plataforma de CRM na empresa ajuda o gestor a focar no core business;
  5. O software de CRM na empresa te faz tomar melhores decisões com base em dados reais.

Falaremos a seguir sobre cada um deles.

1. A plataforma de CRM na empresa transforma a cultura do negócio

Você já ouviu falar em “cultura de CRM”? Este termo existe e nos ajuda a entender que o software vai além de simplesmente ajudar na gestão do negócio.

Quando falamos que o CRM modifica a cultura de um empreendimento, queremos dizer que com o uso dele, a empresa passa a assumir uma postura mais ativa na gestão e no relacionamento com seus clientes.

Por exemplo: vamos supor que o CRM apontou que 10% da carteira de clientes cadastrados parou de comprar da sua empresa, incluindo 5 clientes que antes eram fiéis à sua marca.

Será que você não vai querer recuperar essas pessoas? Ou ao menos tentar entender o que aconteceu? Provavelmente sim!

A cultura se modifica, portanto, quando paramos de assumir a postura de esperar sempre que o cliente venha até nós – nós também podemos iniciar a reconstrução de um relacionamento, entendendo o que se perdeu no caminho e tomando uma postura de mudar o que precisa.

2. O sistema de CRM na empresa ajuda na profissionalização da equipe de vendas

O sistema de CRM simples na empresa vai muito além de você carregar o status de empreendedor moderno e bem informado sobre as tendências tecnológicas.

Outro importante benefício é que ele se torna o seu braço direito na hora de gerenciar o seu time de vendas, pois estamos falando de um software que ajuda na transparência da gestão e dos processos.

Cada vendedor terá a chance de profissionalizar-se melhor ao se deparar com um sistema que informa detalhadamente seu desempenho, seus clientes, suas metas a serem atingidas e sua agenda de reuniões.

Eles passam a entender a importância de alimentar o sistema com informações reais e atualizadas, já que isso também influencia diretamente em seus resultados.

Isso também faz parte da mudança de cultura que o CRM na empresa proporciona.

3. O CRM na empresa cria um relacionamento duradouro e permanente com o cliente

Eis aqui um benefício do follow up quando você tem um CRM na empresa. Por meio do software, você consegue, de fato, estreitar o relacionamento com seus clientes.

Na prática, o sistema gera dados importantes sobre todo o processo do funil de vendas, fazendo com que a equipe consiga conduzir seus potenciais clientes até que eles se tornem clientes de verdade.

Além disso, o follow up também ajuda a entender o comportamento de compra dos clientes cadastrados no sistema, informando, por exemplo, há quantos dias eles estão sem comprar ou se o cliente está com dificuldades de pagar.

De posse dessas informações, fica mais fácil conduzir a jornada do cliente e a sua fidelização, pois você consegue tomar decisões mais estratégicas para resolver essas demandas sem que prejudique esse relacionamento.

E cliente feliz, você já sabe: empresa feliz!

4. A plataforma de CRM na empresa ajuda o gestor a focar no core business

Com toda essa tecnologia ao alcance das telas, a plataforma de CRM na empresa permite duas coisas aos gestores: agilidade e organização.

Com as informações sobre o desempenho da equipe reunidas em um só lugar, o gerenciamento fica mais fácil, assim como a produtividade de todos.

Isso faz com que você, gestor de vendas, consiga otimizar o tempo em relação à parte mais técnica do seu trabalho, conseguindo, enfim, focar no core business – no planejamento estratégico do negócio.

Novas ideias e novos projetos podem, enfim, sair do papel.

5. O software de CRM na empresa te faz tomar melhores decisões com base em dados reais

Negócios baseados em data-driven. É isso o que o software de CRM na empresa faz.

Data-driven nada mais é do que uma empresa que se baseia em dados para a tomada de decisões. Com a plataforma de CRM, acabou-se o tempo dos achismos e dos testes cegos.

Com um sistema que emite dados em tempo real, gerando relatórios para a gestão, inúmeras decisões podem ser tomadas e a chance de acerto realmente aumenta.

E no final das contas, quem ganha é o seu cliente, que passa a ter um atendimento mais personalizado e voltado às suas reais necessidades.

Bom, depois de todos esses benefícios, eis o alerta: nem todos os sistemas de CRM são completos a ponto de gerarem tantas vantagens assim.

Por isso, certifique-se sempre que o seu software atende a todas as necessidades do seu negócio e se falta um algo a mais.

Olha só, por exemplo, o que a plataforma de CRM Clientar pode fazer pela sua empresa:

 

Viu? Agora convidamos você a fazer um web tour pelo nosso sistema de CRM para conferir de perto essas vantagens!

Leitura complementar – O que é o CRM?

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