3 Soluções Comerciais que Você Precisa Conhecer

Soluções Comerciais que Você Precisa Conhecer

Fazer crescer o desempenho em vendas (quase) sempre é um desafio. No entanto, existem soluções comerciais para te ajudar a superá-lo!

Antes mesmo de entender o que são soluções comerciais é preciso entender que o primeiro passo para ter sucesso em suas vendas é ter organização.

A organização de vendas é um passo a passo das atividades que precisam ser realizadas por todo o seu time de vendas. Já que é essa organização que vai conduzir o lead desde o primeiro contato com a sua empresa até o fechamento da venda.

Ter processos estruturados contribui para a fluidez do trabalho, favorecendo a produtividade dos colaboradores, consequentemente, o faturamento da empresa também aumenta, visto que a organização em vendas acelera a decisão de compra do seu cliente.

Depois de ter em mente que o primeiro passo para vender bem e com qualidade, está mais do que na hora de conhecer as 3 soluções comerciais que vão salvar a sua vida! 

Acompanhe os tópicos que separamos para te ajudar a entender o que são soluções comerciais!

  • O que são soluções comerciais?
  • Exemplos de soluções comerciais

O que são soluções comerciais?

Soluções comerciais nada mais são do que ferramentas que vão ajudar o empreendedor, o vendedor e até mesmo os consumidores a garantirem que as vendas aconteçam da forma mais otimizada e facilitada possível, uma vez que as soluções comerciais ajudam o empreendedor e o vendedor a manterem suas informações e conteúdos organizados.

A todo momento podemos notar a presença de soluções comerciais, afinal, aplicativos como WhatsApp Business, Marketplace, Instagram, software CRM são ótimos exemplos de soluções e aparecem com frequência no nosso cotidiano, quando estamos conectados às redes sociais.

Em meio a um cenário empresarial bastante competitivo, a solução encontrada para superar alguns desafios foi a utilização de estratégias que visam trazer aos clientes um diferencial. Para além de produtos de qualidade, as companhias passaram a investir no relacionamento com o cliente.

Para potencializar ainda mais os resultados, as soluções comerciais possuem um importante papel nesse novo desafio que é  melhorar a experiência do cliente. Muitas empresas apostam suas fichas em softwares, em marketplace, em serviços de prospecção de clientes, para garantir a melhor experiência do cliente.

Com a maior divulgação e o crescente sucesso das soluções comerciais, ficou cada vez mais difícil não se render ao uso delas.

Leia mais: Gestão de relacionamento com o cliente

Exemplos de soluções comerciais

Como já mencionado anteriormente, não faltam exemplos do que são as soluções digitais, mas para ajudar os vendedores de plantão, listamos a seguir 3 soluções comerciais que vão salvar o seu negócio e ainda mantê-lo atualizado para oferecer a melhor experiência ao cliente, confira!

1. WhatsApp Business

O WhatsApp Business é uma ótima opção para as empresas levarem a relação com os seus clientes para outro nível e de maneira mais acessível. Afinal de contas, o WhatsApp Business pode ser baixado gratuitamente para os sistemas mais utilizados: Android e iOS.

Além dos recursos já proporcionados pela versão mais conhecida do app, o WhatsApp Business permite que seus usuários melhorem a forma de interagir com clientes através de ferramentas de automação, classificação de mensagens e criação de um perfil comercial.

Dados apontados pela Statista mostram que 56% da população brasileira faz uso do WhatsApp, desde 2017. Hoje, mais de 95% dos smartphones contam com o aplicativo instalado.

Quando a plataforma foi lançada, uma pesquisa feita pela consultoria Morning Consult a pedido do Facebook mostrou que 4 entre 5 empresas já usavam o aplicativo para se comunicar com clientes. A versão do WhatsApp para empresas surgiu, então, como uma iniciativa para entrar no mercado de comunicação empresarial.

Segundo o site do aplicativo, a versão Business foi pensada para atender pequenos empreendedores que necessitavam de um meio de comunicação mais direto e eficiente com seus clientes e público alvo.

Além da troca de mensagens e chamadas de voz, fotos e vídeos e até arquivos em PDF, como também faz a versão Messenger, o WhatsApp Business permite que seus usuários melhorem a forma de interagir com clientes através de ferramentas de automação e classificação de mensagens.

Hoje, o aplicativo funciona como uma nova forma de se comunicar com os clientes, para prospectar, atendê-los e engajá-los.

Saiba mais: 10 dicas de Técnicas de Vendas pelo WhatsApp

2. Marketplace 

A palavra “Marketplace” significa, literalmente, mercado, em inglês. A palavra passa a ideia de um espaço livre onde compradores e vendedores podem fazer seus negócios. Na prática, o modelo de marketplace funciona como um shopping virtual.

Dessa forma, as vantagens desse modelo de negócio atingem todos os envolvidos. Os clientes podem comparar os orçamentos e avaliações de vários profissionais. Já os vendedores e prestadores de serviço podem divulgar seu trabalho nesta “vitrine online” e conquistar mais clientes.

Por fim, quem é dono do marketplace consegue intermediar negócios e lucrar com as conexões estabelecidas.

Ademais, o administrador de um marketplace não precisa se preocupar com fabricação, estoque ou entregas. Isso porque essas são responsabilidades dos fornecedores da plataforma.

Afinal, a função desse empreendedor é gerenciar o negócio, e atrair fornecedores e clientes para a plataforma.Para isso, é possível utilizar técnicas de marketing digital, por exemplo.

Portanto, percebe-se que o marketplace é uma solução comercial que revolucionou o e-commerce. Assim, as compras online ficaram muito mais fáceis, práticas e eficientes.

Dica de leitura: A estratégia de Marketing Digital no CRM

3. Customer Relationship Management (CRM)

A última, mas não menos importante solução comercial que venho apresentar para vocês é o sistema CRM!

O software CRM é uma solução comercial essencial para que as empresas saibam exatamente com quem estão lidando, à medida que as operações e o negócio como um todo se expandem.

A plataforma CRM, eleva a competitividade da sua empresa e também aumenta a profissionalização da sua equipe comercial.

Independentemente da indústria ou nicho de mercado, a construção e manutenção de relacionamentos de qualidade com os clientes é um dos principais fatores para o sucesso. Toda e qualquer interação de uma empresa com prospects ou clientes gera uma informação estratégica.

Há quem pense que o software CRM é apenas uma ferramenta de vendas, porém esse não é o seu único papel, muito menos o principal. O software é, acima de tudo, voltado para monitorar e melhorar a relação da empresa com o consumidor!

Entre os pilares do relacionamento com o cliente, com certeza, está o atendimento. Os canais utilizados pela empresa possuem integração direta com o CRM, visto que a ideia é monitorar a quantidade de atendimentos que é solicitada no decorrer dos dias, os motivos das solicitações e como eles foram conduzidos.

Dessa maneira, a empresa tem uma base de conhecimento confiável relacionado a isso.

Não podemos deixar de mencionar que ao alimentar o software com informações, o sistema passa a gerar uma série de gráficos e indicadores em tempo real, que são muito preciosos e importantes para a tomada de decisão das empresas.

Abaixo listamos alguns exemplos do que pode ser armazenado pela plataforma:

  • Dados pessoais do cliente;
  • Relatório das vendas;
  • Metas a serem alcançadas;
  • Histórico de mensagens trocadas com o cliente (em diferentes canais);
  • Lista de clientes ativos, inativos, inadimplentes e prospects;
  • Histórico de propostas comerciais enviadas, aceitas e perdidas;
  • Histórico de desempenho do time de vendas (metas, vendas, reuniões, contatos, etc.)

E aí, entendeu o porquê sua empresa precisa investir em soluções comerciais?!

Caso queira saber mais sobre o software CRM não deixe de conferir o artigo:

O que é CRM? Entenda como funciona essa ferramenta.

E-books

Vídeo Bônus – Contratar Sem ou Com Experiência em Vendas? O que vale mais a pena?

Compartilhe

As Redes Sociais

Assine a Newsletter

O Papo é Vendas!

Assinar no LinkedIn