20 Dicas para Criar um Bom Time de Vendas

Dicas para Criar um Bom Time de Vendas

Caso você perceba que os vendedores da sua empresa precisam de uns reforços, mas não sabe como ajudar, se liga nesse artigo que vamos te dar algumas dicas para criar um bom time de vendas!

Vamos abordar aqui os seguintes assuntos:

  • Dicas para criar um bom time de vendas
  • Sistema CRM nas vendas

Dicas para criar um bom time de vendas

Separamos algumas dicas para te ajudar a ter uma equipe qualificada e que vende muito mais!

1. Esclareça os objetivos e metas da empresa

Assim os funcionários sabem qual caminho devem percorrer e se sentem motivados a vender. Se você não mostra a eles quais números desejam alcançar, por exemplo, não vai fazer com que vendam mais, muito pelo contrário. As metas são pequenos degraus a subir para chegar ao topo, que é o objetivo de vendas, e devem ser passadas para o time de vendas.

2. Defina metas reais para seu time de vendas

Metas menores e viáveis são as que mais funcionam independentemente do ambiente. É dessa forma que os vendedores entendem que são capazes e que conseguem alcançá-las ou até mesmo supera-las.

3. Planejamento

Tenha um bom planejamento de vendas estruturado. Passe a seus vendedores os cronogramas e arquivos necessários para que sigam o planejamento pré-estabelecido e não fiquem perdidos.

4. Treine sua equipe

Um time de vendas qualificado é um time de vendas treinado. Dê palestras, cursos, suporte para seus funcionários para que eles estejam prontos para o trabalho.

5. Treinamento personalizado

Um treinamento personalizado nesse momento é essencial. Quando se é personalizado, o treinamento considera as necessidades da empresa, do setor em questão (vendas) e também dos consumidores. Qualificar a equipe traz bons resultados e garante o sucesso nas vendas.

6. Adaptações constantes no time de vendas

Treinar a equipe é fundamental. Lembre-se de fazer uma adaptação constantemente com os vendedores, pois é dessa maneira que o seu time de vendas estará sempre qualificado para atender aos clientes e às demandas da empresa.

7. Guie a equipe

Seja um guia para a sua equipe, além de apenas discutir e mandar. Não adianta brigar e bater de frente com seu time de vendas. Se você é coordenador, supervisor ou afim, deve guia-los e mostrar as melhores soluções. Faça com que vejam você como mais um da equipe, e não como o líder distante que só aparece para distribuir broncas.

8. Esteja por perto

Estar próximo ao time de vendas ajuda a ver os erros e o que pode ser melhorado. Se você não acompanhar os passos e progressos da equipe, não poderá ajudar.

9. Dê feedbacks

Reúna-se com o time frequentemente para dar feedbacks negativo e positivo e apontar melhorias, sempre ouvindo também as pessoas ali que tiverem ideias e opiniões a acrescentar. Se você acompanha o pessoal, pode dar um retorno do trabalho individual e coletivo, visando sempre melhorar os aspectos que precisam de mudanças ou adaptações.

10. Parabenize o time de vendas

Apontar os erros e ajudar nas melhorias é importante, mas além de apenas mostrar os erros, parabenize e elogie as conquistas, as vendas e o esforço da equipe. Elogios motivam ainda mais que dicas para o desenvolvimento, portanto, lembre-se de também apoiar os vendedores destacando aquilo que deu certo e trouxe bons resultados.

11. Demonstre confiança

Não há necessidade de ficar o tempo todo xeretando em cima de cada vendedor. Esteja presente para auxiliar, mas não os sufoque. Ao invés disso, peça relatórios, por exemplo. O funcionário não quer se sentir pressionado e não quer que você seja desconfiado do trabalho que ele exerce. Mas acompanhar por meio de relatórios, planilhas e arquivos ajuda a estar ciente do progresso da equipe.

12. Trabalho em equipe

Fale sobre a importância do trabalho em equipe, para que não haja conflitos e divergências. Os funcionários precisam interagir entre si para fluir as vendas e não perder cliente por falta de comunicação interna. Fale sobre crescerem juntos e não separados, de forma individual. Todo o time de vendas deve se ajudar para subir os degraus e alcançar o objetivo.

13. Conhecer a empresa e o produto

Funcionários devem conhecer bem a empresa e os produtos ou serviços prestados, para saber tirar as dúvidas dos clientes. Imagina só se, durante uma venda, um cliente pergunta ao funcionário se o serviço de guincho é 24h e o vendedor não sabe responder. Possivelmente, o cliente não verá a empresa com seriedade e responsabilidade e desistirá da venda. Portanto, apresentar a empesa e o produto a ser vendido para o time de vendas é de suma importância.

14. Recrutamento e seleção constantes para oxigenar seu time de vendas

Nada de exigir de um funcionário a tarefa feita por 5 pessoas. Tenha funcionários suficientes, nunca se sabe quando alguém ficará doente ou tirará férias. Esteja informado sobre os cronogramas para não ficar em falta de vendedores.

15. Valores de entrada e saída

No entanto, conheça as necessidades e possibilidades da empresa, quantos funcionário ela precisa e pode contratar. Os custos não podem ser maiores que os lucros que o time traz à empresa, claro, então fique atento.

16. Vendedor ideal

Durante as entrevistas e contratações, tenha um perfil de vendedor ideal, para melhor contratá-los e garantir uma boa equipe. Pense nas qualidades e competências que a empresa busca em um vendedor e procure pessoas qualificadas para juntar-se ao time.

17. Feedback do time

Não apenas dê feedbacks, como também peça à equipe. Ninguém melhor que os vendedores para saber o que os clientes estão buscando e quais as suas necessidades. Ademais, o time diariamente usa estratégias diferentes de vendas e sabe quais funcionam e cativam os consumidores.

18. Revise as estratégias do seu times de vendas periodicamente

Após ouvir a equipe, revise as técnicas de vendas adotadas e, se preciso, mude-as. É sempre bom dar uma variada e mexer no que pode ser melhorado. Veja o que a concorrência faz também e tente adaptar às necessidades da sua empresa e da equipe.

19. Defina sua persona para seu time de vendas

Para garantir que sua empresa tenha um bom time de vendas, lembre-se de definir o perfil dos seus clientes, a persona ideal. É dessa forma que você pode traçar planos e metas para os vendedores, sempre levando em consideração o tipo de cliente que a empresa busca alcançar.

20.  Automatize

Invista em automação, softwares e sistemas que ajudam e facilitam para seus trabalhadores. Tenha ferramentas que vão auxiliar o time de vendas na hora de trabalhar. Assim, eles economizam tempo e podem focar em situações mais específicas e que demandam mais atenção.

Leia também: 8 Dicas para Criar um Bom Ambiente no Setor de Vendas

Sistema CRM nas vendas

O Customer Relationship Management (CRM) é responsável por armazenar e organizar dados dos clientes e dos vendedores, de forma rápida e segura. É a ferramenta essencial para quem busca automatizar processos de venda.

Seguindo a última dica, o sistema CRM auxilia a equipe de vendas a otimizar o tempo. Ele também é ótimo na tarefa de definir a persona ideal ou para analisar os dados e dar feedbacks ao time. Vale a pena investir no software CRM!

Indicação de leitura: O que é CRM? Entenda como funciona essa ferramenta

Pronto! Agora você tem o suporte que precisava para ser um bom líder e orientar o seu time de vendedores.

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