Site de vendas de sucesso: siga esse checklist!

site de vendas

Um site de vendas é essencial para todas as empresas que operam com a oferta de produtos ou serviços. Porém, como fazer um? Escolher as ferramentas certas ajudará você a aumentar as vendas e ter mais sucesso online.

Ao adotar ações de Marketing Digital, o objetivo de todo dono ou gestor de negócio vai além de criar campanhas incríveis e conteúdos memoráveis. É preciso fazer com que elas tragam o mais importante para muitas empresas que oferecem produtos ou serviços: vendas. Por isso a importância de ter um site de vendas de sucesso.

Se você tem dúvidas de como fazer isso, continue a leitura deste artigo. Vamos apresentar o conceito de um site comercial, quais são os itens que não podem faltar nele e como essa ferramenta consegue ajudar você a vender mais! Vamos em frente?

O que é um site de vendas?

O site é o principal canal de uma estratégia de Marketing Digital, pois uma de suas funções é atrair o público qualificado que pode vir a se tornar cliente do seu negócio. Porém, para que essa conversão aconteça, é preciso que ele tenha os atributos necessários.

Uma empresa que vende serviços, e precisa que as pessoas façam contato com um representante comercial para realizar a compra, deve ter no site pontos que levem os visitantes a tomarem essa ação. Temos como exemplo, no próprio site da Rock Content, esse formulário que aparece quando alguém clica no botão de “entre em contato”.

Por outro lado, negócios que têm um e-commerce devem oferecer toda a estrutura necessária para que o usuário tenha uma ótima experiência e consiga realizar a compra sem dificuldades. Vamos ver mais um exemplo interno da Rock Content?

A Rock University oferece cursos gratuitos e premium, cujos temas são lecionados por membros da Rock Content. Há, também, profissionais convidados por serem especializados em áreas específicas do Marketing Digital.

Quando um visitante tem interesse em adquirir um curso premium (como o de Blogs Corporativos, que mostramos no exemplo), o botão de compra aparece em destaque para incentivar o clique. Em seguida, o formulário e as formas de pagamento são exibidas, assim como as políticas de privacidade e termos de serviço para que a aquisição seja feita sem que haja qualquer dúvida.

Quais são os itens que não podem faltar para ter um site de vendas de sucesso?

Vejamos, agora, os pontos principais de um site comercial.

Navegação agradável

Alguma vez você já acessou um site que tinha tanta informação inserida, de forma tão desorganizada, que nem mesmo dava para saber por onde começar? É terrível, certo? Se nós pensamos assim, certamente, o mesmo ocorre com o seu público.

Portanto, ao criar um site, certifique-se de que o layout atribui uma boa experiência de navegação, de maneira que as pessoas queiram continuar acessando outras partes dele. Afinal, quanto mais tempo elas permanecerem no seu site, maiores serão as chances de compra!

Por fim, também tenha certeza de que tanto o servidor de hospedagem quanto o template escolhido façam o site ter um tempo de carregamento rápido. De acordo com o Google, mais de 53% dos visitantes de um site o abandonam se demorar mais de três segundos para carregar por completo.

Opções de pagamento

  • “Não trabalho com cartão de crédito.”
  • “Aceita PIX?”

Frases como essas têm sido cada vez mais frequentes em todos os nichos que operam com venda de produtos ou serviços. Conforme diz Philip Kotler, no livro Marketing 3.0, as empresas não devem mais tratar os clientes como meros números, mas sim, como os seres humanos que são, com desejos e necessidades específicas.

Isso também se aplica às formas de pagamento, de modo que é importante você dispor todas que houver ou, pelo menos, as que são mais usadas pelo seu público. Se você perceber que muitas pessoas estão dispostas a pagar via débito e o seu site não tiver essa opção, é um sinal de que deve integrá-la já, para não perder vendas.

Segurança

Mesmo usuários mais básicos conseguem identificar quando um site é seguro. Para isso, basta, ao acessá-lo, conferir se a URL é antecedida de um cadeado verde. Ao clicar nele, é exibida uma mensagem informando se tratar de um site seguro, tal como no exemplo abaixo.

Assim, caso o site solicite que o visitante insira informações pessoais, como nome completo, email ou número de telefone e, até mesmo, dados bancários ou de cartão de crédito para efetuar a compra, ele pode fazer isso sem preocupação.

Sites seguros têm suas URLs iniciadas por HTTPS, em vez de HTTP. Essa mudança ocorre depois que um certificado SSL é instalado. Ao criar o seu site, seu endereço original contém HTTP, indicando que não é seguro. Por isso, o certificado SSL precisa ser solicitado ao seu servidor de hospedagem.

A maioria dos hosts oferece o certificado de forma gratuita, bastando pedir que ele seja instalado. Outras soluções, como o Stage, voltado para sites e blogs em WordPress, já contam com o SSL durante a criação ou migração do seu site.

Layout responsivo

Embora antigamente as pessoas acessassem sites da internet a partir de seus computadores, hoje, isso mudou. Muitos dispositivos cumprem essa função, como tablets e celulares, o que significa que seu site também precisa estar adequado para eles.

Fonte: Froition

A imagem acima mostra que os formatos usados pelos dispositivos para exibir os sites podem variar. Logo, ao escolher um template para o seu site, certifique-se de que ele é responsivo, isto é, tem a exibição adequada, independentemente do aparelho que o seu público usar para acessá-lo.

Considerando que 98,1% dos brasileiros usam o celular para se conectar à internet, por exemplo, você não quer que o seu site seja otimizado apenas para a versão desktop, não é mesmo?

Fotos de qualidade

Alguma vez você já esteve em um site e não teve vontade de continuar navegando porque as fotos não eram boas? Isso é bem comum, e pode acontecer com todos nós.

Por isso, escolha bem as imagens que colocará no seu site para que elas prendam a atenção do visitante e convençam-os a continuar ali e dar um próximo passo em direção à compra. Se você tiver produtos que são colocados à venda no site e precisar tirar fotos deles com essa finalidade, faça isso de maneira profissional.

De preferência, contrate um fotógrafo capaz de fazer esse trabalho ou, se preferir fazer por conta própria, considere alguns pontos essenciais: boa câmera, iluminação adequada e cenário bem arrumado.

Caso as fotos precisem de edição e você não tiver um programa como o Photoshop no seu computador, não há problema. Há editores de imagens que você pode usar de forma gratuita.

Chamadas para ação

Quando empresas começam suas ações de Marketing Digital, é comum que elas foquem o tráfego. Afinal, quanto mais visitantes o site tiver, maiores serão as chances de vendas. Mas elas não ocorrerão se não tiver chamadas para ação eficientes.

Também conhecidas como CTA (sigla de Call To Action), elas têm a finalidade de conduzir os visitantes a executar algo dentro do site. Vamos ver o exemplo da Clientar CRM.

A página inicial do site apresenta três chamadas para ação, sendo duas voltadas a fazer com que o visitante conheça o CRM. A outra é para solicitar apresentação, caso prefira falar com um representante da empresa antes de saber mais sobre o produto.

Como esses itens podem otimizar as vendas do site?

Para saber como os pontos citados podem contribuir para uma performance otimizada do seu site, vamos ver como funciona a experiência do usuário, caso tudo esteja funcionando. Ao realizar uma busca no Google, a pessoa encontra o seu site entre os resultados exibidos e clica no link.

A página abre em menos de três segundos no celular e o layout se adéqua bem à tela do aparelho. Isso a estimula a continuar a navegação para conhecer melhor os produtos ou serviços ofertados.

Agora, ela encontrou uma empresa que realmente atende às necessidades que tem no momento, e toma a decisão de comprar com seu cartão de crédito. Porém, por já ter sido vítima de um golpe de clonagem, fica desconfiada de que algo parecido possa acontecer. Ao ver que o site apresenta HTTPS na URL, em vez de HTTP, fica mais tranquila, por saber que está em um ambiente seguro para fazer essas inserções.

Ao clicar no produto em que tem interesse, uma nova página é aberta com mais detalhes e informações. Algo que chama a atenção logo de início é a galeria com imagens do produto, que exibem melhor as suas características e funcionalidades, o que fortalece a escolha da pessoa em comprá-lo.

Botões de “compre agora” são exibidos na tela, no formato Z de escaneabilidade, de maneira que não passam despercebidos pelos seus olhos. Ao clicar em algum deles, a pessoa é levada para a página de compra, que solicita algumas informações (para quem não possui cadastro ainda), além de variadas formas de pagamento, incluindo cartão de crédito, que é de interesse dela.

Assim, a compra é finalizada com sucesso, de forma eficiente e rápida. Uma vez que todos os usuários passem por essa experiência, as chances de vendas serão maiores!

Como pôde ver, ao seguir esse checklist, você será capaz de criar e manter o seu site de vendas funcionando da maneira correta. Quando você fizer campanhas para promovê-lo, é importante considerar pontos que melhorem a sua performance como o uso de inteligência artificial.

Ficou curioso? Saiba como a IA pode ser aplicada no Marketing Digital.

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