5 Dicas para Controlar a sua Ansiedade em Vendas

5 Dicas para Controlar a sua Ansiedade em Vendas

A ansiedade em vendas é um mal pelo qual todo vendedor já passou. Afinal, por mais que o trabalho de prospecção e negociações seja feito, ter que esperar uma resposta do cliente é sempre um momento que gera tensão. Isso aumenta quando há objetivos e metas de vendas em jogo, o que costuma ser a realidade de todas pessoas de vendas.

Muitas vezes, a ansiedade em excesso é fruto de uma gestão não tão boa da rotina de trabalho. Não se trata de falta de competência do profissional, mas sim, foco em excesso na conclusão da compra, o que, em dado momento, saiu da possibilidade do vendedor. Saber esperar e, em paralelo, produzir, é o caminho para evitar a ansiedade.

Vamos tratar desse problema neste conteúdo, detalhando alguns pontos importantes por meio dos seguintes tópicos:

  • O que é a ansiedade em vendas?
  • Como controlar a ansiedade em vendas em 5 dicas?

Continue a leitura para entender mais!

O que é a ansiedade em vendas?

A ansiedade de vendas é um sentimento que acomete vendedores que estão nas fases finais de uma venda, ou seja, prestes a fechar negócio, mas dependendo de respostas do cliente. Nesses momentos, a iminência de um retorno acaba sendo um peso para alguns vendedores, que perdem produtividade e concentração nesses períodos.

A ansiedade é um problema cada vez mais discutido na sociedade atual, junto de outros problemas de ordem emocional que sempre existiram, nas que foram tabu ao longo dos anos. Alguns vendedores acabam estendendo o sentimento de ansiedade para a vida profissional, o que pode ser prejudicial para a maneira como lidam com os desafios diários.

Enquanto para alguns a ansiedade de vendas é só uma questão comum, para outros, se torna um peso na rotina de trabalho. Afinal, há sempre uma certa pressão envolvida em atividades comerciais, principalmente por causa das metas de vendas. A união desses fatores gera um cenário pouco confortável em que a ansiedade acaba como consequência direta.

Como controlar a ansiedade em vendas em 5 dicas?

Lidar com a ansiedade em vendas e controlar a situação para evitar possíveis impactos pode ser um desafio, mas é algo necessário de ser encarado. Para ajudar você e quem mais passa por esse problema, separamos cinco dicas simples para gerenciar esse momento e conseguir se manter em equilíbrio. Confira!

1. Dedique-se ao máximo ao trabalho estratégico

Continuar trabalhando, simples assim. As atribuições de vendedores vão muito além das negociações, portanto, é fundamental que não haja pausas no trabalho durante o momento de espera por uma resposta. Primeiro, isso só atrapalha outras boas oportunidades e, segundo, só vai ajudar a trazer mais ansiedade ao profissional de vendas.

Portanto, o ideal é seguir analisando resultados, estudando as oportunidades em aberto no dashboard do CRM, fazendo novos contatos e se mantendo em trabalho constante. Afinal, uma única venda não realizada não será o fim do trabalho do vendedor, mas deixar o tempo passar esperando uma resposta pode sim ser muito prejudicial.

2. Saiba quando acaba seu trabalho

O trabalho do vendedor é extenso, desde a captação de um novo lead até a fase da entrega da oferta ao prospect. No entanto, todas essas etapas são muito bem definidas, de modo que se entenda perfeitamente até em qual fase o vendedor pode interferir. Depois que esse ciclo de ações encerra, o que deve então ser feito?

Na prática, o vendedor precisa entender até onde vai seu trabalho. Uma vez encerrado, só lhe resta aguardar. Muitas vezes, a ansiedade em vendas acontece como uma consequência dessa pressão excessiva por tentar solucionar algo que não tem solução. Esperar é fundamental, principalmente quando o vendedor está certo de que fez tudo que era possível.

Dica de litura: Controle as visitas dos clientes no CRM de Vendas

3. Faça mais prospecção para diminuir sua ansiedade em vendas

Prospectar é importante para que novas oportunidades sejam geradas o tempo todo. Se uma venda está difícil de ser feita, é importante pensar sempre na próxima, principalmente quando a decisão já está nas mãos do cliente. Portanto, um bom vendedor nunca deixa de trabalhar para que novas oportunidades sejam geradas o tempo todo.

Para muitos a ansiedade em vendas surge por conta de um foco exagerado naquela venda que só depende da resposta do cliente. O problema é que, durante esse tempo, se o vendedor não trabalha em outras frentes, pode ficar sem nenhuma oportunidade nas mãos. Por isso, o melhor a ser feito é continuar prospectando para gerar mais chances.

Não deixe de registrar em sua plataforma de CRM esses contatos.

Dica de leitura: O que é o CRM software?

4. Converse com colegas de profissão

Já pensou que muitos outros vendedores já passaram por essa fase de ansiedade por conta da iminência de uma venda? Situações como essa se repetem mais do que você pode imaginar e, por isso, pode ser que você entenda isso quando estiver em contato com companheiros de trabalho. Certamente essas pessoas têm muita experiência para trocar.

Leve sua preocupação a alguém de confiança e peça opinião dessa pessoa. É muito provável que a vivência de vendas de outros profissionais ajudem você a enxergar a situação em todas as perspectivas possíveis. Assim, pode ser mais fácil lidar com a espera de uma resposta sem que a ansiedade bata com força!

5. Busque ajuda se achar necessário

É importante também entender quando essa ansiedade em vendas é um simples sentimento que apenas aparece, mas você consegue controlar, ou quando é algo que faz mal. Em muitos casos, pessoas não conseguem distinguir um transtorno de ansiedade de um sentimento corriqueiro, e é aí que pode haver um perigo para sua saúde.

A ansiedade pode gerar alguns distúrbios no seu corpo, gerar muito cansaço e alguns pensamentos ruins. Se você se sentir diferente de outros momentos em que esteve ansioso, busque ajuda médica. Não sinta vergonha em lidar com isso da maneira certa, assim, você não precisará mais sofrer por algo que pode ser controlado com ajuda profissional.

A ansiedade em vendas acontece, não dá para negar. Se você não conseguir lidar com ela da maneira certa, busque ajuda. Antes, experimente as dicas que você viu neste post, já que muitas delas podem ser de grande ajuda.

Agora, aproveite e saiba como fazer boas prospecções de clientes para não deixar de gerar novas oportunidades de negócio!

Baixe Agora o E-book – 5 Dicas para Controlar a Ansiedade em Vendas

ebooks biblioteca

Vídeo Bônus – 5 dicas para Controlar sua Ansiedade em Vendas

Compartilhe

As Redes Sociais

Assine a Newsletter

O Papo é Vendas!

Assinar no LinkedIn